Pacto Federativo

3comentários

gilcutrim

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, estará em Brasília nesta próxima semana participando da XVI Marcha em Defesa dos Municípios, iniciativa promovida pela Confederação Nacional dos Municípios e que será realizada no período compreendido entre 08 a 11 deste mês e terá como tema “O Desequilíbrio Federativo e a Crise nos Municípios Brasileiros”.

Além de participar do movimento municipalista que reunirá prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, Gil Cutrim discutirá com representantes do Governo Federal e com os membros da bancada federal do Maranhão, entre senadores e deputados, uma pauta de reivindicações exclusiva dos municípios maranhenses. O presidente da Famem participará das reuniões acompanhado de vários prefeitos e prefeitas maranhenses que também estarão na capital federal.

“O objetivo é mostrar a presidente Dilma, aos seus ministros e aos nossos deputados federais e senadores o quanto os municípios do Maranhão, a exemplo do que está acontecendo em todo o país, estão sendo penalizados com este pacto federativo injusto e que só beneficia a União”, afirmou Cutrim.

Um dos itens da pauta municipalista maranhense que será colocado em discussão diz respeito as perdas financeiras impostas as Prefeituras do Maranhão, relativas aos últimos cinco anos, ocasionadas pela desoneração do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados).

Levantamento feito pela CNM revela que, somente em 2012, os municípios maranhenses perderam mais de R$ 69 milhões em repasses ocasionados pela redução do IPI.

Também serão apresentadas como reivindicações dos municípios maranhenses, assim como das demais Prefeituras brasileiras, a seguinte pauta: aumento de 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); reajuste dos programas federais; encontro de contas da previdência; reposição das desonerações do IPI e da CIDE; municipalização do ITR (Sistema de Controle e Fiscalização); apoio político na tramitação de projetos que tratam da regulamentação de serviços na Lei Complementar do ISS;

3 comentários para "Pacto Federativo"


  1. claudio

    procura trabalhar prefeito dos comendadores..

  2. Jorge Luis

    Ele quér é mais dinheiro pro bolsso dele!!O povo é que se dane, esse rapaz vai sair de Ribamar podre de rico,O império dele não condiz com o salário.Ministério público nele……

    • Zeca Soares

      Caro Jorge Luís,

      Na condição de presidente da Famem o que o gestor tem que fazer é isso mesmo. Defender os municípios e dentro do possível buscar recursos para os mesmos. Compreendo as críticas, mas é necessário que se separe as coisas muito bem.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: