Clubes agonizam…

24comentários

sergiofrota

Os três grandes times de futebol de São Luís atravessam momentos importantes da sua história, mas diante das dificuldades financeiras podem até não ir tão longe devido à falta de apoio.

O Sampaio, por exemplo, desde o ano passado disputa o Campeonato Brasileiro e embora tenha conquistado a Série D não contou com qualquer apoio financeiro do poder público e muito menos da iniciativa privada.

Agora, o Sampaio carrega a missão de levar o futebol maranhense à Série B. Mas não tem sido fácil. Sem apoio, a caminhada Tricolor pode se complicar mais adiante, pois é necessário ter um elenco forte e grande.

O presidente Sérgio Frota tem dito que o maior patrocinador do Sampaio é a sua torcida e tem feito sucessivos pedidos para que ele apoio o time indo ao Castelão.

O MAC agoniza na Série D. Sem ter condição financeira de fazer grandes investimentos e montar um grande time, o MAC cumpre campanha ruim na competição. Ainda tem chances matemáticas de classificação, mas nem assim tem qualquer condição de reforçar o time neste restante de primeira fase.

robertofernandes
O outro grande da Capital, o Moto está em situação ainda pior. Rebaixado para a segunda divisão maranhense, o time vai estrear no domingo nesta competição. O presidente Roberto Fernandes também não conseguiu apoio da iniciativa privada e do poder público e por isso tem feito apelos constantes ao torcedor. Fernandes aceitou o desafio e assumiu o clube numa tentativa de dar a sua contribuição ao futebol para que seguisse um caminho novo.

De fato, a iniciativa privada não tem demonstrado qualquer interesse em ajudar Sampaio, Maranhão e Moto.  A única ajuda até aqui é o Viva Nota programa do governo do Estado. Mas os clubes gostariam de ter uma ajuda ainda maior, a exemplo do que é feito em outros Estados.

Por meio da Secretaria de Comunicação, os clubes procuraram a Prefeitura de São Luís. Não tiveram nenhuma resposta. Entendem que o futebol não é a prioridade maior diante dos problemas da cidade, mas também é preciso vê-lo de outra forma. Vê-lo como oportunidade de empregos para muita gente, por exemplo. Sem falar na divulgação lá fora de São Luís e do Maranhão.

Algumas tentativas junto a políticos tem sido feitas, mas até aqui sem sucesso.

O certo é que, sem apoio nenhum, Sampaio, Maranhão e Moto que são três paixões do maranhense enfrentam grandes dificuldades e podem não alcançar seus objetivos maior.

24 comentários para "Clubes agonizam…"


  1. APENAS UM PLEBEU

    Gojuba… eles pedem ajuda sim… mas aqui, os patrocínios só são para os próprios… Pensar em clube? Jamais…

  2. Jorge Franco

    Pres. Sergio Frota já que atualmente vc. ocupa um cadeira na Câmara Municipal crie uma comissão com alguns vereadores e deputados estaduais para montar um projeto para que a Governadora e o Prefeito fazer com quer as empresas que estão trabalhando no Estado do Maranhão e Município de São Luis investirem nos times profissional. Mas para isso os times tem que estar literalmente limpo com seus encargo social.

  3. DNSC

    VAMOS FAZER O QUE O FROTA PEDIU… COMPARECER EM BOM NUMERO NO SÁBADO E GERAR RENDA PARA O SAMPAIO CONTINUAR NESSA EMPREITADA!!! A RENDA GERADA PELA ARQUIBANCADA ENTRA LIMPA NO CAIXA DO CLUBE E LIVRE DE IMPOSTOS JÁ QUE SÃO DESCONTADOS ANTES!!!
    TEMOS QUE TER ORGULHO DE SER MARANHENSE… E PRESTIGIAR OS TIMES DO MARANHÃO, QUEM SABE UM DIA NÃO TENHAMOS UM CLÁSSICO MARANHENSE NA 1a DIVISÃO… ASSIM COMO A BAHIA ESTÁ TENDO (VITORIA X BAHIA)!!!
    JÁ ESTOU COM OS INGRESSOS NA MÃO SÓ ESPERANDO O DIA…
    PS: NÃO DEIXEM PARA COMPRAR NA HORA POIS SERÁ MUITO DIFÍCIL (ALÉM DE ESTAR LOTADO), A POLICIA ESTÁ IMPEDINDO A VENDA PELOS CAMBISTAS NA PORTA DO ESTÁDIO E A FILA NA BILHETERIA É IMENSA DEVIDO A DEMORA DOS VENDEDORES E FALTA DE TROCO NA HORA!!!

  4. januário

    Esse prefeito não gosta de futebol,como pode ser prioridade para ele! nos da Vila Embratel sofremos a anos sem um campo de futebol sem um ginasio só com a vontade das pessoas que lutam para não acabar. na ultima eleições mais uma vez fomos enganado por um vereador do futebol o Sr. “Pererinha”, que prometeu fazer o campo da Vila Embratel e não fez, procuramos ele mais o mesmo não nos recebeu. Estamos esperando ele na próxima. Vila Embratel um celeiro de bons jogadore: Robinho no Londrina, Leleco no interior deSão Paulo, Debson no Flamengo do Rio (16 anos), Jefferson e Devid no Moto. Secretário olha para nós pelo amor de Deus.

  5. fernando 81

    Continuarei a fazer minha parte. Fui na festa do Iate, na festa da musa, no CT mutirão, e CT feijoada, comprei camisa, depositei na Conta, nas urnas, e domingo irei ao Castelão com toda a família, pagando ingresso INTEIRA inclusive para os menores.
    ACHO TAMBÉM QUE O MOTO ESTÁ PERDENDO DINHEIRO SEM O SÓCIO TORCEDOR!!!
    SERIA UM DINHEIRO FIXO TODO MÊS.

  6. CLAYTON_MAQUEANO

    Existe um fator desse problema que não foi abordado nos comentários, a falta de PROFISSIONALISMO das diretorias dos clubes. Em sua totalidade são empresários de outras áreas que por pura paixão se aventuram nos clubes.
    Que tal arregimentar candidatos que estivessem dispostos a se dedicar ao clube de modo integral? Frequentar cursos de administração de futebol, como os que são oferecidos (por exemplo) pela federação paulista de futebol em nível de MBA? A partir daí sim seriam saneadas as dívidas, elaborados planejamentos de longo médio prazo com propostas concretas a serem apresentadas aos empresários. Não podemos nos enganar, todo empresário busca apenas uma coisa LUCRO, se algum clube apresentar uma proposta que dê retorno financeiro terá resposta, até lá não adianta esperar por nenhum despertar de “amor à terra”, isso nunca vai acontecer.
    Saudações Quadricolores

    • José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO

      Os caras do MAC por exemplo, são acomodados demais, pelo menos o Sérgio Frota faz zoada.
      Ei ZECA convida um dirigente atleticano para uma entrevista.

      • Zeca Soares

        Não adianta, o presidente já jogou a toalha.

  7. Imposto

    Esse patrocínio não abate na declaração do Imposto? se abate, tamos fora companheiros, o que essas empresas sonegam de imposto, é uma festa, é por essas e outras que o Maranhão tá lascado…, se o Brasil fosse as mesma leis do EUA e Japão, vocês iam vê que a arrecadação do Maranhão ia triplicar quadruplicar.. e aí seriamos mais ricos em prestações de serviços… bota fé!?..

  8. Ze Carlos

    O exemplo tai o dono dessa rede de ótica que chegou aqui puxando a “cachorrinha” e patrocina o time do Parnayba do Piaui, qual a diferença do Parnayba para os nosso clubes… ele pra não patrocinar os nosso clubes inventa uma monte de “abrobinha”…. vai te catar.

    O exemplo esse Cimento que opera em Codó, patrocina o Sport Recife, eles são de lá… o Maranhão pra eles é só ganhar dinheiro e investir na sua terra.

    Acontece que no Maranhão os grandes empresários são de fora, se todas essa empresas fosse genuinamente maranhense, aí sim seria diferente, o exemplo é o Presidente Frota, mesmo não sendo donos dessas grandes empresa mas é torcedor, e esses caras de fora não torcem por times maranhense, o negócio deles é investir na terra de origem.

  9. Ze Augusto Barros

    Acho que dinheiro não deve ser empregado no futebol profissional: e sim, na saúde, educação segurança etc… Acho também, que nos maranhenses poderíamos boicotar essas grandes empresas que se instalam aqui, crescem, e não querem ajudar. Vejo todo dia a Ótica Diniz patrocinando pelo Brasil afora. ate times de fora.

    • Ze Carlos

      É só não comprar nessa Ótica, é só os torcedor genuinamente maranhense nem passar na porta, se ela não quer patrocinar o clubes daqui, pois não patrocinar nenhum mais… ela querer fazer inveja pra nós rapá! Até esse timeco do Parnayba do Piaui ela patrocina qual a visibilidade desse merda de Parnayba..

  10. lago

    EXEMPLOS DE EMPRESAS INSTALADAS NO MARANHÃO, QUE LUCRAM COM AS NOSSAS RIQUEZAS E NOSSA MÃO DE OBRA E QUE PODERIAM AJUDAR:
    ALUMAR, VALE, CEMAR, AMBEV (BRAHMA), EMAPE, MATEUS SUPERMERCADOS, MACIEL SUPERMERCADOS, REDE DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS (SÓ TEM MILIONÁRIO), EMPREITEIRAS E CONSTRUTORAS QUE MAMAM NAS OBRAS DO GOVERNO E DA PREFEITURA; ÓTICA DINIZ, NOVA SCHIM, POTIGUAR, CENTRO ELÉTRICO, CYRELA, FRANERE, DIMENSÃO ENGENHARIA, LOUVRE MAGAZINE, CITY LAR, INSINUANTE, HIPER BOM PREÇO, TAGUATUR VEÍCULOS, AUVEMA, CAUÊ….
    TEM MUITO MAIS, ESTAS COM CERTEZA SÃO UMA DAS MAIS RICAS, QUE SÓ LUCRAM E LUCRAM EM NOSSA TERRA E NADA FAZEM POR NOSSO FUTEBOL, PELO ESPORTE EM GERAL…
    E OLHA QUE EM NENHUM MOMENTO MENCIONEI GOVERNO E PREFEITURA,TÁ FRANQUEADO, QUEM PUDER LEMBRAR MAIS POSTA:

  11. Paulo da Cohama

    Então diante disso vamos começar a fazer o nosso papel, sábado torcedores do Sampaio vamos lotar o Castelão e no domingo o os torcedores do Moto também devem fazer o mesmo. (ZECA TENHO DOS EMAILS E VOCÊ SE CONFUNDIU ONTEM).

  12. marquinhos

    pq o poder publico não quer ver o MA crescer e outra não quer trazzer e media de fora pra não mostra a mezeria que é nosso estado essa nossa governadora so tem dinheiro pra financia arraial de alcione no rio de janeiro pro essas coisas que ela vai levar taca nas urnas..

  13. lago

    SÓ PEÇO AO NOSSO PRESIDENTE ROBERTO FERNANDES QUE NÃO DESANIME, NÃO NOS ABANDONE….NÃO TIRE DINHEIRO DO SEU BOLSO NÃO, PORQUE VOCÊ NÃO TEM….MAS CONTE CONOSCO…NOS CONVOQUE, ABRA O SEU CORAÇÃO, DIGA O QUE O MOTO ESTÁ PRECISANDO HOJE, QUE NÓS MOTENSES FAREMOS O IMPOSSÍVEL PARA CONSEGUIR AMANHÃ.
    AGORA PRECISAMOS SABER O QUE TA FALTANDO. É PRECISO ENCURTAR A DISTÂNCIA ENTRE A DIRETORIA E O TORCEDOR, AS VEZES AS COISAS FICAM MUITO FECHADA, A MASSA MOTENSE QUER AJUDAR DE ALGUMA FORMA, MAS TÁ MEIO ALHEIO.
    TENHO CERTEZA QUE DOMINGO NO CASTELÃO VAMOS ARRECADAR UM BOM DINHEIRO PARA CONTINUAR A DAR NOSSOS PEQUENOS PASSOS RUMO AO REENCONTRO DO MOTO COM SUA DIGNIDADE E SUA HISTÓRIA!

  14. lago

    O impressionante de tudo isso, é que São Luis tá cheia de Empresas bem sucedidas, empresários milionários, MILIONÁRIOS MESMO…e ninguém se sensibiliza, pelo contrário, os que deveriam apoiar faz é criticar por fora…estou de saco cheio de ver amigos da rua, parentes, colegas de serviço dizer que O FUTEBOL MARANHENSE NÃO EXISTE, É FALIDO….uma herança cultural maldita, fruto de um passado e um presente de má administração na FEDERAÇÃO e no CLUBE.
    O QUE RESTA??
    Somos nós mesmos, os ABNEGADOS, OS LOUCOS, que estamos em todo jogo no estádio.

  15. Eduardo Elysson

    PORQUE SO AQUI NO MARANHÃO TUDO É MAIS DIFICIL, O SAMPAIO FAZENDO BONITO REPRESENTANDO E BEM O NOSSO ESTADO E NADA DE PATROCINIO..

  16. ANTONY

    É SÓ TRAZER A SELEÇÃO QUE O FUTEBOL CRESCE!!!

  17. APOLINARIO ALVES FILHO

    BOM DIA A TODOS, MORO EM BELÉM E ESTIVE DE FÉRIAS EM SÃO LUÍS NA SEMANA PASSADA, FUI AO CASTELÃO COM A MINHA FAMÍLIA E SOU SÓCIO TROCEDOR DO SAMPAIO. VÁRIOS TIMES DA SÉRIE A, B, C E D SÃO FINANCIADOS POR PREFEITURAS, ESTADOS CEF E OUTROS, SÓ NO MARANHÃO QUE É ASSIM. UMA VERGONHA E UM ATRASO PARA O FUTEBOL E PARA O ESTADO. AQUI O PAYSANDU E REMO SÃO O TEMPO TODO AJUDADOS. OS TROCEDORES DEVEM LEVAR FAIXAS PARA SAIR NA TV PROTESTANDO E REQUERENDO UM POUCO DOS IMPOSTOS PAGOS POR TODOS. O DINHEIRO SEJA ELE PÚBLICO OU PRIVADO É GERADO E MUTIPLICADO PELA POPULAÇÃO E NÃO PELO GOVERNO E NEM PELO EMPRESÁRIO. NÃO FIQUEM CALADOS E PASSIVOS. O BOM FUTEBOL PEDE SOCORRO: SAMPAIO, MAC, MOTO E TODOS OS TIMSO DO ESTADO. VERGONHA NA CARA, GOVERNANTES E EMPRESÁRIOS ATRASADOS E SEM VISÃO.

    • Bolivia Querida até morrer

      Apolinário, eles não pagam impostos eles sabem que o Maranhão é TERRA DE MURO BAIXO, sonegam imposto até a alma… por isso eles não tão nem aí.

  18. Cláudio BOLIVIANO

    Absurdo isso!!!!! O MA tem times de tradição que ja se destacaram no cenário nacional, porém nem isso sensibiliza os GANANCIOSOS empresários locais que só pensam em encher os bolsos em vez de fazer parcerias com os 3 grandes da capital. E vejo bem aqui do lado em Belém o exemplo de Remo e Paysandú que possuem apoio tanto da iniciativa privada quanto do governo nas esferas estaduais e municipais. Por exemplo, lá os grandes da capital possuem patrocínios de Big Ben, o que não se faz aqui. Lamentável!!!!!!!

  19. Eduardo

    Agora quando é praa trazer um Roberto Carlos e Zeze de Camargo e Luciano tem dinheiro…. brincadeira viu…

  20. Gojoba

    Porque o vice presidente da CBF não ajuda com o apoio? ja que e amigo de empresários da Ilha de São Luis não custa nada ajudar

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: