Campanha continua…

1comentário

Devido à grande aceitação da campanha “No trânsito todo mundo é pedestre”, realizada nas faixas de pedestre de São Luís, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) prosseguirá com as ações a partir da segunda-feira (12), alternando as atividades entre palestras e atividades educativas nas escolas e nas ruas. Nesta segunda (12), a ação será realizada na faixa de pedestres do Colégio Educator (Cutim/Anil), a partir do meio-dia.

As ações foram realizadas, na primeira etapa, na semana de 5 a 9 deste mês, em vários pontos da cidade para intensificar a importância do respeito à faixa. No Dia Mundial do Pedestre (8 de agosto), a ação aconteceu na Avenida Colares Moreira, em frente ao Tropical Shopping.

detran
“Durante as ações, os motoristas e pedestres que são abordados pela nossa equipe ficam satisfeitos com a iniciativa. Apesar de ainda ser alto o número de condutores que são descuidados e não usam o cinto de segurança, falam ao celular enquanto dirigem e não param na faixa de pedestres”, ressaltou André Campos, diretor-geral do Detran-MA.

O foco da campanha é sensibilizar os motoristas e os pedestres para que ambos respeitem a faixa, mas chama uma atenção especial para a segunda categoria, pois estes devem observar se foram vistos pelo condutor antes de fazer a travessia. Para isto, motoristas e pedestres vêm sendo abordados por educadores para o trânsito, que distribuíram panfletos na forma de ventarola, com informações importantes sobre o uso da faixa de pedestres, e ainda, sacolas de lixocar para os motoristas.

Para o empresário Valdemar Silva, de 71 anos, atravessar na faixa em locais onde não há semáforo é muito difícil, pois os motoristas não respeitam. “Trabalho aqui perto há mais de 40 anos e todas as vezes que necessito atravessar, mesmo na faixa, preciso passar com muito cuidado, parando aos poucos para não correr o risco de ser atropelado”, afirmou Valdemar ao tentar atravessar uma faixa de pedestres no São Francisco.

detran1
O mascote do Detran-MA, “Sinalito” também  tem animado a ação levando ao público uma forma dinâmica de orientação sobre os riscos de acidentes que o pedestre pode estar sujeito. A companhia de Policiamento Rodoviário Independente da Polícia Militar do Maranhão e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte também vêm dando suporte durante a ação.

Já para quem está ao volante, a campanha ajuda a conscientizar os motoristas que todos são pedestres e, por isso, o assunto deve ser levado a sério. É o caso do empresário Joaquim Costa. “A campanha que o Detran-MA está fazendo pode mudar a vida de milhares de pessoas que, infelizmente, ainda não seguem as leis do trânsito. Se a pessoa está dirigindo ou andando, as responsabilidades são as mesmas”, ressalvou Joaquim Costa.

1 comentário para "Campanha continua…"


  1. Francisco Gaglianone

    Muito bom!!! Parabéns ao Detran-MA pela campanha. É preciso agora, que a Prefeitura colabore repintando as faixas, que na sua grande maioria estão completamente apagadas.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: