Mutirão de hérnia

0comentário

mutirao

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará mais um mutirão de hérnia nesta quarta-feira (14), no Hospital Regional de Alto Alegre do Maranhão. Até agora, 12 mutirões já foram realizados no estado por cirurgiões do Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho (Geral), somando mais de 360 cirurgias.

Segundo o médico Luis Alfredo Guterres, diretor do Hospital Geral e coordenador das equipes médicas que atuam no mutirão, a iniciativa está conseguindo amenizar em curto espaço de tempo a espera por esse tipo de cirurgia. Doze mutirões já foram realizados até agora, seis nas dependências do Hospital Geral, em São Luis, e mais seis em cidades do interior para atender a pacientes com hérnias inguinais, umbilicais ou epigástricas.

“Desde que iniciamos estes mutirões pelo interior, no mês de março deste ano, com o apoio dos Hospitais Regionais nas cidades de Lago dos Rodrigues, Itapecuru-Mirim, Barreirinhas, Timbiras, Peritoró e Coroatá, já conseguimos levar este tipo de atendimento a muitas pacientes destes municípios e de cidades vizinhas, reabilitando estas pessoas e fazendo com que voltassem a exercer suas profissões ou até mesmo atividades simples que antes não conseguiam devido a dores abdominais”, disse Luís Alfredo.

Após a triagem, os pacientes são encaminhados ao centro cirúrgico e duas equipes – formadas por cinco cirurgiões e dois anestesistas do Hospital Geral -, além de todos os colaboradores do centro cirúrgico de cada unidade, se empenham em realizar os procedimentos.

“Trata-se da colocação de uma tela cirúrgica junto ao local do abaulamento (ruptura muscular na parede abdominal). Após a cirurgia, o paciente fica 24 horas em repouso e observação, e com uma nova avaliação médica pode ser liberado em até 24 horas após o procedimento”, explicou Luis Alfredo Guterres.

O 13º mutirão a ser realizado em Alto Alegre do Maranhão vai atender a uma demanda de casos já triados e referenciados para cirurgia pelo Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão. O ultimo município a receber o mutirão foi Peritoró, no mês passado.

Sem comentário para "Mutirão de hérnia"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: