Natureza e cultura

0comentário

gastaovieira

Lazer e negócios, esses são os principais motivos que trazem os estrangeiros para o Brasil. A informação consta do Estudo de Demanda Turística Internacional, levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a pedido do Ministério do Turismo. De acordo com o Estudo, em 2012, o país recebeu cerca de 5,67 milhões de estrangeiros. A maior parte veio da América do Sul (50%), seguido da Europa (29%) e dos Estados Unidos (13%).

Apesar dos argentinos serem os que mais viajam para o Brasil (29%), são os europeus que permanecem mais tempo no país, em média 24 dias. No ranking das cidades mais procuradas pelos turistas, São Luís e Barreirinhas aparecem em 46º e 76º lugares, respectivamente, em viagens de lazer. A capital maranhense sobe para a 30º posição nas viagens de negócios.

O Estudo aponta ainda que a maioria dos turistas, que chegam a São Luís, vem da França (20,3%), o que pode ser explicado pela origem da cidade, fundada pelo francês Daniel de La Touche. Em seguida estão os italianos (12,1%) e os norte-americanos (9%). Entre os visitantes, 39,9% vêm a lazer, 22,1% a negócios e 38% por outros motivos, com visita a amigos e familiares.

Os principais atrativos da capital maranhense e de Barreirinhas são a natureza (37,1%), o sol e a praia (34,1%) e a cultura (26,8%). Entre os turistas, 61,1% são homens e 38,9% mulheres, 24,7% têm entre 25 e 31 anos e 42,2% viajam sozinhos. Quanto ao nível de satisfação com a escolha do destino turístico, 58,5% disseram que atendeu plenamente e 22%, que superou. Outro dado curioso da pesquisa mostra que 35,4% dos visitantes se informaram sobre as cidades por meio de parentes e amigos e 32,7% pela internet.

O Ministério do Turismo, por meio da FIPE, entrevistou 31.039 pessoas em 10 regiões de fronteira terrestres e 15 aeroportos internacionais brasileiros. De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, alguns dados deste estudo vão ser explorados na elaboração de novas políticas públicas. “A percepção que o turista estrangeiro tem é que o Brasil é um grande destino. Que está cheio de belezas naturais, que tem um povo que recebe bem. E o principal, quem vem ao país, quer voltar”, finalizou o ministro. De acordo com a pesquisa, dos estrangeiros que visitaram São Luís no ano passado, 94% pretendem retornar à cidade.

Sem comentário para "Natureza e cultura"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: