Dados omitidos

2comentários

robertocosta

O líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão, deputado Roberto Costa (PMDB), rebateu as críticas da Oposição sobre a Universidade Estadual do Maranhão. Em entrevista, o parlamentar relatou que a pesquisa deixou de contemplar vários índices importantes e que a Oposição se utiliza desta falha na pesquisa para se valer.

“Não podemos simplesmente chegar e criticar baseado na pesquisa da Folha de São Paulo, que deixou de lado índices importantes para o todo da Universidade. Eu mesmo já debati anteriormente a questão da estruturação da UEMA, em vez de ficar somente apontando os erros, sem propor soluções, como faz a Oposição, que inclusive esquece seu passado, quando nenhum, quando pertencia ao Governo, lembrou-se de incentivar ou discutir melhorias para a Instituição”, argumentou Costa.

Em seu discurso, o parlamentar ressaltou que nenhum deputado de Oposição já pediu qualquer melhoria para a UEMA. “Em vez de falar, vamos justificar o que se fez, porque se a educação andou ruim  foi também por conta da maior greve da história desse Estado na educação, que foi quando os senhores deputados faziam parte do antigo governo e se esqueceram de tudo isso, esqueceram que os professores aqui passaram quase 4 meses em greve, na qual foi criada uma Lei do Cão denominada pelos professores e todos eles participavam, mas esqueceram, ai vem subir mais uma vez para fazer o mesmo discurso. Quando subir nessa Tribuna eu já pedi não esqueçam o passado de vocês, relembrem o passado para falar do presente e do futuro”, sinalizou o parlamentar

Dados da UEMA:

–  Em 2006, a UEMA tinha o número de 62 doutores, e hoje, 7 anos depois, possui  260 doutores nas mais diversas áreas de conhecimento;
–  A UEMA possui hoje 68 docentes em doutoramento, nas mais diversas áreas do conhecimento;
– A UEMA tinha, em 2006, 01 curso de Mestrado; hoje, esse número subiu para 8.
– A Instituição possui 01 Curso de Doutorado, além de 02 propostas de novos Mestrados.
– A UEMA tem hoje 331 alunos no Programa de Iniciação Científica;
– A UEMA possui atualmente 770 docentes com regime de tempo integral (TIDE e 40 horas), o que representa 93,55% do seu corpo docente;

– Quanto ao ENADE, destacamos alguns resultados (conceitos) de cursos para evidenciar o desempenho institucional:

-ADMINISTRAÇÃO – SÃO LUIS – 4,0
-AGRONOMIA – SÃO LUIS E IMPERATRIZ – 4,0
-ARQUITETURA E URBANISMO – SÃO LUIS – 3,0
-MEDICINA VETERINÁRIA – SÃO LUIS – 4,0
-CIÊNCIAS – SÃO LUIS – 4,0
-ENGENHARIA CIVIL – SÃO LUIS – 3,0
-MEDICINA – CAXIAS – 4,0
-PEDAGOGIA – SÃO LUIS E BACABAL- 3,0
-PEDAGOGIA – CAXIAS – 4,0
-MUSICA – SÃO LUIS – 3,0
-LETRAS – SÃO LUIS – 4,0
-LETRAS – BALSAS – 3,0
-ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA – BACABAL E BALSAS – 3,0

Obs: a nota máxima é 5,0 e os dados foram extraídos do Portal do MEC

2 comentários para "Dados omitidos"


  1. Stênio

    Vejo que Roberto Costa não conhece nada da Uema mesmo. É só ele chamar 5 estudantes da Uema pra se pronunciarem na câmara estadual que ele ia passar uma vergonha enorme.

    #PorumaUEMAmelhor

  2. Alexandre

    Cordialmente um forte abraço Zeca Soares.
    comentando alguns pontos do discurso do nobre deputado Roberto Costa que tem uma base eleitoral muito forte aqui em Bacabal e que nos representa na Assembléia Legislativa.
    1. sou estudante da uema de Bacabal do curso de Direito e falo como conhecedor da realidade deste centro, pois o mesmo não possui nenhum professor concursado;
    2. neste período foram oferecidas disciplinas que não possui professores para lecionar;
    3. são quatro turmas de direito funcionando em Bacabal, sendo que todas estão com déficit de professores;
    4. no 1º périodo faltam 02 professores, no 3º perído 04 professores, no 5º período, o qual faço parte, faltam 04 professores, e no 7º período 01 professor.
    portanto o total de professores que falta para preencher o quadro, neste período que se iniciou no dia 19 de agosto de 2013, é 11 professores. Sendo que existe um concurso que se iniciou em 2009 para um total de 05 vagas, e até a presente data nenhum foi nomeado pela governadora.
    Espero que o nobre Jornalista, se possível, repasse esta informação para o Dep. Roberto Costa procurar os alunos da Uema de Bacabal, e juntos possamos marcar uma audiencia com a governadora para resolver os problemas da falta de professores deste centro, porque já procuramos o Reitor várias vezes e nunca conseguiu solucionar estas questões que afligem a todos os alunos do CESB-uema de Bacabal.
    um forte abraço, espero que o Dep.Roberto Costa possa nos atender.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: