Conferência de Cultura

0comentário

cultura

A III Conferência Estadual de Cultura (III CEC), ocorrida no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, esta semana, alcançou pleno êxito com a participação de aproximadamente 600 delegados, entre representantes da sociedade civil e poder público.

Os delegados discutiram e elaboraram, em grupos, propostas, das quais 64 foram aprovadas em plenária geral. Os eixos envolvendo o Sistema Nacional de Cultura foram desdobrados em oito grupos de trabalhos dos quais participaram os representantes municipais.

As propostas serão levadas à Conferência Nacional de Cultura, de 24 a 26 de novembro, em Brasília, por 50 delegados estaduais, de diferentes regiões do Maranhão, eleitos para representarem o Maranhão. Anterior a Conferência Estadual foram organizadas 132 Conferências Municipais de Cultura, o que referendou a participação de representantes de 130 municípios na Conferência Estadual.

De acordo com o Comitê Organizador da III CEC, soma-se ainda a presença de 400 pessoas, entre observadores e convidados, totalizando mais de 1.000 participantes na Conferência Estadual. Diversas autoridades prestigiaram a solenidade de abertura, que contou com a presença do vice-governador Washington Luiz e o presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo.

Instituições culturais expuseram produtos e serviços abrindo espaço para a troca de informações entre artistas e produtores culturais de todos as regiões do Maranhão.

O Conselho Estadual de Cultura do Maranhão (Consec-MA) teve  participação ativa na organização e o Comitê Executivo da cumpriu a metodologia regimental e todos os marcos legais, o que garantiu um processo transparente e legítimo.

Para a secretária de Estado de Cultura e presidente do Consec-MA, Olga Simão, o sucesso da conferência deveu-se ao envolvimento dos municípios, dos delegados, dos gestores culturais que compareceram ao encontro. “Foi uma demonstração de amadurecimento democrático e quem sai ganhando é a cultura maranhense e os maranhenses”.

“A Secretaria de Estado da Cultura e o Conselho Estadual de Cultura assumem, a partir desta conferência, o compromisso de reeditar o Plano Estadual de Cultura e consolidar o Sistema Estadual de Cultura, instrumentos de gestão que garante o fortalecimento e desenvolvimento da política cultural do Maranhão”, afirmou Olga Simão.

“A governadora Roseana Sarney tem dado todo apoio necessário para a Cultura do nosso estado. O Governo já realizou investimentos importantes, como a estruturação do Fundo Estadual de Cultura e a aplicação constante da Lei de Incentivo à Cultura. A realização desta Conferência é mais uma forma de garantirmos a melhor elaboração das diretrizes de políticas públicas estaduais na área da Cultura”, disse o deputado Robero Costa;

A 3ª CEC contou, também, com a participação da representante do Ministério da Cultura, Telma Olivieri, que proferiu a palestra magna, tema da conferência: “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, além de inúmeros prefeitos, secretários de cultura, artistas e produtores culturais. Destaque para a presença da promotora Sandra Pontes, da Comarca de Pedreiras que participou como delegada.

Foto> Geraldo Furtado

Sem comentário para "Conferência de Cultura"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: