Maranhão é ouro

0comentário

handebol

Em 2012, eles bateram na trave e ficaram com a medalha de prata. Em 2013, nada impediu que os meninos do Maranhão conquistassem a medalha de ouro no handebol masculino nos Jogos Escolares da Juventude, etapa para jovens de 12 a 14 anos. Em uma final emocionante, a garotada da Escola São Francisco de Assis superou o Colégio Agostinho Stefanello (PR) por 21 a 18 e conquistaram o título do maior evento estudantil do país. O jogo foi realizado no Ginásio Maristella, na cidade de Natal (RN) neste sábado (14).

Ao chegarem à final, os atletas da Escola São Francisco de Assis já poderiam se considerar vencedores. Dos treinos às escuras em São Luís e da quadra de handebol desenhada na rua com giz, a garotada maranhense, que já chegou a treinar até com bolas furadas, estava pela segunda vez consecutiva na final do torneio nacional. Quis o destino que estes jovens atletas tivessem a oportunidade de se tornarem os melhores do país.

Diferentemente do que aconteceu em 2012, quando a Escola São Francisco de Assis foi prata na então Olimpíadas Escolares, os meninos pisaram na quadra do Ginásio Maristella dispostos a escreverem uma nova história e, desta vez, com um final dourado. Diante de um adversário difícil como o Colégio Agostinho Stefanello (PR), os meninos do Maranhão sofreram durante toda a partida, erraram em alguns momentos e se superaram quando foi preciso para soltar o grito de “é campeão”, preso há um ano na garganta.

O jogo começou bom para o Maranhão que chegou a abrir 6 a 3 nos primeiros minutos. Tudo caminhava bem, mas a garotada da Escola Francisco de Assis começou a errar ataques sucessivos. E o time paranaense aproveitou para terminar o primeiro tempo em vantagem: 13 a 10.

No intervalo, nada de cobranças pela desvantagem no placar. Houve apenas uma lembrança do técnico Felipe Albuquerque por tudo o que esses garotos passaram para chegarem à final dos Jogos Escolares da Juventude. E a lembrança dos treinos no escuro, em quadra feita com giz na rua e treinos com bolas furadas renovou o ânimo do time maranhense.

O segundo tempo da Escola São Francisco de Assis foi mais intenso. O time maranhense marcava melhor e era muito mais eficiente no ataque. A diferença paranaense caía a cada minuto. Melhor para a Escola São Francisco de Assis que igualou o marcador para logo em seguida passar a frente e não mais perder a medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude: 21 a 18.

futsal
Futsal

A medalha de ouro no futsal masculino estava perto de ser conquistada pelo Maranhão. A equipe do Colégio O Bom Pastor foi derrotada nos pênaltis Colégio Diogo Feijó (AC) após empate por 2 a 2 no tempo normal.

Os meninos do Colégio O Bom Pastor chegaram à final invictos. Até a grande decisão, foram quatro vitórias em quatro jogos. Mas favoritismo não ganha jogo. Os colégios O Bom Pastor e Diogo Feijó (AC) fizeram uma partida equilibrada e emocionante do início ao fim.

O time acreano saiu na frente, mas a garotada do Maranhão logo buscou o empate. A igualdade persistiu até os últimos três minutos de jogo, quando o Colégio Diogo Feijó (AC) aproveitou vacilo do time maranhense para voltar a liderar o placar: 2 a 1.

Em desvantagem, ao Colégio O Bom Pastor só o empate interessava para levar a disputa aos pênaltis. E, faltando um minuto para o apito final, eis o tão esperado gol maranhense. A medalha de ouro seria decidida nos pênaltis.

Nas penalidades, o time acreano foi mais eficiente e derrotou o Colégio O Bom Pastor por 4 a 3 para conquistar a medalha de ouro do futsal masculino. À equipe maranhense restou a lamentação pela derrota que rendeu ao Colégio O Bom Pastor a medalha de prata. O bronze foi conquistado pelo Colégio La Salle A. Claras (DF).

Informações sobre a participação maranhense nos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 estão disponíveis no site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). O endereço é o www.esporteelazer.ma.gov.br.

Fotos: Paulo de Tarso Jr.

Sem comentário para "Maranhão é ouro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: