Conferência de Educação

0comentário

pedrofernandes

O governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e com o Fórum Estadual de Educação (FEE), realizará a Conferência Estadual de Educação, denominada Conferência Maranhense de Educação (Comae). O evento acontecerá no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, de terça (17) a quinta-feira (19).

A Comae se constitui como espaço democrático aberto pelo poder público para que toda a sociedade possa colaborar no processo de elaboração e realização de uma educação de qualidade e não excludente.

A Conferência tem como públicos-alvo representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada, abrangendo os 217 municípios do estado. São esperados 1.500 participantes, sendo 833 delegados votantes, escolhidos durante as 28 Conferências Intermunicipais de Educação, além de convidados representando 23 segmentos que compõem a educação e movimentos sociais organizados.

A conferência de abertura será ministrada pelo professor Luiz Fernandes Dourado, pós-doutor em ciências sociais e educação pela Écoledes Hautesétudes (França), membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação; do Conselho Superior da Capes e editor da revista “Retratos da escola”.

Na sequência do evento, serão realizadas palestras, análises das proposições desenvolvidas previamente nas 28 Conferências Intermunicipais de Educação, apresentação do Plano Estadual de Educação e Eleição dos delegados que representarão o Estado do Maranhão na Conferência Nacional de Educação (Conae 2014).

A Comae visa promover a discussão e análise de forma participativa da situação educacional do Maranhão, buscando alternativas que fomentem inovações nas políticas públicas educacionais, elaborando propostas aos Governos Municipais, Estadual e Federal, que atendam às demandas da Sociedade Organizada.

A realização da Conferência busca ainda definir diretrizes de formação humana considerando a inclusão social e o respeito à diversidade que envolva os processos de formação docente e discente com vistas à integralidade dos sujeitos como construtores de sua história e do mundo em que vivem.

No último dia da Conferência será apresentado à consulta Pública o projeto do Plano Estadual de Educação, que em um momento posterior será levado à votação no Legislativo Maranhense.

“Realizamos 28 Conferências Intermunicipais e, agora, esperamos que a discussão realizada nessas diferentes regiões do estado possam ser consolidadas em um documento consistente que contenha as contribuições, aspirações e expectativas da sociedade maranhense para o debate nacional. Esperamos que a Comae possa representar um momento importante para o debate da educação no Brasil e das nossas possibilidades de intervenção em prol de um novo projeto de educação”, afirmou o secretário adjunto de Gestão Institucionale presidente do Fórum Estadual de Educação, Fernando Silva.

Sem comentário para "Conferência de Educação"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: