Clean Up the World

0comentário

cleanup

Centenas de voluntários se unirão neste sábado (21), nos municípios de São Luís, Barreirinhas (Povoado Canto dos Lençóis), Icatu, Colinas e Paço do Lumiar para limpar praias, rios, lagos e lagoas. Essa ação, chamada de Clean Up the World é apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e existe desde 1993.

O Clean Up the World é uma grande campanha mundial que tem como objetivos incentivar o debate para soluções de problemas relacionados à orla marinha e, estimular à população a cultivar atitudes sustentáveis de respeito à natureza chamando a atenção de todos para a responsabilidade de cada um na geração e na destinação dos resíduos.

Em São Luís o evento será coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais e terá o apoio do Instituto Ecológico Aqualung e das empresas Logos, Vale, São Luís Engenharia Ambiental S/A, Coca-Cola, Cemar, Alumar, DM Aquatic Center, SoftTacos e do Sistema Mirante de Comunicação, além do Centro Unificado de Educação do Maranhão (Ceuma), da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), do  Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Ifma) e da participação de um grande número de representantes dos poderes públicos, estudantes e da sociedade civil organizada. Nas demais cidades maranhenses o evento será coordenado pelos seus respectivos realizadores.

A expectativa da Sema é de que este ano mais de 6 mil pessoas participem dessa grande campanha mundial de conscientização e sensibilização ambiental colocando em prática o princípio primordial da agenda 21 que preconiza o agir localmente pensando globalmente. Ano passado, sob a bandeira do Clean Up The World (CUW), a Sema conseguiu reunir mais de 2,5 mil pessoas nas praias ao longo da Av. Litorânea. O evento de São Luís, apesar de ter sido o primeiro do Maranhão, foi o maior em quantidade de participantes/ voluntários mobilizados em uma cidade brasileira.

Na programação de São Luís do CUW estão previstos mutirões para recolhimento de resíduos nas praias, no entorno de rios, lagoas e florestas. Vale destacar que na capital maranhense o Clean Up The World será realizado em horários distintos conforme a área. No Itapiracó a concentração de voluntários e o início da ação serão às 8h. Na Avenida Litorânea, Lagoa da Jansen e Praia da Guia a concentração será às 12h e o início da ação será às 13h30. O evento é gratuito, não havendo, portanto, a cobrança de nenhuma taxa ou contribuição financeira para a adesão de voluntários.

Sem comentário para "Clean Up the World"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: