Passo a passo

0comentário

Atendendo às resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), trabalha desde o dia 29 de agosto com novo sistema de placas com código de barras, em convênio com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac- São Luís). Este sistema garante ao usuário mais segurança, pois é a partir dele que as placas novas serão confeccionadas com itens de segurança que dificultam clonagens.

Dentre os itens de segurança, o código de barras está configurado ao sistema de rastreamento de placas, que permite o acompanhamento das rotinas de distribuição, produção e auditoria das estampadoras credenciadas pelo Detran-MA, além de dar às placas identidade registrada no sistema por meio do código. O rastreamento acontece desde a produção da placa até a instalação no veículo, evitando a existência de fraudes.

detran

Para o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos, este novo sistema de placas trará mais segurança ao usuário e é mais um avanço do Detran do Maranhão. “Hoje o Maranhão é o 10º estado do Brasil a atender a essas resoluções. Para nós é uma conquista, pois essas placas dificultam a clonagem e mostram também que o Detran-MA vem investindo cada vez mais em melhorias tanto no atendimento quanto nos serviços oferecidos aos usuários, conforme determinação da Governadora do Estado”, afirmou.

Para emplacar seu veículo (veículo novo), o usuário pode ir direto à sede do Detran-MA, que fica na Avenida dos Franceses S/N – Vila Palmeira, das 8h30 às 15h30, e realizar todos os procedimentos em tempo hábil sem precisar sair de dentro do Departamento. Antes do emplacamento é necessário registrar o veículo junto ao Departamento.

Procedimentos para o emplacamento do veículo

1º- Com o documento de vistoria em mãos, o usuário deve ir à Secretaria da Fazenda, que atende também no próprio prédio do Detran-MA, para que seja lançado no sistema o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) e seja gerado o boleto deste documento.

2º- Em seguida o usuário deverá se dirigir ao setor de atendimento para que seja cadastrado o documento e para que ele possa receber as taxas de emplacamento; Dpvat; e serviço de confecção de placas.

3º- O usuário deve pagar as taxas no Banco do Brasil ou correspondentes, dentro do próprio Detran-MA, e aguardar o prazo de 24 horas dado pelo banco para que a transação seja efetuada. Após este prazo o usuário deve retornar ao Detran-MA e se dirigir ao setor de atendimento para receber o Certificado de Registro de Veículos (CRV) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de veículos).

4º- Com CRV e o CRLV em mãos, o usuário deve se dirigir ao contêiner de recebimento de placas da APAC-MA, no pátio do Detran-MA, receber as placas e seguir para a fila da vistoria para que o processo seja finalizado com a instalação das placas no veículo.

Sem comentário para "Passo a passo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: