Teste rápido

0comentário

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Departamento Estadual de Atenção às Doenças Sexualmente Transmissível DST/AIDS, iniciou nesta sexta-feira (20), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em São Luis, um treinamento para capacitar profissionais de saúde de diversos municípios para a realização de teste rápido em HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

A oficina para biomédicos, técnicos em bioquímica e enfermeiros possibilitou a capacitação destes profissionais para a realização dos testes rápidos sobre a plataforma Dual Path Platform (DPP). Os municípios de Carolina, Presidente Dutra, Belágua, São João do Paraíso, Buritirana, Lago dos Rodrigues, Buriticupu, Arari, Alcântara, Paraibano e Campestre do Maranhão enviaram profissionais para receberam as instruções e se tornarem executores e multiplicadores das técnicas em suas localidades.

treinamento

De acordo com o coordenador da oficina, Orlando Frazão, a testagem rápida é segura e eficaz, e com sua implantação nesses municípios o Estado reforça a prevenção e diagnóstico no Maranhão. Ele evidencia ainda que dessa forma os pacientes podem obter melhor resposta ao tratamento dessas doenças.

Feita a testagem, o resultado sai em até 20 minutos, em média. Além da coleta, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, feito de forma cuidadosa, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Em caso positivo, ele será encaminhado ao serviço de referência nos municípios.

O treinamento contempla também a explanação teórica sobre alguns programas inter-relacionados com a questão da testagem rápida a exemplo do programa “Rede Cegonha”, e prossegue neste sábado (21), quando os profissionais terão acesso à parte prática no contato com a plataforma de realização e testagem.

Sem comentário para "Teste rápido"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: