Cidade do livro

0comentário

A Praia Grande será palco a parir de hoje (27), do maior evento literário do estado. Emoldurada por uma diversificada programação literária, artística e cultural, parte do Centro Histórico de São Luís abrigará a 7ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), que será inaugurada às 18h30, na Galeria Valdelino Cécio, localizada no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande.

A cerimônia de abertura do evento contará com a presença do patrono desta edição, o poeta Nauro Machado e de representantes das instituições realizadoras e parceiras. O ponto alto da noite será a palestra “A obra de Nauro no contexto da poesia brasileira”, com o crítico literário e ensaísta, Ivan Junqueira (SP), e o escritor Ricardo Leão como mediador da palestra. A programação será encerrada às 21h com o lançamento dos livros “Percurso de Sombra” e “O Pó dos Pósteros”, de autoria do patrono.

feiradolivro
A 7ª FeliS tem como tema “Livro, leitura e tecnologia” e seguirá com atividades diárias até o dia 06 de outubro. Pela primeira vez a feira será realizada na Praia Grande, cercada por sobrados e ladeiras que tanto inspiraram poetas e escritores do passado – que renderam a São Luís o título de Atenas Brasileira – e que continuam a ser cantadas e contadas na nova literatura e seus formatos digitais.

Durante dez dias, o público contará com uma vasta programação, envolvendo rodas de conversa, palestras, lançamentos e relançamentos de livros, recitais, peças teatrais, shows musicais, atividades voltadas para o público infantil, entre outros. No estacionamento ao lado do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, funcionará o Espaço do Livro, destinado à comercialização de livros de várias editoras, nacionais e internacionais, sempre no horário das 10h às 22h.

Entre as novidades deste ano, está a participação dos convidados internacionais: o americano Benjamin Moser, biógrafo da escritora Clarice Lispector e, o português António de Abreu Freire, biógrafo do padre Antônio Vieira. Os dois ministrarão palestras e lançarão suas obras durante a Feira do Livro. Além deles, o palco da Praça Nauro Machado recebe o show do martinês E. Sy Kennenga.

feiradolivro2
Homenageados

Os homenageados desta edição – Nauro Machado, Aluísio Azevedo, Catulo da Paixão Cearense, Zelinda Lima e Salgado Maranhão – dão nomes a vários espaços da Feira, que abrigarão exposições permanentes sobre a vida e obra de cada um. No Espaço Nauro Machado, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, estará a exposição “Nau de versos”.

Já na Morada das Artes, na Rua do Trapiche, abrigará o Espaço Salgado Maranhão, com a exposição “A Cor da palavra”, em homenagem a este maranhense de Caxias, também terra do poeta Gonçalves Dias.

A pesquisadora Zelinda Lima dá nome ao espaço criado no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, com a exposição “Coisas de Zelinda”. A Casa de Nhozinho, na Rua Portugal, abrigará o Espaço Aluízio Azevedo, com a exposição “Aluísio Azevedo: cem anos depois”, em homenagem ao centenário da morte deste que é um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa produzida no Brasil. Coincidentemente este ano, a 7ª FeliS acontece no Centro Histórico da cidade, cenário de sua obra mais famosa, ‘O mulato’, de 1881.

Já, Catulo da Paixão Cearense terá seu espaço no cenário da Escola de Música Lilah Lisboa (Rua da Estrela). A exposição “Catulo da Paixão Cearense, Maranhense e Brasileiro”, é uma homenagem pelo sesquicentenário de nascimento deste maranhense que foi o responsável pela preservação de muitas expressões tipicamente nordestinas.

A Feira do Livro de São Luís é realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), correalizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), e tem o patrocínio da Vale e o apoio da Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). A programação completa do evento está disponível pelo endereço eletrônico: http://www.saoluis.ma.gov.br/.

Sem comentário para "Cidade do livro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: