Troca-troca

0comentário

Alexandre-Almeida

O prazo para troca de partidos com vistas às eleições de 2014 terminou ontem. Na Assembleia Legislativa, 11 deputados mudaram de legendas sem ter mudado de posição política, com exceção de Raimundo Cutrim, que deixou a base de apoio da governadora Roseana Sarney (PMDB) e se filiou no PCdoB da bancada oposicionista. Na Câmara Federal, somente Domingos Dutra e Simplício Araújo trocaram de sigla. Eles fazem parte do recém- criado Partido da Solidariedade.

O partido que mais perdeu quadros foi o PSD, que antes contava com seis deputados estaduais, ficando agora somente com um. O primeiro a deixar a legenda foi Raimundo Cutrim, que se tornou comunista ainda em setembro.

Também saíram do PSD os deputados Alexandre Almeida (foto), Andre Fufuca, Camilo Figueiredo e Dr. Pádua. André Fufuca (foto) decidiu se filiar no PEN. Camilo Figueiredo optou pelo PR e Dr. Pádua foi para o PRB. Almeida não havia decidido qual a legenda que se filiaria. A opção principal era o PRB.

andrefufuca

Trocou de partido ainda o deputado Hélio Soares, que deixou o PP, e se filiou ao PMDB. A decisão de Soares de trocar de legenda foi a mudança de posição do PP do deputado Waldir Maranhão.

Fábio Braga saiu do PMDB e decidiu se filiar ao PTdoB. O parlamentar é um dos únicos dos quadros peemedebistas que deixou a legenda. Afonso Manoel, por exemplo, decidiu deixar o PSD quando já havia assumido o comando municipal da legenda.

Rogério Cafeteira deixou o PMN e se filiou ao PSC. “Demorei, mas escolhi o partido para me filiar. Recebi o convite da direção nacional do PSC e aceitei”, afirmou Cafeteira. Trocaram ainda de sigla Graça Paz, que se filiou ao PSL; Bira do Pindaré, que trocou PT por PSB; e Othelino Neto, o qual mudou do PPS para o PCdoB.

biradopindare

Lideranças sem mandato também trocaram de sigla

Além dos deputados estaduais e federais, outros nomes da política maranhense entraram na dança do troca-troca partidário. O médico Igor Lago, após deixar o PDT em meio a polêmicas com os atuais dirigentes, escolheu o PPS, justificando ser o partido uma alternativa de poder para o Maranhão.

“O PPS representa a alternativa popular e democrática a tudo que está aí no estado e no país, por que é um partido sensível à necessidade principal, que é a renovação e reformulação da política”, disse Igor Lago.

Também se filiaram ao PPS os ex-pedetistas Rubem Brito, Cândido Lima e Eduardo Teles.

O vereador Chaguinhas foi o único vereador de São Luís que trocou de legenda. Inicialmente, o parlamentar havia decidido deixar o PRB e ingressar no PSL. No entanto, no penúltimo dia, Chaguinhas mudou de posição e se filiou ao PSB.

Aderson Lago e Wagner Lago, primo e irmão de Jackson Lago, escolheram o Partido da Solidariedade para se filiar. Segundo Simplício Araújo, presidente estadual da legenda, não há intenção nem de Aderson e nem de Wagner de entrar na disputa eleitoral de 2014.

Mais

Até o fechamento desta edição, o deputado Stênio Rezende ainda não havia decidido se permaneceria ou não no PMDB. Ele estava negociando a transferência para uma sigla menor, mas não havia conseguido liberação de candidatos que não querem nos quadros partidários alguém já com mandato.

O Estado

Sem comentário para "Troca-troca"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: