Jornalismo e ficção

8comentários

boatos

O dia de hoje será sem dúvida mais um daqueles que deveriam servir de estudo para as futuras gerações nas faculdades. Daria sem dúvida uma boa tese.

Nas redes sociais muita gente tirou o dia para criticar os veículos do Sistema Mirante. Mas é a opinião de cada um e devemos respeitá-la.

Mas qual o motivo da crítica? Bem, ao afirmar que não houve arrastão hoje em São Luís e que tudo não passou de boato, todos os veículos do Sistema Mirante foram duramente e injustamente criticados. “A TV do Sarney não vai falar mal do governo da filha dele”, muitos disseram isso.

Pois bem. Aos que escreveram o que não viram fica o desafio. É muito fácil criar uma história como no mundo da ficção. Mas jornalismo não é ficção.

Como o Sistema Mirante poderia mostrar um arrastão que não aconteceu? Quem fez imagens? Fotografias? Quem viu? Fica o desafio. Eu, pelo menos não vi.

E não soube que nenhum outro veículo tenha mostrado o que não aconteceu. E que tenha sido criticado por tratar o assunto como boato.

Nas redes sociais, todos os jornalistas de várias TVs, rádios, jornais impressos e portais, escreveram sobre a existência dos boatos, ressaltando o perigo de levar falsas notícias à população.

Isso já aconteceu por aqui. Lembram da “Guerra dos Mundos”?

Fica o tema para discussão.

8 comentários para "Jornalismo e ficção"


  1. Junior Loureiro

    E outra… Não duvido nada de que movimentos dessa natureza, se acontecem e/ou aconteceram, foram orquestrados por razões especificas, dentre as quais, tentar depreciar o Sistema por omissão. Mas, isso é uma outra história. OLHO VIVO. Abraços Zeca!

  2. Junior Loureiro

    Muitos desinformados publicam pelo mecanismo do ” telefone sem fio”, brinquei muito disso quando criança e olha( ontem foi dia 12, talvez por isso ) que 99% das vezes a mensagem que saia no início, não batia com a do final. A questão é o RUÍDO. Tentam distorcer a informação partindo de um simplório ” blá, blá”, ou estimulados por lá se sabe o que. Então? Realidade ou mito?

  3. José Maria Pacheco Júnior

    Senhor Zeca Soares, o que o sr entende por arrastões e boatos? Arrastão seria um grupo de pessoas mal intencionadas agindo de forma violenta sentindo-se fortalecidos pela presença dos seus. Boato é transmitir uma informação que NÃO corresponde a verdade. Será mesmo que São Luís não presenciou arrastões nos últimos 2 dias? Será também que tudo não passou de boatos, ou seja, lanchonetes, bares e pequenos restaurantes não foram mesmo assaltados em uma quantidade acima do normal para a pacata e pacífica ilha da São Luís. Por favor, seja um pouco mais coerente quando for defender a emissora e o governo do seu (nosso?) Estado!

    • Zeca Soares

      Você viu? Alguém viu? Alguém filmou? Alguém registrou foto? Alguém registrou alguma coisa na polícia? Ficção é coisa de novela e estamos falando de vida real.

  4. Rubinho Slz

    O Sistema Mirante Vai carregar este fardo por muito tempo ainda, o clã sarney, infelizmente.

  5. MARCIO MENDES

    Prezado Zeca,
    Realmente pelo visto foi boato, mas essa reação nas redes sociais é pelo histórico do sistema mirante. Que pra quem acompanha a politica estadual não podemos confiar.

    • Zeca Soares

      E os outros não é histórico também? Quer dizer que os outros veículos são diferentes? Onde? Como? Me mostre?

  6. Tony Meneses

    Perfeito Zeca, esse vai entrar pra galeria dos teus melhores

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: