Mobilidade no Turu

0comentário

prefeitoCom o intuito de garantir mais fluidez ao trânsito da cidade, a Prefeitura de São Luís realizará intervenções para garantir novas opções de tráfego entre bairros da capital. Na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o vice, Roberto Rocha, acompanhados da equipe técnica, secretariado e assessores municipais, visitaram áreas que serão transformadas em vias interbairros.

O primeiro ponto visitado está situado no Turu Velho. No local, a Prefeitura construirá uma ponte que ligará a avenida Nossa Senhora da Vitória (Parque Vitória) à avenida General Arthur Carvalho (Turu). As estruturas iniciais de fundação da ponte, conhecida na comunidade como “Pai Inácio”, chegaram a ser iniciadas, mas não foram concluídas.

Ao visitar o local, o prefeito fez todo o percurso que será urbanizado. Após a vistoria, ele assegurou, depois de medidas a serem tomadas, que envolve projeto, recurso, licitação, a construção da ponte, asfaltamento e iluminação de todo trecho que interligará os bairros.

ponte“É sempre uma alegria estar reunido perto da comunidade, observando por uma ótica próxima os problemas existentes. Isso eu tenho feito permanentemente na minha gestão, buscando o apoio da população no encontro das soluções. Neste caso, viemos tomar providências para a construção dessa ponte e o asfaltamento do entorno, intervenção esta que sem dúvida melhorará a mobilidade urbana da nossa cidade”, disse Edivaldo Holanda Júnior. A previsão é que a ponte esteja concluída nos primeiros meses 2014.

O processo licitatório de contração da empresa que executará os serviços deve ser iniciado em breve. De imediato, a Secretaria de Obras e Serviço Públicos (Semosp) iniciará os trabalhos de terraplanagem, utilizando o material humano e equipamentos próprios. “As máquinas irão fazer a escavação do leito do riacho onde será levantada a ponte, uns dois metros de profundidade, bem como toda a retificação e ainda o remanejamento de cinco postes”, explicou o secretário José Silveira.

Finalizadas as obras da ponte e de urbanização da área, possibilitarão a ligação de localidades da Cohab, Cohatrac, Ipem Turu ao bairro do Turu, criando uma via paralela à São Luís Rei de França. Pelo projeto elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), a ponte de concreto terá algo em torno de 30 metros.

canalO prefeito e sua comitiva, em seguida, dirigiram-se até o canal do rio Gangan, que teve a canalização de um trecho de 1.100m iniciadas pela gestão anterior com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal e finalizada pela atual administração.

Na área do canal, a Prefeitura de São Luís promove a urbanização e a construção de vias paralelas de escoamento, com a ligação da Avenida São Luís Rei de Franca à rua do Aririzal, desafogando o trânsito intenso daquele pólo. Segundo o superintendente do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac), Roberto Sousa, a estimativa de conclusão é até dezembro.

As visitas foram acompanhadas pelos vereadores Honorato Fernandes (PT), Josué Pinheiro (PSDC), Pedro Lucas Fernandes (PTB), Edmilson Jansen (PTC), Roberto Rocha Júnior (PSB), Ivaldo Rodrigues (PDT) e Estevão Aragão (PPS).

Fotos: Honório Moreira

Sem comentário para "Mobilidade no Turu"


deixe seu comentário