Investimentos no Maranhão

4comentários

roseanasarney

Em encontro com a governadora Roseana Sarney, nesta sexta-feira (18), no Palácio dos Leões, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, elencou investimentos no ensino superior, tecnologia e turismo no Maranhão e também destacou a parceria entre os governos federal e estadual. A visita de cortesia teve presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira; do presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Braga Coelho; e o secretário chefe da Casa Civil, João Abreu.

“O Maranhão tem recebido investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação e, hoje, discutimos com os ministros Raupp e Gastão as propostas de implementação de novos projetos, que ajudarão no desenvolvimento do estado. Essa parceria ainda terá muitas ações”, afirmou a governadora Roseana Sarney.

No encontro, o ministro afirmou que, com a entrega de novos prédios à Universidade Federal do Maranhão (Ufma), um número maior de estudantes será atendido pela instituição. Ele destacou que, nesse trabalho, é imprescindível o apoio do Estado. “O governo nos ajuda muito, pois conhece a realidade, sabe dos problemas locais, pode nos auxiliar nessa missão”, destacou.

Segundo Raupp, os avanços do ensino superior são alavancados pelo trabalho conjunto das diversas esferas de poder. “Enquanto o Ministério da Educação constrói infraestrutura predial e contrata professores, o Ministério de Ciência e Tecnologia investe na infraestrutura laboratorial, criando condições de trabalho e incentivando a pesquisa nos campi universitários”, declarou o ministro.

Em outra linha de atuação, ele ressaltou que as ações que devem ser realizadas no Centro Espacial de Alcântara. “Queremos desenvolver políticas de compensação social em Alcântara, nesse aspecto é importante contar com o apoio do governo estadual nos diálogos com a comunidade local”, ressaltou.

Antônio Raupp explicou que tem buscado parceria com o Ministério do Turismo para incrementar a visitação a Alcântara, cidade histórica, que pode tornar-se referência permanente também devido à presença do Centro de Lançamento de Foguetes.

O ministro Gastão Vieira confirmou que as negociações estão sendo feitas para transformar área do Centro de Lançamento de Alcântara em destino turístico nacional. “Efetivamente, estamos discutindo três aspectos: a construção de um hotel, numa área da Agência Espacial de Alcântara, para atendimento ao público; a recuperação do atual porto da cidade; e a disponibilização de um horário na lancha da Aeronáutica, para transporte diário de passageiros, uma vez ao dia”, explicou.

O secretário Chefe da Casa Civil, João Abreu, destacou que os investimentos do Ministério de Ciência e Tecnologia casam com as ações do governo estadual para melhorar as condições de vida da população. “Convênios estão sendo implementados com a Universidade Federal do Maranhão e, também, através da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, ações que se somam com o trabalho do governo”, apontou.

O ministro Antonio Raupp está no Maranhão desde esta quinta-feira (17), quando, ao lado do reitor da Ufma, Natalino Salgado, inaugurou o Centro de Pesquisa do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e mais sete obras da Ufma voltadas para a área da pesquisa científica, financiadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia por meio de recursos liberados pela Financiadora de Estudos e Pesquisa (Finep – Agência Brasileira da Inovação). Depois da visita à governadora, Antonio Raupp e Gastão Vieira seguiram para a cidade de Alcântara.

Foto: Geraldo Furtado

4 comentários para "Investimentos no Maranhão"


  1. claudio

    como sempre digo ninguém acredita mais na sua patroa, manda ela mudar o disco.

  2. PAULO

    Só papo! nos EUA, a riqueza não se concentra só em NY ou LA, lá o governo (não é estadual é política federal) ou política de desenvolvimento procura investir com construção de fábricas ou outro empreendimento nas áreas mais carentes, procurando desenvolver aquela região. Aqui, implantação de industria ou outro grande empreendimento só se for muita politicagem, senão só concentra-se em SP ou RJ, ou seja só no sul e as regiões mais pobre é tipo a construção das refinarias no MA e CE é um Deus nos acuda!. Assim meu, teremos sempre essa desigualdade social, com regiões mais ricas e outras cada vez mais pobre. Não existe uma política de desenvolvimento no sentido da palavra. Essas reunião aí, é só bla bla!!

  3. Babilonia

    Isso é conversa pra Boi durmir…!! E propaganda eleitoral antecipada!!!! Esse gonverno só serve pra conversar com ministros e outras pesonalidades!!! E CADE A AÇAO????? já faz decada de promessas que o maranhão vai melhorar!!!!e a cada dia o povo cai na ignorancia! o nosso territorio é saqueado pela ganacia dos empresarios locais e estrangeiros!!! essa informaçao só serve para encher o bolso dos colarinho brancos!!! e dos puxa saco como voce, submetidos ao poder abirtrario dos generais do estado!!! essa informaçao nao engana mais o povo, queremos é AÇAO!!!!!!!

  4. Luís Carlos

    Todo dia chega ministro aqui em São luís para visitar o prefeito e a governadora e tome blá, blá, blá e lamentavemente enchem os nossos governantes de promessas e eles são iludidos facilmente. Já chega estamos cansados disso.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: