Cidade da Ciência

0comentário

feira1

São Luís vai se transformar na capital da ciência com a abertura, a partir desta segunda-feira (21), da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Governo do Estado e que acontece até sábado (26) na área externa do São Luís Shopping. A SNCT é o maior evento de popularização da ciência do país e um dos maiores do mundo. Uma vasta programação promete atrair um público de todas as idades, com jogos virtuais, práticas esportivas, exposição Semente Digital – uma aula de educação sobre a preservação do patrimônio histórico de São Luís -, planetário, oficinas, minicursos, palestras, apresentações de protótipos e de projetos científicos, tecnológicos e de inovação.  A participação é gratuita.

Os visitantes, além de conhecer as novidades na área de ciência, tecnologia e inovação, vão poder, também, desfrutar de uma programação cultural que acontece sempre nos finais de tarde, a partir das 18h, e inclui apresentação de bumba meu boi e de bandas de música da Polícia Militar, Guarda Municipal, Casa Marista, Corpo de Bombeiros e Exército. Na abertura haverá a apresentação do Boizinho Barrica e nos outros dias novas apresentações estão agendadas para animar o público.

feira

A abertura oficial do evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), acontece às 17h de segunda-feira. A abertura será feita pelo secretário da Sectec, José Costa e pela diretora Científica da Fapema, Claudia Coelho e deve contar com a participação de secretários de Estado, deputados, empresários, reitores, pró-reitores, pesquisadores, professores e estudantes, entre outros convidados.

Este ano a semana tem como tema “Ciência, Saúde e Esporte”. Muitas das atividades que acontecem durante a semana abordarão essa temática. O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e acontece em todo o país na mesma data. Como parte das atividades da SNCT em São Luís acontece 4ª Mostra Científica do Maranhão. A partir de terça-feira (22) a programação do evento começa às 8h e se estende até às 20h.

A intenção dos organizadores é promover e disseminar as atividades em prol da ciência e tecnologia, que focam suas atividades na mobilização de crianças, adolescentes e jovens. “O diferencial da SNCT é mostrar atividades de ciência e tecnologia que, de alguma forma, contribuam com o desenvolvimento do Estado nas mais diversas áreas”, destacou a diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra.

Sem comentário para "Cidade da Ciência"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: