Fila de emancipação

2comentários

emancipacaoO Maranhão é o segundo estado brasileiro onde mais municípios poderão ser criados, depois de ter sido aprovado, na Câmara e no Senado, projeto de lei que estabelece as regras para a emancipação de distritos. Levantamento da União Brasileira em Defesa da Criação dos Novos Municípios (UBDCNM) indica que, com 32 propostas de emancipação, o estado maranhense só fica atrás da Bahia nesse ranking.

Conforme a entidade, o Maranhão tem 32 distritos que atendem aos requisitos estipulados pelo projeto para emancipação. A Bahia tem 28, seguida do Ceará, com 26, e do Pará, com 21. No total, o levantamento apontou 185 distritos em todo o país em condições de reivindicar a separação dos municípios aos quais atualmente pertencem. Há ainda, de acordo com a UBDCNM, uma proposta de fusão de três municípios no Rio Grande do Sul.

O levantamento serviu de base para o parecer do relator do projeto no Senado, Valdir Raupp (PMDB-RO), aprovado na última quarta-feira (16). Com a aprovação, o projeto, que já tinha passado na Câmara, teve a tramitação concluída no Congresso e agora segue para sanção ou veto pela presidente Dilma Rousseff.

O texto regulamenta a Constituição ao estabelecer regras de incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios e determina quais distritos poderão se emancipar após a realização de um plebiscito.

Inicialmente, a UBDCNM havia identificado mais de 500 distritos que pretendiam se emancipar em todo o país. Mas a estimativa diminuiu devido às restrições introduzidas no projeto durante a tramitação no Congresso.

O presidente da entidade, Augusto César Serejo, informou que, se sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a lei deverá afetar cerca de 1,8 milhão de pessoas que, segundo ele, vivem em “distritos abandonados”.

Veja a lista

Auzilândia (Alto Alegre do Pindaré), Alto Brasil (Grajaú), Belém do Maranhão (Tuntum), Brejinho (Bacabal), Brejinho dos Cocais (Caxias), Barro Duro (Tutóia), Carnaubeiras (Araióses), Baixão Grande do Maranhão (São Domingos do Maranhão), Cajazeiras do Maranhão (Codó), Castelo (Monção), Coque (Vitória do Mearim), Deputado João Evangelista (Zé Doca), Faisa da Chapada do Seringal (Santa Luzia), Ipiranga (Barra do Corda), Jacaré (Penalva), Moisés Reis (Codó), Maracanã do Maranhão (São Luís), Maiobão (Paço do Lumiar), Morada Nova (Pindaré-Mirim), Nazaré do Bruno (Caxias), Novo Bacabal (Açailândia), Novo Jardim (Bom Jardim), Palmares do Maranhão (Itapecuru-Mirim), Paiol do Centro (Parnarama),  Porto Santo do Maranhão (Turiaçu), Queimadas (Santa Quitéria), Santa Vitória do Maranhão (Barra do Corda), Santo Onofre (Santa Luzia), São José das Varas (Barreirinhas), São Simão do Maranhão (Rosário), Vitória da Parnaíba (Santa Quitéria), e II Núcleo (Buriticupu).

O Estado

2 comentários para "Fila de emancipação"


  1. CLAUDIO FERREIRA DE CARVALHO

    solicito que corrige o texto pois esta faltando Santana dos carvalho (Tutoia)

  2. Kennedy Carvalho

    Temos que desconcentrar as rendas que estão em Brasília. Tem distrito que cresceu tanto que não se desenvolve mais porque o Município mãe não tem mais possibilidade de dar esse desenvolvimento. É o caso de Barra do Corda, com uma vasta extensão territorial, sobretudo rural”.

    Nossa página:

    https://www.facebook.com/santavitoriaemancipacaoja

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: