Combate às drogas

0comentário

ricardomurad

A implantação de um centro de atenção e acolhimento a usuários de crack na Vila Isabel Cafeteira foi discutida na manhã desta terça-feira (22) em reunião na igreja de Guadalupe, localizada naquele bairro. O encontro contou com a participação do secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad; da superintendente da Rede de Serviços da SES, Bernardete Veiga; do diretor do Hospital Estadual Nina Rodrigues, Ruy Cruz; do coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, Marcelo Costa; do frei Hugo e outros representantes da comunidade.

Ricardo Murad enfatizou que a proposta da SES objetiva oferecer à comunidade da Vila Isabel Cafeteira um local onde as famílias possam buscar aconselhamento para lidar com a dependência química e os usuários de crack sejam acolhidos, podendo ter acesso a outros serviços de saúde caso desejam se livrar das drogas. “Há neste bairro forte presença do tráfico, e a nossa intenção é trabalhar em parceria com a igreja católica para dar aos dependentes químicos e aos seus familiares a assistência que necessitam”, declarou o secretário.

Frei Hugo falou da sua experiência com a assistência psicossocial e lamentou o fracasso da tentativa de parceria com a Prefeitura de São Luís – que não manteve em funcionamento os postos de atendimento oferecidos pela paróquia da Cohab.

Ele aprovou a proposta apresentada por Ricardo Murad, que prevê a disponibilização de profissionais e insumos para o funcionamento do centro de atenção e acolhimento anexo à igreja de Guadalupe. “Nós já temos um trabalho permanente com os usuários de drogas que será fortalecido por essa parceria. Precisamos de equipe capacitada para dar essa assistência à comunidade”, disse ele.

O secretário de Saúde disse ainda que a equipe técnica da SES definirá com os representantes da comunidade e da Paróquia da Cohab a proposta de assistência psicossocial que será desenvolvida em parceria com a igreja católica, e terá a sustentação de toda a rede estadual de saúde.

Foto: Nestor Bezerra

Sem comentário para "Combate às drogas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: