Aperfeiçoamento

0comentário

congressomaranhaoO VI Congresso Brasileiro de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares encerrado na sexta-feira (8), no Rio Poty Hotel, em São Luís reuniu grandes nomes da medicina brasileira.

O subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Soares Leite, na ocasião representando a governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad disse que foi uma honra, para o Maranhão, ter sido escolhido para sediar o evento. “Trata-se de uma área de atuação em cirurgia que mais cresce no mundo. Neste evento teremos a oportunidade de discutir com os principais cirurgiões da área no Brasil e exterior”.

Ele ressaltou avanços técnicos e científicos a exemplo das cirurgias do fígado e pâncreas por videolaparoscopia, ressecções vasculares e transplantes. “O IBGE nos mostra o aumento da população idosa no Brasil o que resulta no aparecimento de doenças crônicas que podem afetar a qualidade de vida dos idosos”, alertou José Márcio Leite.

Como desafio para os gestores de saúde, o Subsecretário destacou a necessidade de compatibilizar a realidade epidemiológica com o redesenho dos modelos de atenção à saúde e a compatibilização de seus custos. “Temos de buscar relacioná-los sem perda dos padrões de qualidade do ato médico”, analisou José Márcio Soares Leite.

Para a estudante Maria Fernanda Santana, o congresso vem somar à sua experiência acadêmica. “Tenho gostado muito das palestras e o fato de termos contato com médicos tão renomados só nos enriquece”, opinou a estudante de medicina.

Foto: Nestor Bezerra

Sem comentário para "Aperfeiçoamento"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: