Aliança PT/PMDB

2comentários

washingtonemonteiroCom o término da eleição interna do Partido dos Trabalhadores (PT) iniciarão as negociações para a formação de alianças para as eleições de 2014. No Maranhão, saiu vencedor do Processo de Eleição Direta (PED) do PT Raimundo Monteiro, que pertence ao grupo que defende a manutenção da aliança de petistas com o PMDB. Isso significa que o partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoiará Luis Fernando Silva, pré-candidato ao governo estadual.

O resultado do PED no Maranhão estava sendo aguardado por todos os partidos da base aliada da presidente Dilma Rousseff. Na disputa interna entre grupos estavam em jogo os rumos que o partido seguiria nas eleições do próximo ano. No estado a briga maior era entre os defensores da manutenção da aliança com o PMDB e os que querem a aliança com o PCdoB.

No fim, conseguiu se reeleger Raimundo Monteiro da ala Construindo um Novo Brasil (CNB), que defende o apoio a candidatura de Luis Fernando Silva.

Pelas regras do PT, o próximo passo será a montagem da executiva e diretório estaduais, cujos membros terão poder de voto em abril de 2014 durante encontro que definirá oficialmente os caminhos a serem seguidos pela sigla.

Definição – Neste processo, segundo regras do PT, os membros do diretório poderão votar de forma direta para definir as estratégias que serão adotadas pelo partido ou de forma indireta com a eleição de delegados, que serão os eleitores para definir os rumos da sigla.

Como Monteiro foi eleito em primeiro turno com mais de 50% dos votos, ele terá maioria na executiva e no diretório o que deverá garantir no encontro do partido a confirmação de manter a aliança entre PT e PMDB no Maranhão.

Apesar do processo petista está previsto desta forma, as negociações em torno de alianças não esperará o encontro do próximo ano. Segundo o vice-governador, Washington Luiz, com o fim do PED e a formação da executiva estadual, o PT sentará à mesa com os partidos da base da presidente Dilma Rousseff e da governadora Roseana Sarney para discutir a aliança para 2014.

“Passamos do debate interno que já foi decidido e agora vamos ampliar os horizontes e iniciar o debate sobre as alianças para 2014. Vamos sentar com todos os partidos aliados de Dilma e de Roseana e definir os espaços do nosso partido, que tem um papel importantíssimo”, afirmou Washington Luiz.

Apoio – A base de apoio do governo estadual conta com 12 partidos, que, com exceção do PMDB e PT, debaterão apenas as eleições proporcionais com a formação de chapas para deputado estadual e federal, segundo disse o deputado estadual Roberto Costa, presidente do PMDB em São Luís.

“Esse será um debate longo. Vamos definir se sairemos no chapão ou se com duas ou mais coligações. Ainda vamos discutir isso com calma. Temos tempo”, afirmou Costa.

Na formação da chapa majoritária, Roberto Costa disse que já esta definido com a pré-candidatura do PMDB de Luis Fernando Silva ao governo estadual e a vaga de vice para o PT. O nome petista para compor a chapa junto com Luis Fernando deverá ser definido somente em abril, após confirmação das estratégias do partido.

Por enquanto, está sendo cogitado a indicação do nome do deputado Zé Carlos, o mais forte entre os aliados de Washington Luiz, que não deverá entrar nesta disputa porque poderá ser escolhido para ser o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na vaga aberta com a aposentadoria de Yêdo Lobão.

A vaga no Senado, segundo o deputado, ficará com o PMDB que ainda não definiu o nome do candidato. Há a possibilidade da governadora Roseana Sarney deixar o mandato para disputar essa vaga de senador. Essa questão estão sendo analisada e debatida internamente, segundo informou o parlamentar.

Caso não se concretize a renúncia da governadora para disputar o Senado, deverá ser o candidato do PMDB o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

“Essa decisão está sendo avaliada e será tomada mais na frente. No momento certo isso será definido”, declarou Roberto Costa.

O Estado

2 comentários para "Aliança PT/PMDB"


  1. Toni

    Rumo a outra grande vitória para desespero da Oposição no maranhão.

  2. Marco Antonio Carvalho Diniz

    Não sei o por que de “vocês” – ainda – referenciarem um ladrão; corrupto… Chamado Luis Inácio Lula da Silva-, que instrumentalizou e IMOBILIZOU o Movimento Sindical.

    Desse jeito: SÓ CRISTO SILVA !!!Não sei o por que de “vocês” – ainda – referenciarem um ladrão; corrupto… Chamado Luis Inácio Lula da Silva-, que instrumentalizou e IMOBILIZOU o Movimento Sindical.

    Desse jeito: SÓ CRISTO SILVA !!!

    Marco Antonio Carvalho Diniz

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: