Avanços do Maranhão

9comentários

reuniao

A reunião do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do Governo, referente ao mês de novembro, ocorreu nesta quarta-feira (28), no Salão de Atos do Palácio dos Leões. Avanços obtidos pelo Maranhão em setores como educação, trabalho, renda e cidadania foram destacados na pauta.

“Esse é um momento de avaliarmos as ações do governo do Maranhão, além de trocarmos experiências e conhecimentos. Por isso, este fórum, reúne os secretários e pessoas de notório saber em diversos setores, como saúde, segurança e cidadania”, afirmou o secretário chefe da Casa Civil, João Abreu.

“Esse conselho é local de entendimento, debates e avanços e as reuniões permitem a transversalidade necessária às ações das secretarias”, afirmou a secretária de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, que elencou ações como a Semana do Bebê Quilombola, que está sendo realizada com sucesso no município de Bequimão; e a I Feira da Cultura Afro Brasileira, que ocorrerá no sábado (30) e domingo (1º), no Ceprama. “Será a primeira feira do empreendedor negro no Maranhão e todos estão convidados”, afirmou.

Outro avanço destacado foi o crescimento real de 10,3%, do Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão em 2011, que alcançou R$ 52,1 bilhões de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Esse número, que consolida o Maranhão como a 16a maior economia do país é resultado da política de atração de novos investimentos desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Indústria e Comércio (Sedinc)”, destacou o secretário João Abreu.

Ele lembrou que a variação do PIB estadual foi superior à média do Brasil (que cresceu apenas 2,7% em 2011) e que a participação do Maranhão no PIB nacional passou de 1,2% para 1,3%. O secretário assinalou, também, o avanço no PIB per capita do Maranhão, que alcançou R$ 7.852,71, ficando à frente do Piauí.

Educação

O bom desempenho alcançado pelo Maranhão na área da Educação também foi destacado pela secretária adjunta de Educação, Conceição Andrade. Ela assinalou que a média das escolas maranhenses foi elevada de 478,75, em 2011, para 481,37 em 2012, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação.

Com o resultado, o Maranhão sobe três posições no ranking das melhores escolas no Enem. Conceição Andrade ressaltou que as escolas estaduais elevaram de 441,5 em 2011, para 449, em 2012, a nota das provas objetivas, que consideram as quatro áreas de conhecimento do Enem: ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens.

Outro ponto destacado pela secretária adjunta de Educação foi que os dados do Inep também apontam melhora na participação de escolas nas diversas regiões do estado. “No ranking das 10 primeiras escolas com melhor desempenho no estado aparecem além de São Luís, escolas de Caxias, Lago do Junco, Carolina, Bacabal e Imperatriz”, observou Conceição Andrade.

Emprego

O secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, observou avanços do Maranhão no setor, com a criação de 3.563 novas vagas de emprego no Maranhão no mês de outubro, de acordo com números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged).

Foto: Handson Chagas

9 comentários para "Avanços do Maranhão"


  1. Héder Santos

    O maranhão cresce que nem rabo de cavalo. Apenas pra baixo.

    kkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. claudio

    todos os dias estamos vendo nos blogues alugados que o maranhão avança mas pr onde mesmo pro fundo do mar kkkkkkk bande de palhaços.

    • Zeca Soares

      A notícia precisa ser dada, gostem aqueles que pregam o quanto pior melhor, ou não.

  3. Macabeu

    Estória para inglês ver, como vocês são levianos, imprensa amilhada, mentirosos irresponsáveis, pagos para dizer inverdades, um crescimento pífio, querem fazer crer que é grandes coisa, 99% do que afirmam é mascarado com mentiras…

  4. Toni

    Só quem é cego não consegue ver as coisas melhorarem no Maranhão.

  5. flavio 54

    Tudo mentira, enganadores, palhaços estão querendo ludibriar as pessoas

    • Zeca Soares

      Calma, Flávio. Você pode ter um problema por conta dessa raiva toda que demonstra aqui.

  6. Adielson Botelho

    Pura falácia… Quem anda pelo estado como eu, sabe que esses dados são meramente ilustrativos, para não dizer viciados. Enganação!

  7. Joaquim

    Os atuais, “de sempre” gestores estaduais parecem uma equipe de médicos relápsos, irresponsáveis, que quase “quase” (como lhes convém), deixaram o paciente morrer. Mas agora tentam lustrar o seu paciente para as fotos que lhes garantam o seguro. Para depois espezinhá-lo, amarfanhá-lo, até a próxima foto.

    COMENTÁRIO MODERADO

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: