Apoio à apicultura

0comentário

apicultura

Com a meta de que nos próximos cinco anos o Maranhão se transforme no maior produtor de mel do país, o Governo do Maranhão e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf) estão fomentando o arranjo produtivo local na área de apicultura e meliponicultura em municípios do estado. Uma das ações foi realizada nesta segunda-feira (16), com a entrega de 279 kits de apicultura a pequenos produtores rurais dos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Anajatuba, Bacabeira, Buriti Bravo, Centro Novo do Maranhão, Colinas, São João Batista, Viana e Zé Doca. O investimento é de R$ 2 milhões.

Os kits foram entregues pela governadora Roseana Sarney, pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, e pelo superintendente da Codevasf no estado, João Batista Martins, em solenidade no Palácio dos Leões. O ato reuniu secretários de Estado, apicultores, prefeitos e deputados.

A governadora Roseana destacou que o Maranhão é responsável por um mel de altíssima qualidade muito procurado na Europa por se desprovido de qualquer toxidez.  “Por conta desse potencial, a criação racional das abelhas é uma das atividades que mais têm crescido nos últimos anos com o aumento do número de produtores e a chegada de grandes empreendimentos voltados para a extração e beneficiamento do produto”, observou Roseana Sarney.

“Com essa entrega nós vamos cada vez mais melhorar a qualidade do nosso mel e produzir mais, gerando emprego e renda no campo. Nós já somos um grande produtor e pelas informações que temos dos técnicos seremos um dos maiores do Brasil. Essa parceria com a Codevasf e com os prefeitos é muito importante porque ela acompanha e dá sustentação à nossa produção”, completou a governadora.

O secretário Cláudio Azevedo destacou que nenhum estado brasileiro produz mel de melhor qualidade que o extraído no Maranhão. “Dentro de três a quatro anos seremos o maior produtor de mel do Brasil. Nós temos florada que começa em maio na região Sul do Maranhão e vem até dezembro nos manguezais; nenhum outro estado tem essa potencialidade”, observou o secretário.

Foto: Handson Chagas

Sem comentário para "Apoio à apicultura"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: