Eleição em pauta

3comentários

roseanasarneyTanto quanto a corrida convencional para o governo do Estado nas eleições de outubro, cujos concorrentes já estão praticamente definidos – Luis Fernando Silva (PMDB), Eliziane Gama (PPS), Flávio Dino (PCdoB) e, provavelmente, anticandidatos de dois ou três nanicos de esquerda -, as rodas de conversa sobre política têm tratado de candidaturas ao Palácio dos Leões para um mandato tampão de oito meses, em eleição indireta a ser realizada pela Assembleia Legislativa.

Essa eleição só acontecerá se a governadora Roseana Sarney (PMDB) sair até abril para disputar uma cadeira no Senado. Em caso afirmativo, assumirá interinamente o governo o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), que coordenará a eleição do seu “sucessor” no Executivo – isso se dará porque o Maranhão hoje não tem vice-governador, já que Washington Oliveira renunciou para ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Nos bastidores da base governista está em curso uma discreta, mas intensa, movimentação envolvendo os prováveis candidatos a suceder a governadora Roseana Sarney. O nome mais pronunciado nessa direção é o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, que atualmente é o 1º na linha sucessória do Executivo. Discreto e acostumado a transitar e articular nos bastidores, Arnaldo Melo vem trabalhando forte em duas frentes: junto aos deputados e ao comando da base partidária. É apontado como candidatíssimo.

Outro nome que vem aparecendo com intensidade é João Abreu, chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Discreto, João Abreu vem se movimentando com cuidado no tabuleiro. Ele não se lançou candidato, não diz nem sim nem não quando é perguntado sobre o assunto, limitando-se a exibir um sorriso já por muitos interpretado como uma resposta positiva. E também o deputado Max Barros (PMDB), atual 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, que em conversas reservadas admitiu que topa ser governador por oito meses. Nada até agora pode ser confirmado, porque o processo só ganhará movimento se a governadora se desincompatibilizar.

Vale, portanto, aguardar.

Coluna Estado Maior, O Estado

3 comentários para "Eleição em pauta"


  1. Glauber Santos

    Zeca
    Por isso que a política do Maranhão é vista como um circo em todo país. Lamentável. Abandonar o barco sem ele estar atracado e em segurança, mostra o respeito que a nossa governadora tem com o seu povo. Triste.

  2. Alex

    É desse jeito Cesar do vinhais. Zeca Soares o povo não é burro em acreditar nessas tuas informações!!

  3. César do Vinhais

    Engraçado isso, teve uma certa época greve dos PM, no ano passado houve várias manifestações e essa governadora nunca deu se quer um esclarecimento para o povo, recentemente vários presos foram mortos e ela também não apareceu. Agora no ano de eleição ela, nos seus veículos de comunicação resolve aparecer como nada desses episódios tivesse acontecido, observa-se também que com as recentes propagandas do governo, o Maranhão parece uma real sociedade democrática com tudo funcionando e para finalizar a senhora Marly Sarney não é filha da atual governadora, onde ela afirma que a saúde do Estado está muito bem e por que ela teve que levar essa senhora para fazer uma simples operação no joelho em São Paulo ? outra pergunta será se aqui no MA não têm médicos competentes para realizar essa operação ?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: