E a Justiça?

12comentários

praguinhaNão é segredo para ninguém que a Segurança do Maranhão vai atravessando uma grave crise e este Blog já inclusive cobrou uma resposta no post “A reação precisa ser à altura”. No entanto, a Justiça maranhense não pode e não deve passar incólume nesse debate, afinal também tem responsabilidade direta pela atual conjuntura.

A Segurança começou a dar resposta com a prisão de pelo menos dez pessoas, supostamente envolvidas nos atos de vandalismo da última sexta-feira (03), na capital maranhense. Só que um detalhe passou despercebido por boa parte da população.

De acordo com a Polícia Militar, quem ordenou as ordens para os atos foi o detento Jorge Henrique Amorim Matias, o “Dragão”, preso por roubo qualificado em dezembro de 2012, mas coube a Hilton John Alves Araújo, o “Praguinha”, comandar a ação nas ruas de São Luís.

O curioso é que Praguinha, de acordo com a Secretaria de Segurança, é condenado a 20 anos de prisão em regime fechado por crime de homicídio. No entanto, estava foragido desde 2012, quando foi agraciado pela Justiça do Maranhão com o benefício da saída temporária de Natal e não retornou à Penitenciária de Pedrinhas.

Mesmo assim, a Polícia Militar conseguiu em janeiro de 2013 recaptura-lo, mas em outubro do mesmo ano a Justiça do Maranhão concedeu a ele, mais uma vez, a liberdade, dando ordem de soltura por considerar que havia decurso de prazo (morosidade) no recurso interposto contra sua condenação.

Sendo assim, a Segurança de fato precisa dar uma resposta a sociedade, mas definitivamente a Justiça também precisa fazer sua parte, pois caso contrário nem Força Nacional, FBI ou Interpol resolverão o problema da Segurança no Maranhão.

Leia mais no blog de Jorge Aragão

12 comentários para "E a Justiça?"


  1. Fábio

    Um absurdo isto sim.

  2. APOLINARIO ALVES FILHO

    BOM DIA A TODOS, JÁ VIROU INRRESPONSABILIDADE DE JUIZES QUE ACHAM QUE ESTÃO ACIMA DA LEI E DA SOCIEDADADE QUE PAGA OS ALTOS SALÁRIOS QUE ELES GANHAM PARA FAZER O ESTE FATO MOSTRA QUE É COMUM EM TODO BRASIL. A SECRETARIA PÚBLICA DEVE ANALIZAR PRIMEIRO SE O PRESO PODE SAIR SE ELE É UM MAU À SOCIEDADE ANTES DE OBDECER A ESTES JUIZES QUE POUCO TRABALHAM. JÁ SÃO VÁRIOS CRIMES COMETIDOS POR BANDIDOS VIOLENTOS QUE SÃO SOLTOS POR JUIZES. PRECISAMOS FAZER UMA REFORMA NO JUDICIÁRIO E INCLUIR PUNIÇÃO A JUIZES QUE SOLTAM BANDIDOS SEM OS DEVIDOS CRITÉRIOS.

  3. Ze Carlos

    Pela ordem de nível de corrupção dos poderes: 1º Judiciário, 2º, Legislativo e 3º Executivo.

  4. Mauro

    A crise estabelecida na Segurança do Maranhão tem vários culpados, mais a Governadora Roseana, é uma das principais culpadas pela crise não tomou nenhuma atitude enérgica para finda a problemática, a omissão fora tamanha que os 20 milhões enviados pela União retornou aos cofres públicos, haja visto que o Maranhão não fez um projeto adequado para novas penitenciárias. Por outro lado, a Roseana ironizou a bandidagem e o povo maranhense ao afirma que a violência era “apenas boatos”, POR ISSO ACHO QUE GOVERNADORA ROSEANA SARNEY É CULPADA.

  5. justiça

    justiça é matar matar ,matar e matar

    • Zeca Soares

      Não é isso não.

  6. César do Vinhais

    O judiciário tem a sua parcela de culpa, porém as leis têm que mudar e isso para pelos senhores congressistas que não estão nem aí para o cidadão. No Congresso Nacional tem a bancada da bola, bancada ruralista, bancada da música, e outras bancadas só não a bancada do cidadão brasileiro que levanta cedo todos os dias para trabalhar.

  7. MARCELO BRANDÃO

    O que não pode e não deve passar incólume nesse debate é a inércia da Policia Civil nesta guerra , pois só vemos ações da Policia Militar que hoje após a troca de comando está mostrando serviço mesmo com o pequeno contingente que possui , levando em consideração que o serviço de investigação é a linha principal da Policia Civil , porém volto a ressaltar não terceirizar os serviços como disse a Governadora que vai salvar o sistema e não vai mais de 1.000 apenados que esperam julgamentos que vai “desafogar o sistema” como disse erroneamente a Governadora pois todos que estão lá aguardando julgamento foi por que cometeram crimes como assassinatos e assaltos e precisam pagar sua pena

  8. Isadora

    Praga/Imundo: morte é pouco, pra ti e pra infeliz que ti colocou no mundo.

  9. flavio

    Grandes coisas terem prendido se daqui a algumas horas serão soltos.
    E comentários dizem que a suposta “inteligência” da PM escutou que agora vão atacar os postos de gasolina. E se diz inteligente porque não foi o suficiente para evitar tragédias como a morte da Ana Clara????? E dizem ainda que dentro mesmo da PM estão infiltrados os bandidos que passa todas as informações para os chefões e se pensam que são pequenos estão enganados são pessoas grandes e de poder.É, estamos perdidos mesmo. Só destruindo o Maranhão e construir um novo com menos bandidagem e politicagem!

  10. FIGUEIREDO DO PARANÃ

    nota 10 a este comentario do Zeca, certíssimo, a justiça na minha opinião é também culpada de tudo.

    • Zeca Soares

      O texto é do meu colega Jorge Aragão. Muito oportuno mesmo.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: