Opinião equilibrada

6comentários

igorlagoPor Igor Lago

No Brasil e no Maranhão, a situação dos presídios – muitos, infelizmente, verdadeiras universidades do crime, estão colocando em cheque as políticas adotadas até aqui por vários governos estaduais, a exemplo do Maranhão, Rio Grande do Sul e o Rio Grande do Norte.

As diferentes organizações e entidades que tratam do tema tem alertado, constantemente, o grave problema a ser tratado como prioridade, ainda que tardiamente.

No caso específico do Maranhão, devo lembrar que houve uma tentativa de adotar uma política diferente para a área, centrada na prevenção, no controle e na repressão qualificada da violência, criando-se a primeira Secretaria de Segurança Cidadã do Brasil, com compromisso de implantar no Maranhão o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que se caracterizava principalmente pela integração entre as polícias.

Muitos avanços se deram, dentre estes, o aumento do contingente desses bravos profissionais, os policiais militares, para tentar compensar o seu déficit histórico. Foram contratados 1000 novos policiais militares. É preciso compreender que nos 172 anos da Polícia Militar do Maranhão, o efetivo total era de 6.706, ou seja, aumentou-se em 14,91%. Também foram entregues 400 novas viaturas quando a frota inteira era de 1240 viaturas, ou seja, um aumento de 32,25%.

Foram criadas, também, 500 novas vagas nos presídios, o que ainda era pouco para a demanda crescente, mas que representava algo se levarmos em consideração os 9 anos precedentes que só criaram 450 e, em toda a história do estado, 1716 vagas.

Mas, repito, o que se estava formatando era o novo enfoque da segurança pública no sentido de aproximá-la do cidadão, das comunidades, no respeito aos direitos humanos.

E, precisamos reconhecer, aquele governo que durou pouco, não era “mil maravilhas”. Também tinha os seus problemas em muitas áreas, inclusive na segurança pública, que teria de enfrentar ou sofrer os desgastes inerentes.

Creio que uma boa visão administrativa é continuar aquilo que está dando resultados positivos, independentemente da cor política de quem implementa a iniciativa.

Essa crise na segurança pública, os alarmantes índices de violência, as lastimáveis tragédias pessoais e familiares são inaceitáveis porque resultantes de uma política nacional e estadual a ser reformulada.

Que me desculpem os portadores de ambições políticas e eleitorais, os bem-pagos mercadores da opinião pública na grande, média e pequena mídia, alinhada ou não ao sarneyísmo e/ou aos seus dissidentes, o reinaldo-dinismo, é dever de todos ter serenidade, altivez e sentimento cívico para não cairmos no uso vulgar e barato da atual situação.

Percebe-se, nitidamente, o uso político-partidário e pré-eleitoral de uma situação que exige algo muito maior, a civilidade baseada nos melhores valores da cidadania.

Chega-se ao cúmulo do irracional a divulgação de boatos, o uso de imagens de fotos ou vídeos que ocorreram em outras localidades e tempos diferentes, ou seja, a mentira usada da forma mais sorrateira na tentativa de espalhar ou ajudar a criar um clima de pânico numa população já insegura e fragilizada que merece muito mais atenção e respeito.

Lastimável, também, o uso corriqueiro de imagens da violência no nível mais repugnante pelos meios de comunicação. É a banalização da violência e do crime a serviço do lucro empresarial. É o apelo pela audiência e, consequentemente, pelos dividendos das publicidades.

Mas, sou daqueles que pensam que as autoridades maranhenses podem fazer muito mais, como rever a política adotada até aqui, aproveitar o que se inovou no passado e foi abandonado, incentivar os profissionais da área com mais investimentos e melhores salários, insistir na presença da polícia nas ruas e chamar as entidades do setor para sugerir e ajudar a adotar políticas administrativas mais efetivas e comprometidas com o nosso futuro.

Precisam, na verdade, calçar as sandálias da humildade e enfrentar a crise junto com a sociedade para o bem de todos.

* Igor Lago é médico e filho do ex-governador do Maranhão, Jackson Lago

6 comentários para "Opinião equilibrada"


  1. Claudio Santos

    CARO Dr IGOR, corrija seu texto. Na 3ª linha há uma expressão escrita de forma errada (EM CHEQUE, quando seria EM XEQUE). E o nobre bloqueiro, ainda insiste em defender essa FAMÍLIA, hein? Não se trata, a meu ver, de ser a favor ou contra Flávio Dino, é só uma questão de ver o que acontece no MARANHÃO DOS SARNEY’s. E mais. Essa histório de falar mal é típico do seu MEIO DE COMUNICAÇÃO, porquanto vivem malhando todos os prefeitos que comandam a cidade. Aí, eu te pergunto. Será que os prefeitos que por aqui passaram não fizeram nada de bom?

    • Zeca Soares

      Quer dizer então que Edivaldo se elegeu criticando a administração de Castelo com a ajuda de Flávio Dino e os meios de comunicação que falam mal de prefeitos. Quanta incoerência…

  2. Joaquim

    Senhor Igor, vc esqueceu? Aqui é o Maranhão, terra do autoritarismo truculento implantado a ferro e fogo pelo grupo do Sr. Sarney. Então em tudo isso só tem um problema! Aliás um problemão, o sectarismo cego do grupo Sarney. Eles não pensam e tampouco agem da forma que vc falou. Senão então diga também alto em bom som o que eles fizeram com a tentativa de implantar a citada política de segurança cidadã. Escracharam através do poderio midiático. Estão caladinhos agora por conveniência eleitoreira, MAS SE VC ESQUECEU, NÃO TEM PROBLEMA,pq o Maranhão tem MEMÓRIA.

  3. silva neto

    O Brasil tem que mudar as leis :http://www.hotmart.net.br/produto/S467563S/Era-Digital/—86031-

  4. maximus menezes

    Isso meu filho, tu realmente se vendeu para a Roseana em troca de seu emprego em Imperatriz! Teu pai deve morrer de vergonha de vc agora! nojo!

    • Zeca Soares

      Aqui quem fala contra Flávio Dino é gente que não presta e que se vende. Entendi.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: