Intervenção federal

31comentários

janotA crise no sistema carcerário é nacional. Estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Norte, entre outros, enfrentam problemas na gestão penitenciária. O Maranhão entra como mais uma fatia desse bolo indigesto.

Então, pergunto: Por que só o Maranhão deve ser alvo de uma intervenção federal?

Vale esclarecer que, em julho deste ano, por exemplo, o integrante do Conselho nacional de Justiça inspecionou estabelecimentos prisionais em Natal (RN) e sintetizou em relatório a situação daquele estado: “enfrenta um momento de grave crise, com necessidade de medidas urgentes, mesmo que medidas mínimas, pois o estado democrático de direito está em risco”.

Em Santa Catarina, a crise se agravou no início deste ano e também chamou a atenção da imprensa nacional e de órgãos de defesa dos direitos humanos. Então, repete-se a pergunta: Por que só o Maranhão deve ser alvo de uma intervenção federal?

flaviodinoA resposta não é tão simples e merece algumas considerações sobre o quê rola e quem circula pelos bastidores de toda essa questão. Vale destacar que o braço direito do procurador geral da República, Rodrigo Janot, no Ministério Público Federal (MPF) é o procurador Nicolao Dino, irmão do pré-candidato ao governo Flávio Dino, de oposição ao grupo da governadora Roseana Sarney.

Nicolao, inclusive, já foi apontado pela imprensa como o interlocutor do irmão político com a classe jurídica. Além disso, o colunista Lauro Jardim, da Veja, já chegou a tratar do caso, destacando o parentesco e observando Flávio Dino como “histórico desafeto da família Sarney”.

Nos bastidores, esse está sendo considerado um dos principais fatores de tanto endurecimento, de tanta rigidez com o Maranhão diante de uma crise que é nacional.

Vele lembra  que o outro irmão de Flávio Dino, o Sálvio Dino foi Secretário de Justiça no governo de José Reinaldo Tavares. A situação de caos nos presídios maranhenses já era uma realidade.

* Este texto foi publicado inicialmente no dia 21 de dezembro do ano passado.

31 comentários para "Intervenção federal"


  1. justiça

    agora todo mundo é culpado ater eu pro mortes no presidio….

  2. Luís Domingos

    O principal problema do maranhão não são os presos do sistema penitenciário que estão em pedrinhas, são os operadores do sistema politico que estão soltos no palácio dos leões.

  3. Lucas

    Por conta da letargia da governadora que só quer saber de picuinha e lagostas!

  4. genilson campos

    O problema do Maranhão sempre foi este: desvio de foco. Estamos diante de uma situação grandemente vergonhosa e agora a discussão descambou para o processo eleitoral e seus possíveis protagonistas. Ao que parece, a problemática vai se tornar a grande plataforma política desses atores.
    Estamos, realmente, fadados ao atraso: De um lado, um governo que se mostra inerte e só se mobiliza quando é ameaçado de perder o poder; de outro, candidatos sedentos de sentir o gosto de comandar o estado, mas que não apresentam nada de concreto para convencer a população.
    No final, somos reféns da falta de opção.
    Triste sina a do Maranhão: Ninguém se importa realmente com o futuro do estado. Apenas com os próprios interesses…

  5. claudio

    Para Roseana, onda de violência ocorre porque Maranhão está mais rico

    é uma frase linda você não acha. como sempre servimos de chacota com tanta idiotice da sua patroa.

  6. ALENCAR

    Se tu for para ruas e perguntar a população se a mesma é a favor ou não da intervenção, com certeza 80% ou mais responderam que sim. O fato é que o Maranhão precisa de intervenção urgente independentemente de A e B.

    • Zeca Soares

      Isto só comprova que a segurança pública é um problema nacional.

  7. Jorge Franco

    Tem candidatos ao governo do Estado do Maranhão que esta aproveitando desta crise no sistema prisional do Maranhão para tirar proveito em sua candidatura mais não esta só ocorrendo em nosso Estado os investimento tanto no Governo Federal como Poder Judiciário e Legislativo nos últimos anos foram muito poucos, agora vejam uma postagem baixo dito pelo Por Igor Lago.
    “Por Igor Lago
    No Brasil e no Maranhão, a situação dos presídios – muitos, infelizmente, verdadeiras universidades do crime, estão colocando em cheque as políticas adotadas até aqui por vários governos estaduais, a exemplo do Maranhão, Rio Grande do Sul e o Rio Grande do Norte.
    As diferentes organizações e entidades que tratam do tema tem alertado, constantemente, o grave problema a ser tratado como prioridade, ainda que tardiamente.

    Que me desculpem os portadores de ambições políticas e eleitorais, os bem-pagos mercadores da opinião pública na grande, média e pequena mídia, alinhada ou não ao sarneyísmo e/ou aos seus dissidentes, o reinaldo-dinismo, é dever de todos ter serenidade, altivez e sentimento cívico para não cairmos no uso vulgar e barato da atual situação.”

    Para um bom entendedor meia palavra basta.

  8. Junior SLZ

    O orçamento de 2014 do governo do estado está com a fatia maior para a SINFRA. É só a governadora determinar a construção de vários presídios no estado e o pré-candidato construirá vários num passe de magica. Vejamos as construções de estradas que são “construídas” em uma semana e são inauguradas. Será uma ótima cartada para 2014. Pensem nisso.

  9. Alex

    A culpa é sim desse governo medíocre!!!

  10. Claudio

    É bem verdade que essas duas pessoas, O Sálvio Dino e a Eurídice estavam na gestão penitenciária e não conseguiram resolver um problema que já vem se alastrando a anos na gestão penitenciária. O Sebastião Uchôa nada pode fazer para melhorar essa situação, o que falta caro Zeca são mais investimentos nesse setor, isso sim. Agora peço que seja mais imparcial em seus comentários e tente mesclar as críticas sobre a Gestão Municipal e Estadual, pois acredito que a melhor qualidade de uma alguém que trabalha com comunicação é ser imparcial.

    • Zeca Soares

      Aprenda uma coisa Cláudio sempre se fala que falta recursos em tudo. Nem sempre é assim. O que faltava era um choque de gestão e a mudança dos maus servidores. O Pedro fernandes chamou para as salas de aula 4 mil professores e foi criticado porque fez uma turma voltar a trabalhar. Era uma prova que não se precisava só de concurso. Na área médica é uma mesma coisa. O médico falta plantão e se diz que tem que se contratar mais médicos. Nem sempre é esse o problema.Uchôa está tirando os maus servidores e isto está fragilizando e acabando com os esquemas.

  11. Joaquim

    Vamos deixar de hipocrisia!!! Dona Eurídice fazia um bom trabalho, “interrompido precocemente” tentando consertar um sistema falido deixado pelo modelo do atraso que não serve mais para lugar nenhum. Só a justiça eleitora que é cega, bem como uns tantos Maranhenses que não se dão conta quem são vítimas dessa gente. ASC!!

  12. Joaquim

    Esses estados enfrentam problemas,já no Maranhão se verifica a degradação das instituições públicas nas mãos de quem,já se sabe,nunca tiveram competência nem vocação para gestão pública. E se isso é um bolo, é bem ruim. Nele o Maranhão entra com a pior fatia, (a absoluto incompetência para administrar qualquer coisa que seja pública). Rapaz, vai levar tempo e será difícil arrumar,(isso se sair das mãos dessa gente), o estado desestruturado em todos os setores da vida pública.

  13. André

    HAHAHAHAHAHAHAH… Zeca, menos. Por favor né. Quando não é algo sobre o governo, você vem com o discurso de que a pessoa é da turma do quanto pior, melhor. Agora que é relacionado ao governo, você se torna uma dessa pessoa. Ora, pouco me importa se os outros estão tão ruins quanto o nosso, o importante é que algo seja feito aqui, com intervenção de tropas federais ou não.

    Zeca, sério. Isso tá ficando vergonhoso. Até o povo da própria mirante tá comentando isso.

    • Zeca Soares

      Aceitei na mosca n]ao é André??????

  14. PAIOOOO

    Quando a pessoa é do lado politico, não sabe criticar… Não voto enm em roseana e nem eflavio… mas quer dizer q a culpa agora é de flavio? me compre um bode zeca;…

    • Zeca Soares

      Culpa não, mas interesse sim.

  15. José Carlos Pereira Martins

    FALTA GESTÃO!

    Estão querendo politizar as coisas. O que falta é pulso na gestão penitenciária do Maranhão. Arregacem as mangas e mostrem serviço! Onde estão as unidades que prometeram construir, os concursos para reforçar o quadro de agentes e inspetores e, área técnica de assistentes sociais, psicólogos, setor jurídico e outros? Contratar pessoas desqualificadas e sem compromisso com o sistema não resolve.

    • Zeca Soares

      Você quer um presídio construído da noite pro dia é? COmo?

  16. wILSON

    COMENTÁRIO MODERADO

  17. César do Vinhais

    Zeca Soares me desculpa mais eu quero tocar em duas frases desse manchete a primeira é quando você cita a senhora Eurídice Vidigal, ela estava fazendo um excelente trabalho na área de segurança e alguns radialistas como o senhor Geraldo Castro, batia nela todos os dias, naquela época os números da violência eram bem menores dos dias atuais e eu não vejo esse mesmo radialista bater no senhor Aluízio Mendes o por quê será ? outro fato é quando vossa senhoria destaca sobre gestão penitenciária, isso aí é o que está faltando no setor, pois o quê se ver hoje em tudo no Brasil é política que não se confunde com gestão, se houver mais preocupação com a gestão e largar o lado da política do ódio, da vingança e da mesquinharia, certamente o Maranhão vai avançar. Nos dias atuais no Brasil, nós não temos partidos de oposição e muito menos de situação e sim grupos que querem chegar a qualquer preço no poder, para fazer o Estado uma extensão dos seus partidos e roubarem a máquina pública, essa ação foi feita em quase todo o governo do PSDB e agora está ocorrendo com o PT em seus aliados.

    • Zeca Soares

      Sobre os colegas, eles que respondam.

  18. Observador

    Zeca, muito bem abordado o assunto. O sonho dessa gente é destruir a família Sarney, certamente usará de qualquer expediente para conseguir.Estão desesperados porque o filho (EdH) não vingou como administrador.

  19. claudio

    PURA INCOMPETÊNCIA DA GOVERNADORA, E AINDA FAZ PROPÁGANDA QUE A SEGURANÇA DO NOSSO ESTADO É BOM DEMAIS.

  20. orlando piedade

    Quantos detentos foi executado em Natal e em Santa Catarina
    este ano? Então não leve o caso para a politicagem.
    Tem que ter e solução

  21. Adielson Botelho

    Simples, Zeca. O estado não teve a mínima competência. Nem esta, nem outra gestão. Sem protecionismo pró-roseanista, Por favor!

    • Zeca Soares

      Então não vamos culpar apenas um.

      • Adielson Botelho

        Culpar todos, inclusive quem está atualmente e, esteve nas últimas décadas. Sem protecionismo…

  22. Claudio

    A resposta da intervenção federal é simples caro Zeca. O governo do Estado do Maranhão nos últimos anos não deu muita importância a área de segurança pública, minimizou os problemas apresentados e diminuiu os investimentos na área, que é uma das mais importantes para nossa sociedade.
    Prova disso foi a aprovação da LOA de 2104 que reduziu o valor de investimentos na área de segurança pública.
    Só agora depois que todas essas rebeliões e mortes estão acontecendo é que o governo do estado do maranhão resolveu construir os presídios.
    Vamos esquecer o lado política da coisa caro Zeca Soares e retratar essa realidade, por favor.

    • Zeca Soares

      Nos últimos anos que você fala também inclui as gestões de Sálvio Dino (irmão do Flávio Dino) e de Eurídice Vidigal (esposa de Edson Vidigal) não é isso?

      E o que você diz do posicionamento do juiz Fernando Magalhães que afirma que Sebastião uchôa está conduzindo de forma correta as coisas?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: