Combate ao glaucoma

0comentário

saude2O Hospital Estadual Aquiles Lisboa, localizado no Bonfim, área do Itaqui-Bacanga, realizou, nesta sexta-feira (17), uma ação para triagem e combate a casos de Glaucoma. A ação, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), integra o calendário do Programa de Combate ao Glaucoma, que a partir de hoje vai atender a população em torno da unidade de saúde e que precisa deste tipo de atendimento.

Segundo a diretora do hospital Celijane Melo Rodrigues, o atendimento visa identificar e diagnosticar casos de glaucoma e outras doenças oftalmológicas, para que se possa dar início imediato ao tratamento em unidades de referência que integram a rede de saúde estadual ou em unidades parceiras do projeto. Ela diz ainda que com esta primeira ação e com as posteriores, o Hospital Aquiles Lisboa passa a ser uma referência da área Itaqui-Bacanga para este tipo de doença.

“Nós temos uma população muito grande moradora de bairros desta região que procuram nossos serviços, e agora com este trabalho de detecção de problemas oculares, poderão também iniciar seu tratamento e fazer o acompanhamento aqui mesmo na unidade ou em uma unidade referenciada, caso seja necessário”, afirma.

saude1Com dias programados, organizado por ordem de chegada e distribuição de senha, serão consultados entre 250 a 300 pacientes que passam por triagem clínica e realizam três exames distintos para o diagnóstico: capmetria, tonometria e o exame de fundoscopia, este último relacionado ao fundo do olho e que, com o auxílio de aparelhos, pode diagnosticar o glaucoma com maior precisão permitindo examinar as artérias, veias e nervos da retina.

O atendimento é direcionado a pessoas com mais de 60 anos. No entanto, a coordenadora das ações, Zélia Moreno, também gerente de atendimento do Hospital do Olho, clínica parceria do projeto, diz que aquelas pessoas que já contam com histórico da doença na família, apresentam qualquer alteração ou problema na visão por conta da miopia, com diagnóstico de hipertensão ou diabetes devem procurar o atendimento por estes fatores de risco.

“Com a detecção do problema ou dos problemas, este paciente passará então a fazer o tratamento seja ele cirúrgico ou não e receber de forma gratuita medicamentos necessários ao tratamento. Feito isso se dará o acompanhamento de cada caso pelo médico mediante retorno geralmente de três em três meses para avaliação quando solicitado”, esclarece Zélia Moreno.

Fotos: Francisco de Paula

Sem comentário para "Combate ao glaucoma"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: