Objetivos do Milênio

0comentário

pedrofernandes

A parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para a implementação dos Objetivos do Milênio (ODM) em municípios maranhenses foi o principal assunto discutido durante reunião na sede da Seduc, com representantes da Secretaria e coordenadores dos ODM.

O encontro contou com a presença do secretário Pedro Fernandes e os auxiliares: Tadeu Lima (coordenação das Unidades Regionais) e Leuzinete Pereira (ensino); o secretário executivo Adjunto Nacional de ODM, Odilon Luís Fabrício; o assessor da Secretaria Nacional de Relações Político Social da Presidência da República, Ubirajara Augusto; a coordenadora do núcleo estadual de ODM, Maria José; e representantes do projeto.

O secretário Pedro Fernandes ressaltou que a educação deve ser feita com a participação de todos – governo, sociedade e família. Ele destacou que em 2013 a Seduc desenvolveu diversas ações junto aos municípios. “Realizamos 28 conferências intermunicipais com a participação de todos os municípios, com apoio do Fórum Estadual de Educação, o que resultou na construção do Plano Estadual de Educação. Agora vamos auxiliar os municípios na elaboração de seus planos de educação”, frisou.

Pedro Fernandes também informou que a Seduc, atendendo solicitação do Ministério da Educação, realizará, dia 28, um seminário com prefeitos e secretários de educação no intuito de fortalecer o regime de colaboração.

Segundo ele, serão disponibilizados aos gestores municipais diretrizes curriculares (as mesmas que serão distribuídas às escolas estaduais), guias de gestão escolar e o mapeamento eletrônico que é utilizado como ferramenta de gestão e controle docente na rede estadual.

O secretário executivo de ODM, Odilon Luís Fabrício, destacou a importância da participação da Secretaria de Educação para o alcance das metas dos ODM. “Nós queremos cooperar com a Secretaria no trabalho em prol de uma educação de qualidade”, revelou.

“Temos objetivos em comuns para melhorar os indicadores educacionais do estado e nossa parceria será para desenvolver ações conjuntas para alcançar os ODM”, ressaltou o assessor da Presidência da República, Ubirajara Augusto.

As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles: 1 – Acabar com a fome e a miséria; 2 – Oferecer educação básica de qualidade para todos; 3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4 – Reduzir a mortalidade infantil; 5 – Melhorar a saúde das gestantes; 6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7 – Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Foto: Lauro Vasconcelos

Sem comentário para "Objetivos do Milênio"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: