Sem explicação

10comentários

moto

Quase 500 gols na carreira. Paraense, mas com Maranhão no coração. Ídolo do futebol maranhense. Referência e um dos poucos craques (de verdade) ainda vivo. Aliado a tudo isso, uma pessoa que tranquiliza e agrada o ambiente pelo qual passa. Hamilton Sadias, aos 80 anos, ano da Copa do Mundo no Brasil, tudo a ver com sua história, acaba de ser homenageado de forma melancólica pela Federação Maranhense de Futebol (FMF): foi demitido do quadro de funcionários.

Hamilton Sadias trabalhava no Departamento de Competições da federação. Fazia seu trabalho diariamente e ainda era atração aos visitantes da entidade, afinal de contas falamos do atacante que marcou 499 gols na carreira, sendo 244 só pelo Moto Club. Foram 14 anos de trabalho com a bola nos pés. Quem viu jogar, tem a impressão que nunca vai ver outro igual.

O problema não é quanto à parte legal do assunto, mas moral mesmo. Mudança de quadro e demissões acontecem todos os dias em todas as empresas. Mas sinceramente não se observa razão pra afastar a ‘história viva’ da casa do futebol. Contenção de gastos? Sério mesmo?

Enfim, não há muito que dizer sobre falta de reconhecimento das referências de verdade. Simplesmente um dos grandes nomes do futebol maranhense não poderia sair de cena sem ser, pelo menos, lembrado de forma digna.

Lamentável o tratamento da Federação Maranhense de Futebol para com este craque que tem nome e serviço prestado ao futebol maranhense. Essa foi mais uma das muitas besteiras que a atual administração da FMF cometeu.

Fica o espaço ao presidente Antônio Américo Lobato Gonçalves esclarecer o motivo da demissão de Hamilton, mas sobretudo, o pedido para que reconsidere a decisão equivocada que assinou.

Em nome de Hamilton e de muitos craques que escreveram e que escrevem a história do nosso futebol, a FMF deve reparar essa grande injustiça que cometeu com um dos nossos maiores ídolos de todos os tempos.

Na foto do pesquisador Hugo Saraiva, Hamilton participa do lançamento das camisas retrô do Moto ao lado do ex-presidente Roberto Fernandes, do volante Marcinho e do meia Felipe.

10 comentários para "Sem explicação"


  1. danilo54

    Esse presidente ja ta ficando é gaga, ele só pensar em reformar a fmf fazendo salas e mais salas pra colocar mais pessoas da familia e tira um cara que é um mito do futebol. Vamos nos reunir agora, fazer um protesto pra tirar esse cara dai, ele só quer viajar, viajar,viajar, manda logo ele ir PQP, ladrao safado. Estou de saco cheio desse cara.

  2. CARLOS

    ASSIM É COMO SE TRATA UMA PESSOAL QUE TANTO FEZ PELO FUTEBOL,
    BEM JÁ COLOCOU ALGUMA PARENTE DELE NO LUGAR

    VOLTA ALBERTO!
    VOLTA ALBERTO!
    VOLTA ALBERTO!

  3. ALESSANDRO AGUIAR

    MEU AMIGO ZECA SOARES, SOU TORCEDOR DO MOTO CLUB,ESTOU MORANDO A 06 ANOS NO CEARA, MAS TODO DIA EU TO LIGADO NAS NOTICIAS DO FUTEBOL MARANHENSE, VOU TE CONTAR UMA COISA, QUANDO SAI DO NOSSO MARANHÃO AQUELE SENHOR QUE EU NÃO GOSTO NEM DE FALA O NOME,”AF”, ERA PRESIDENTE DESTA SUCATEADA FMF,QUANDO EU PENSO QUE AS COISAS VÃO MUDAR AI EU FICO SURPRESO COM ESSA NOTICIA, DESEMPREGAR UMA LENDA VIVA DO NOSSO FUTEBOL, E PARA PIORAR HOJE É QUE EU VIM PERCEBER, QUE ESSE “MOUSE”, CHAMADO ANTONIO HENRIQUE É AQUELE MAGICO QUE NA DECADA DE 90, COM UM TRUQUE FEZ SUMIR R$ DA VENDA DO NOSSO KLEBER PEREIRA, É INJUSTUFICAVEL ESSA ATITUDE, MEU DEUS É POR ISSO QUE AQUI ONDE EU MORO NUMA CIDADE DE APENAS 8.000 HABITANTES QUANDO EU FALO EM FUTEBOL MARANHENSE,SOU HUMILHADO,CULPO TAMBEM ALGUNS DIRIGENTES DESSE MISERO FUTEBOL QUE SÃO CONINVENTES QUE ESSES ABUTRES QUE “TOMAM DE CONTA” DO NOSSO FUTEBOL , VALEU MEU CARO ZECA

  4. NEGAO

    Contenção de despesas????
    Então quanto será que ganham o senhores: SILVIO FONSECA e ROBERTO GARCIA???? Todos parentes de Antonio Viajando Américo.

  5. Hamilton Pereira Santos

    Caro Hugo Saraiva, sou torcedor do Sampaio Corrêa e uma das jogadas do Hamilton Sadia, foi em um jogo entre Sampaio x Maranhão, quando Hamilton estava próximo de encerrar sua carreira, onde ele deu tres dibles daqueles de quebrar a coluna comose diz na gíria, os mais velhos podem me ajudar na confirmação desse jogo. Dois meses depois Toinho tinha sido contratado pelo São Paulo Futebol Clube, onde passou dois anos como titular absoluto. Não foi dible dado em um goleiro qualquer, era um Sr. goleiro.

  6. Hamilton Pereira Santos

    Se é por contigência de despesas, pq o Presidente Antônio Américo não reduz seu salário como Presidente da FMF e do Antônio Henrique como Diretor de Futebol. Na minha concepção pelas besteriras que Antônio Henrique vem fazendo era ele quem deveria ser dispensado. Ressuscitaram um morto que a 15 anos também contribui para afundar o futebol maranhense. Façam um retrocesso desse Senhor e vejam o que ele deixou de ruim para nosso futebol.

  7. Hugo Saraiva

    Zeca, geralmente entro no blog, mas não comento nada – enquanto o povo daqui não souber separara o “joio do trigo” e deixar de baixarias com ofensas gratuitas uns aos outros nos comentários, me recuso a escrever algo por aqui. Contudo, acabei de ler a notícia da repentina demissão do craque Hamilton. Tenho só 29 anos, não o vi sequer jogar festivamente após encerrar a carreira, mas tenho pelo Hamilton um respeito que os grandes craques do nosso futebol devem ter. Conheci o Hamilton em 2011, quando ainda pesquisava para o livro do Moto Club e conheci ali uma pessoa lúcida e, acima de tudo, um mito. E digo isso porque era unanimidade o que os torcedores comentavam: era Hamilton o maior nome que já havia passado em nosso futebol. Tive a oportunidade de outras vezes sentar para conversar com ele e vi na sua fala mansa e timidez alguém que ainda ostenta muito orgulho pela sua história, escrita à base de muitos gols. Lembro que um dia fui à FMF convidá-lo pessoalmente para o lançamento do livro do Moto e ele puxou da sua pasta uma matéria falando dos seus quase 1.045 gols (muitos deles não comprovados por carência de provas, o que o deixa com a marca de apenas 499 gols oficiais). Vi que ele tinha muito orgulho nisso, em sua história, em saber que ainda era lembrado pela torcida que um dia o aplaudia calorosamente. Um dia ainda vou fazer uma biografia dele, já que tenho muito material sobre a carreira do Hamilton e vou me dispor a fazer isso um dia, sem nenhuma intenção em retorno financeiro – apenas pelo prazer em deixar registrada a história de um mito que, graças a Deus, foi do nosso futebol. Fico profundamente triste com essa mania de o maranhense não respeitar os seus ídolos, de não reconhecer alguém que muito trabalhou pelo nosso futebol e pela alegria do torcedor. É uma questão de reconhecimento e até uma forma de gesto humanitário ainda mantê-lo na ativa. Seu Hamilton tem muito ainda a ensinar e jamais poderia, do alto dos seus 80 anos, ser demitido de algo que faz parte da sua vida hoje, que é o convívio com o futebol e, sobretudo, com o trabalho, algo que dignifica qualquer ser humano. Enfim, me solidarizo com o eterno craque e deixo aqui o meu sentimento de repúdio para com a FMD, pelo gesto errôneo. Espero que o Presidente Antônio Américo volte atrás na decisão e o mantenha no cargo.

    • Zeca Soares

      Perfeito, Hugo.

    • FERNANDO 81

      PERFEITO HUGO!! Você como historiador tem gabarito para comentar sobre o Hamilton e o fez brilhantemente.
      A propósito sou um dos admiradores do seu trabalho HUGO, tenho seu livro da história do Moto Club na minha cabeceira e leio seu EXCELENTE blog futebol maranhense antigo!

      Só queria fazer um adendo ao seu comentário, onde você fala que não comenta no blog porque as pessoas aqui se ofendem gratuitamente e usam baixarias…COMO UMA DAS PESSOAS QUE MAIS TIRA SARRO AQUI, COM A PERMISSÃO DO ZECA, PERMITA DISCORDAR DE VOCÊ!!!

      EU E OUTROS “AMIGOS” BOLIVIANOS E MOTENSES E MAQUEANOS, brincamos, zombamos, discutimos etc…TUDO DE FORMA SADIA, NO LIMITE DA GOZAÇÃO E DA ESPORTIVIDADE…coisas que o Futebol permite…CREIO QUE NINGUÉM DEIXE DE DORMIR OU COMER POR CAUSA DISSO!!!
      AS PESSOAS QUANDO EXAGERAM, TÊM O COMENTÁRIO MODERADO PELO ZECA!!!

      A carapuça não me serviu, pois não me considero baixo e desrespeitador…mas como um comentarista assíduo do blog, senti-me no direito de discordar!!!
      Abraço desse seu fã anônimo!!!

  8. Jorge cavalcante

    Uma Lástima… esta´é a definição da Administração deste Presidente da FMD, onde todos apostavam na mais sinceras oportunidades de Mudanças do Futebol Maranhense… uma pena…tá ficando Pior que o Anterior… Passo a Acreditar que no Maranhão tem mesmo UMA CABEÇA DE BURRO ENTERRADA….AFE….

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: