Cidades Digitais

4comentários

gilcutrim

A Prefeitura de São José de Ribamar iniciou o trabalho de implantação da infraestrutura e tecnologia necessárias para execução do projeto Cidades Digitais, iniciativa desenvolvida pelo Governo Federal, através do Ministério das Comunicações, que objetiva a modernização da gestão das cidades com a instalação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de servidores, além da disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à Internet para a população.

São José de Ribamar foi o primeiro município maranhense selecionado, ainda em 2012, para receber o projeto e também desponta como o primeiro a iniciar as ações de implantação do mesmo. “Além de otimizar o trabalho da gestão pública, através do Cidades Digitais oferecemos à população Internet gratuita. Será mais um grande avanço para o município e seu povo”, afirmou o prefeito Gil Cutrim (PMDB), que nesta quinta-feira (11) acompanhou os serviços.

A primeira fase do trabalho está sendo desenvolvida na área do santuário religioso da Sede do município onde está sendo construído duto subterrâneo por onde passará os cabos de fibra óptica. Em seguida, será implantada a chamada rede de topologia em anel, uma rede de fibra óptica que interligará todas as Secretarias Municipais, sendo que cada uma possuirá um Ponto de Acesso de Governo (PAG) para se conectar gratuitamente à Internet.

A terceira fase consistirá na instalação dos chamados Pontos de Acesso Públicos (PAPs), rede através da qual o cidadão irá se conectar gratuitamente à Internet. Neste primeiro momento, os PAPs serão instalados na Sede da cidade em três locais: santuário religioso, Parque da Cidade e Viva Ribamar. A previsão é de que todo o trabalho de implantação seja concluído ainda neste primeiro semestre do ano e o Cidades Digitais esteja operando totalmente no início do segundo semestre.

“É importante dizer que os Pontos de Acesso de Governo também serão levados para os demais prédios públicos da Prefeitura, como Hospital, Unidades Básicas de Saúde e Centros Sociais, por exemplo, situados em todas as regiões da cidade. Também é importante informar que, numa segunda fase, iremos levar os Pontos de Acessos Públicos à Internet para as demais regiões de São José de Ribamar”, explicou Cutrim.

O projeto Cidades Digitais conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, Telebras, Inmetro e BNDES.

4 comentários para "Cidades Digitais"


  1. Paulo Vieira

    Não só professores aguardam nomeação do concurso realizado em 2011 pela Prefeitura de São José de Ribamar, foram várias áreas, saúde, segurança…
    O que queremos de fato, é que Gil Cutrim dê continuidade às nomeações dos concursados, quero meu emprego! um direito líquido e certo.
    Agradeço o espaço.

  2. Ana Paula

    Estimado Zeca,
    Eu é quero saber cadê a nomeação dos professores concursados de 2011 da Prefeitura de São José de Ribamar? Mais de 60% dos aprovados dentro do número de vagas aguardam nomeação…
    Sr Gil, nos dê uma resposta concreta não aguentamos mais suas respostas ‘nos próximos meses’ são 2 anos e cinco meses nessa angústia, queremos nosso emprego, somos professores e pais de família, nos respeite!

  3. José Carlos MAQUEANO

    Olha, ele apareceu em Ribamar, coisa rara!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: