Bloco do Anjo

0comentário

andrecampos

A folia de Momo já começou na capital e o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão colocou literalmente o bloco na rua com a campanha educativa “Carnaval é gostoso de viver, não dirija depois de beber”. Na noite de ontem (28/2), o Detran-MA iniciou as ações educativas do Bloco do Anjo, que percorre os principais pontos da folia nos circuitos de carnaval na capital.

Durante a ação educativa do Bloco do Anjo, os educadores caracterizados de anjo distribuíram camisas, auréolas e ventarolas com mensagens relativas à associação perigosa de álcool e direção. A ideia do bloco é, além de distribuir material educativo, realizar testes de alcoolemia educativos (teste do bafômetro) e encontrar os “anjos do carnaval” nos grupos de foliões, que são aqueles que vão dirigir e por este motivo não estão bebendo.

Pensando nesta combinação perigosa do álcool e direção, dona Vera Lúcia Oliveira, aposentada, seu filho Wagner Oliveira, bancário e a nora Janaina Lavoura, decidiram indicar um anjo para noite. “Ninguém bebeu ainda, mas nós vamos escolher quem vai beber hoje e quem vai dirigir. Nos outros dias faremos um revezamento para evitar dirigir depois de beber,” afirmou Vera Lúcia, que destacou também que a ideia do bloco é muito útil, pois as pessoas precisam se conscientizar que bebida não combina com direção.

Os anjos do Detran-MA percorrem várias festas de carnaval em um automóvel caracterizado com o nome do bloco e iluminado, inclusive com uma auréola também, para chamar a atenção dos foliões. Para José Augusto Soares, taxista há seis anos, este tipo de iniciativa só tem a colaborar com a vida das pessoas. “A ideia é muito boa. Para nós que trabalhamos no trânsito dá até uma melhor sensação de segurança, pois muita gente ainda insiste em beber e dirigir,” enfatizou José Augusto, que foi presenteado com uma camisa de anjo, por dirigir e não beber.

detran1
Nesta sexta-feira (28), o bloco saiu pela primeira vez às ruas e levou informações educativas ao Baile da Caixa Econômica, ao Baile de Ouro da AABB, e também aos foliões que curtiram o bar Kitaro da Lagoa da Jansen.

Segundo o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos, a ideia central da campanha é salvar o maior número possível de vidas, e fazer com que as pessoas também queiram ser anjos. “O Detran-MA, por meio de determinação do Governo do Estado do Maranhão, promove ações educativas para que os foliões aproveitem a brincadeira sem transtornos. E nossa equipe está na rua para isso, dando dicas  e  principalmente alertando para quem ingerir bebida alcoólica não dirigir,” destacou Campos que participou da ação educativa.

Passarela do Samba – Uma outra novidade deste ano é um contêiner instalado na Passarela do Samba, onde os educadores do  Detran-MA também realizam um trabalho de orientação.

A professora de matemática, Ana Carolina Silva elogiou a atitude do Detran-MA.”  Gostei da atitude do Detran, é importante orientar a população que o trânsito pode ser perigoso, principalmente pela imprudência de muitos motoristas”.

O Detran-MA também marcará presença no circuito Deodoro/Cajazeiras a partir deste sábado (1/3) com o Blocão da Vida.

Sem comentário para "Bloco do Anjo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: