Avanço da Jucema

3comentários

sueline

A presidente da Junta Comercial do Estado do Maranhão, Sueline Moraes Fernandes fez uma palestra aos empresários, sócios e diretores da Associação Comercial do Maranhão, durante a plenária da entidade. Na abordagem, assessorada pela secretária geral Cledinice Fonseca e pelo chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas, Nelson Borges, além de dados institucionais, ela apresentou o aprimoramento do ambiente legal e a desburocratização, estatísticas sobre a abertura de empresas no Maranhão, o panorama de atuação da Junta Comercial nos municípios maranhenses, os desafios e melhores práticas para o registro empresarial, assim como a redução do tempo a partir da implantação de uma série de ações que já estão sendo executadas.

“Estamos trabalhando intensamente em diversas áreas para oferecer qualidade e segurança aos nossos clientes. Por isso, a Jucema está alinhada às políticas de desenvolvimento econômico do estado e aos projetos do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa para facilitar a vida do empreendedor”, explicou Sueline Fernandes.

A presidente ressaltou que as ações da Jucema desmistificam a visão que a sociedade e alguns órgãos têm sobre o papel da Junta Comercial, que, na verdade, “vai muito além da simples função cartorial. A Junta deve ser vista como uma das propulsoras do desenvolvimento socioeconômico do Maranhão. Temos um banco de dados recheado com informações capazes de mapear os segmentos. Canalizando, assim, as políticas públicas para fomentar as atividades em determinadas regiões que demandem maiores investimentos”, explicou.

Saudando a presidente da Jucema, a presidente da Associação Comercial, Luzia Rezende destacou a necessidade de maior aproximação com a classe empresarial e da ampliação dos mecanismos de divulgação dos dados e serviços da Junta Comercial na ACM. “O intercâmbio de informações será mais uma ferramenta de fortalecimento dos empresários. Por isso, considero indispensável a parceria entre os dois órgãos”, reforçou Luzia Rezende.

Atuação no Maranhão

A Jucema possui 10 escritórios regionais no interior do estado e, na capital, além da sede, duas unidades descentralizadas funcionando nos Viva Cidadão da Praia Grande e João Paulo. Todas as unidades estão aptas para fazer os registro e legalização dos atos das empresas. A meta para 2014 é a implantação de um Escritório Regional no município de Rosário e de outras quatro unidades descentralizadas nos municípios de Timon, Grajaú, Itapecuru Mirim e Viana.

Modernização

Vários projetos de modernização dos serviços prestados pelo órgão estão alinhados para este ano, entre eles a implantação da Via Única; Digitalização dos documentos; implementação de um sistema de controle que permita o acompanhamento dos prazos de julgamento; fortalecimento da comunicação interna com o desenvolvimento de vários canais de comunicação, como a intranet e o aplicativo móbile, que possibilitem o relacionamento com clientes internos e externos, de maneira ágil e transparente. Além dessas medidas, estão contempladas ainda a restauração do prédio localizado no Centro Histórico e as ações continuadas de capacitação dos servidores e dos clientes da Jucema, através de palestras, cursos, workshops e videoconferências.

“Esse é o caminho que adotamos para, de maneira planejada e imediata, viabilizar a consolidação de uma Junta Comercial mais transparente, segura, ágil, confortável e que satisfaça nossos clientes, em especial os empresários e contadores”, reforçou a presidente Sueline Fernandes.

Foto: Divulgação

3 comentários para "Avanço da Jucema"


  1. NEGAO

    AVANÇO????????????????????
    QUAL???????????????????
    Antes vc dava entrada num processo para abertura de uma empresa, durava de 3 a 4 dias, hoje dura de 15 a 20 dias…

    Isso é avanço????????????????? Acho que não

    • Zeca Soares

      Você pelo visto conhece até demais sobre a Jucema.

  2. Fernando

    Mais do que na ora e tambem fazer concurso publico ali, é so amigos dos amigos qe trabalham ali , uma pouca vergonha !!!!!!!!!!
    assim como nas secretarias e outros oje so escapa o TJ , na area de concursos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: