Campanha contra HPV

0comentário

Começa nesta segunda-feira (10), em todo o Brasil, a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Em São Luís, a vacina estará disponível nos postos de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e será destinada a adolescentes do sexo feminino na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade. O objetivo é prevenir o câncer do colo do útero.

Esta é a primeira etapa da campanha que terá ainda mais duas fases. A segunda será em 2015, quando a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e a terceira em 2016 para as meninas de 9 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, serão enviadas ao Maranhão 464,4 mil doses da vacina, ao longo de 2014. A meta local é imunizar 221,1 mil adolescentes maranhenses este ano.

Para atingir esta meta, a estratégia de vacinação será disponibilizar, além das doses nos postos e unidades da rede pública do país, vacinação também nas escolas públicas e particulares. “São jovens de uma faixa etária que não gostam de freqüentar postos de saúde. Pensando nisso, estamos incentivando a vacinação nas escolas”, destacou a Helena Almeida, chefe do Departamento de Imunização da SES.

Para orientar esta mobilização, o Ministério da Saúde distribuiu informe técnico aos estados e municípios, bem como promoveu a capacitação à distância dos profissionais de saúde e professores.

Para a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Graça Lírio a disponibilização da vacina para jovens trará grandes benefícios. “Nas próximas décadas esperamos observar uma queda no número de registros de casos de câncer graças a esta vacina. Para nós, que atuamos na saúde pública, é mais um avanço”, destacou.

Sem comentário para "Campanha contra HPV"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: