Educação especial

2comentários

geral_2

Com o objetivo de possibilitar maior inclusão social das pessoas com deficiência a Prefeitura de São Luís recebeu cerca de 450 alunos na Aula Inaugural dos cursos de Educação Especial, que estão sendo oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Foram oferecidas vagas para cursos de Braille, Libras e Educação Especial em Contexto.

Capacitar os professores da rede municipal para torná-la cada vez mais inclusiva é o principal objetivo dos cursos. Com duração de 120h, as aulas propiciam aos participantes o conhecimento sobre o sistema Braille e oferece oportunidade para a capacitação em temas, como “A Comunicação e a relação Interpessoal com a Pessoa Cega”, “Aspectos gramaticais e linguísticos da Libras”, “Transtorno Global do Desenvolvimento – Autismo”, “Sala de Recursos” e “Neurociência”.

Na primeira aula, realizada no Hotel Abbeville, o secretário Geraldo Castro destacou que são com ações como essa que a secretaria está trabalhando na construção de uma escola mais inclusiva. “É essa a escola que queremos! Agradeço a dedicação e o empenho da equipe responsável pela realização dos cursos. Estamos trabalhando diariamente para que as escolas tenham condições de recepcionar os nossos alunos e para que os professores desenvolvam seus trabalhos com excelência”, ressaltou.

No curso de Libras, o participante terá a oportunidade de se capacitar em temas como “A pessoa surda: conceitos, identidade e cultura”, “Educação de surdos: aspectos filosóficos e históricos”, “Legislação da Língua Brasileira de Sinais”, “Sistema de transcrição da Libras”, “Aspectos gramaticais e linguísticos da Libras” e “Léxico Básico da Libras”. Para o curso “Educação Especial em Contexto”, serão formadas três turmas de 100 alunos cada uma. Para cumprir a carga horária de 120h, serão realizados três encontros por mês (dois com aulas expositivas e um com elaboração e participação em oficinas).

2 comentários para "Educação especial"


  1. Jadson

    Inclusão Social, todos merecemos, é uma conquista de todos. E que os que mais precisam consigam ter respeito e dignidade de uma vida melhor.

  2. Lenita Serra

    A educação precisa de todo investimento possível. Não basta só eventos para discutir problemas, isso é um passo para elaboração de projetos e estes desde que viaveis precisam ser executados. De um todo, percebo os esforços desse secretário para melhorar a educação do município.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: