Seduc e Uema firmam convênio

0comentário

pedrofernandes
A Secretaria de Educação (Seduc) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) firmaram, nesta sexta-feira (28), convênio de cooperação técnico e científico para o desenvolvimento de projetos e programas de interesse mútuo, e um acordo para a cessão de imóveis da Seduc à Uema nas cidades de Codó, Pinheiro, Lago da Pedra e Coroatá.

Os documentos foram assinados pelo secretário Pedro Fernandes Ribeiro e o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira da Silva, e o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa, em solenidade realizada no auditório da UemaNet, Campus Paulo VI, com a participação de pró-reitores, secretários adjuntos, gestores e professores das duas instituições.

O secretário Pedro Fernandes lembrou a realização das 28 conferências intermunicipais, realizadas no ano passado, com a participação dos 217 municípios, para a elaboração de um diagnóstico sobre a realidade da qualidade de ensino ofertada na rede pública e serviu como base para a construção do Plano Estadual de Educação.

Ele frisou as que as conferências intermunicipais de educação tiveram foco em quatro objetivos e metas da Seduc, visando a melhoria do processo de aprendizado, a universalização do ensino médio, a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estado e municípios e o efetivo combate ao analfabetismo Maranhão.

Disse ainda que, em parceria com a Uema, a Seduc por meio do regime de colaboração, está apoiando os municípios na construção do Plano de Ações Articuladas (PAR), Com isso, 217 municípios concluíram seus planos para facilitar o acesso aos recursos federais.

Pelo convênio de cooperação técnico e cientifico para o desenvolvimento de projetos e programas de interesse das duas instituições, de acordo com o secretário, também está a proposta de criação do Sistema Maranhense de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Simae). A ferramenta possibilitará o acompanhamento da qualidade da educação e reunir subsídios para formulação de políticas públicas.

“A ideia é criar um sistema de avaliação que servirá também para a Uema planejar sua oferta de cursos de formação inicial e continuada de professores”, apontou.  Disse ainda que a presença da universidade neste contexto modifica o ambiente.

Neste sentido disse que acordo para a cessão de imóveis da Seduc à Uema nas cidades de Codó, Pinheiro, Lago da Pedra e Coroatá visa levar a universidade ao maior número de municípios. Nos prédios cedidos pelo acordo irão funcionar os novos centros de ensino superior da Uema.

O reitor José Augusto Silva Oliveira destacou que o acordo possibilitará à Uema contribuir de forma decisiva para a melhoria da política pública de educação e facilitar o cumprimento de sua missão que é formar profissionais de nível superior. Ressaltou ainda que o processo de formação continuada de professores também contribuirá para a melhoria dos indicadores educacionais do Estado em todas as modalidades escolares.

Foto: Lauro Vasconcelos

Sem comentário para "Seduc e Uema firmam convênio"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: