Postura equivocada

39comentários

Uma cena lamentável ontem, no Estádio Nhozinho Santos. Enquanto trabalhamos no sentido de unir o torcedor maranhense em torno dos nossos representantes em competições nacionais, ainda tem muita gente que não dá mesmo a mínima para algo tão importante.

torcidasampaioOntem, fomos surpreendidos com a presença de integrantes de uma facção de torcida organizada do Sampaio, inclusive com  faixas em meio à torcida do Paysandu. Foi no mínimo um ato de covardia com aqueles que amam o Maranhão de verdade. O pequeno grupo de torcedores do Sampaio gritava pelo “Papão da Curuzu” como se fosse o Tricolor que estivesse em campo.

Nunca, em jogos do Sampaio vi grupo de torcedores do MAC ou mesmo Moto com faixas ou bandeiras na torcida de times de fora. É o mínimo de respeito que podemos esperar.

No ano passado, também haviam torcedores do Sampaio com faixas em meio à torcedores do Bahia, no confronto do MAC pela Copa do Brasil.

Não vou generalizar, mas o pensamento desse grupinho de torcedores do Sampaio é totalmente equivocado. Será que eles acham que os paraenses vão torcer para os maranhenses algum dia? O Paysandu vai torcer para o Sampaio? Claro que não. Tenho certeza que a grande e imensa maioria da torcida do Sampaio não pensa ou age como esse pequeno grupo.

E não venham com esse argumento que isso é em nome da rivalidade. No Campeonato Brasileiro, surgem aqueles que dizem que o Sampaio é o futebol maranhense e que o seu bom desempenho é bom para todos. Prefeito, mas a recíproca é verdadeira quando falamos de torcida? Pelo visto não, quando é outro clube, a postura é essa que vimos ontem.

Fico triste pelo que vi. Sou ferrenho defensor dos nossos clubes em competições nacionais e em nome do fortalecimento desse pensamento é que trago aqui a minha indignação com a atitude desses “torcedores”.

Mas antes de condenar alguém, peço a esses torcedores que repensem essa postura equivocada. Se nós não acolhemos aos nossos quem vai acolher?

Fica o repúdio e o registro deste fato lamentável.

39 comentários para "Postura equivocada"


  1. luiz claudio

    NÃO ´PARA ESCREVER TESE E SIM A REALIDADE, ESSA IRONIA DE QUEM SE DIZ JORNALISTA INDEPENDENTE É PORQUE É VERDADE. E NÃO TEM CORAGEM DE COMENTAR A RALIDADE DESSE ESTADO COMEDO DE PERDER O EMPREGO POIS ISSO VIRA O FOCO PARA OS TORCEDORES.

  2. luiz claudio

    não sei porque o meu email não foi publicado

  3. CESAR FM

    um pequeno grupo bicoletes e tricoletes (não todos bolivianos que merecem respeito) uma boa união

  4. luiz claudio

    quer dizer que torcedor do sampaio ou do moto, mac, não podem torcer pelos times de outro estado e um cidadão maranhense que ja foi governador no estado, enriqueceu desse estado pode ser senador por outro estado para ão perder o poder. que dizer que isso não é vergonhoso,acho que tem tantas coisa smais iportante para voce criticar voce fica calado por da patroainha branca, ex. falta de segurança,falta dágua, o ee da cbfque é do estado e não faz nada pelo futebol do estado.

    • Zeca Soares

      Escreve logo uma tese.

  5. Joao Carlos

    Zeca tu ta dizendo que so acredita se ver fotos da torcida do moto apoiando o Atletico do Parana? Menos, meu caro, tu gosta mesmo de provocar e levantar polemica com bolivianos, ou simplesmente inveja do maior do Maranhao, quem tem rabo de palha nao……….

    • Zeca Soares

      Não tem nada disso.

  6. CESAR FM

    COISA ……, FAZER O QUE? SÓ LAMENTAR MESMO.

  7. Torcedor Boliviano

    https://www.youtube.com/watch?v=68NXEWwHK7M

    assista o video da torcida do Sampaio em belém e edite sua postagem pra não ficar feio zeca soares !! ai era a torcida do paysandu apoiando nosso time

    • Zeca Soares

      Feio para mim? Ainda bem que como vocês só um pequeno grupo pensa e age.

      • Torcedor Boliviano

        pequeno grupo que sempre apoia o Sampaio e não faz o estádio ficar em silencio tipo alguns de vcs gostam.. meu respeito as torcidas organizadas do Maranhão, que mesmo com tanto preconceito de vocês da imprensa conseguem fazer a festa em um estado que não tem o minimo apoio aos torcedores !

      • flavio espindola

        Zeca, vc viu o video? e a gente não faz nem o mínimo que eles fazem lá por nós, desde logistica a feijoada, hospedagem e tudo mais!!! aí vc acha que devo apoiar quem?? realmente vc nao entende de futebol e torcidas organizadas, otário! brincadeira ver uma materia dessa…

  8. Torcedor Boliviano

    EU TORÇO PRO SAMPAIO CORRÊA E NUNCA VOU TORCER PRA TIME RIVAL MEU, ISSO É COISA DE TORCEDOR MODINHA, SÓ TORÇO PRO SAMPAIO CORRÊA !! , TAVA ONTEM APOIANDO MEUS AMIGOS DE BELÉM E NÃO VEJO NADA EQUIVOCADO NISSO

  9. João Pedro

    Torcedor que é torcedor,não torce por time contra, o da sua cidade, a não ser que o seu time esteja na mesma competição, e dependa da derrota do outro, somos maranhenses e temos que honrar as nossas origens, bôbo é aquele que pensa que alguém de fora do estado vai torcer pelos nossos times, puro delírio, sou motense,mais jamais saio da minha casa pra torcer contra o Sampaio, Mac ou outro qualquer, pura falta de imaginação. Eu torço é para o meu time crescer e não pela desgra… dos outros.

  10. Paulo 31

    Comum entre as torcidas organizadas, tu nunca viu a do moto porque ela se une com a do Remorto, que nunca jogam, inclusive tem uma bandeira do Remo na torcida do moto, besteira essa tua postura. Futebol só tem emoção e torcedor em campo com rivalidade, não tem essa de torcer pro Moto, Mac só porque é Maranhão.

    • Zeca Soares

      Então o torcedor do Moto e MAC não deve nunca torcer para o Sampaio?

      • Saulo

        Eu nunca torceria pelo Sampaio, Zeca!

  11. papao vrum vrum

    futebol e gostoso por causa disso,isso e coisa de torcida!

  12. FERNANDO 81

    Torcer contra o Rival é uma coisa, daí ir pra estádio, se camuflar, gritar por um time de fora… é muita falta do que fazer!!!
    Cesar do Vinhais tá correto, isso é falta de educação, ignorância, falta do que fazer!!!
    APOSTO TODAS AS MINHAS FICHAS… OS BABACAS QUE FAZEM ISSO SÃO OS MESMOS UNIFORMIZADOS QUE BRIGAM FORA DO ESTÁDIO, OS DO SAMPAIO E OS DO MOTO!!!

  13. César do Vinhais

    Isso aí é o reflexo da falta de educação em que muitos membros das organizadas são, o que se vê que alguns elementos das organizadas, acham que a torcida deles é maior do que o clube, esse fato foi lamentável ontem, para finalizar esse negócio de aliados, provocou uma atitude primitiva naquele jogo Atlético PR X Vasco no fim do ano, as torcidas organizadas são importantes, porém alguns mal elementos têm sair de lá para o bem da paz nos estádios.

  14. Luiz Mauro – Fortaleza/CE

    Zeca,

    Primeiro acho que essas pessoas não deveriam ser chamados de torcedores. Explico apresentando um exemplo que aconteceu aqui em Fortaleza a algumas semanas atrás. Era um jogo entre Ceará x América – RN pela Copa do Nordeste. Um “torcedor” do Ceará foi flagrado jogando uma bomba caseira, recheada de pregos, em torcedores rivais. No outro dia puxaram a ficha do “torcedor” e descobriram que o mesmo já tinha sido expulso de duas torcidas organizadas do FORTALEZA, isso mesmo, FORTALEZA! Então pergunto: Pra que time essa pessoa torce?
    Isso é a realidade das torcidas organizadas, que fazem alianças em outros estados para promover baderna e afastar as famílias dos estádios. Eles torcem para a torcida e seus aliados e nutrem ódio por aqueles que não fazem parte das alianças. O clube fica em segundo plano.
    Essa é a MINHA opinião!

    Grande abraço.

  15. sampaixonada

    Não gosto dessas atitudes. Torço pra times do meu estado, sempre.

    • Zeca Soares

      Perfeito. Este é o meu sentimento também.

    • Ricardo

      Belo comentário, vc realmente um torcedor do Sampaio e do futebol maranhense, ontem vi alguns torcedores com a camisa do Sampaio vibrando com o gol do Mac, ou torcer pro Sampaio contra o interporto e passando vou torcer contra o palmeiras, como vou torcer pro Sampaio na série B e pro moto na série D, apesar de ser Mac

  16. ACR MOTENSE

    Zeca,
    Isso existe em todo o Brasil. Existem torcidas do lado A e lado B. As torcidas do Moto se aliam às torcidas do chamado lado A (Remo, Fortaleza, Sport, Vitória-BA, Atlético-PR, Internacional, Vila Nova-GO, Flamengo, Cruzeiro etc.), ao passo que as torcidas do sampaio se unem ao lado B (Payssandu, Ceará, Bahia, Náutico, Coritiba, Vasco, Palmeiras, Atlético-MG, etc.). Não se trata de torcer contra o futebol local, mas de recepcionar os aliados em jogos que ocorrem em outras cidades.
    Quanto o Moto foi jogar contra o Náutico, pela CB de 2009, fomos recepcionados pela Torcida Jovem do Sport. Da mesma forma, quando o Atlético-PR veio jogar aqui contra o sampaio, uma facção recepcionou os caras da Fanáticos, e assim sucessivamente…
    Não sei se isso é certo, só estou prestando um esclarecimento…

    • Zeca Soares

      Na minha opinião estão errados.

  17. Wellington

    Zeca,
    Sou boliviano, mas, tenho ouvido com frequência a propaganda para q os torcedores do moto sejam sócios do clube. Ocorre, Zeca, q tem um erro no
    texto, quando a pessoa diz q o moto é glórias e tradição, contrariando a letra do hino do clube.
    Não seria tradições? Afinal, a letra do hino diz”Moto Clube de tantas tradições….”
    É apenas uma observação.
    Aguardo o seu comentário.

    • Zeca Soares

      Vou passar a sua informação ao departamento comercial que é quem trata desse assunto.

  18. Claudio Roberto

    So podoa ser boliviano mesmo, torcedores idiotas.

  19. Leonardo

    Sou torcedor do Sampaio e não vou em jogos do Moto ou MAC, torcer pra eles…Questão de rivalidade mesmo. Mas fico feliz quando um time maranhense conquista bons resultados.
    Não tenho motivos pra torcer pra nenhum time de fora tb, sou apenas SAMPAIO CORRÊA, mas o que acontece ai são as amizades e alianças de torcidas organizadas.
    Quando o Sampaio joga em Belém, Fortaleza ou outra cidade que tem aliados, sempre são bem recepcionados pelas torcidas.
    Um exemplo foi a torcida do Ceará ano passado, que foi apoiar o Sampaio contra o Fortaleza.

    • Zeca Soares

      Não gostaria de ver as torcidas de Moto e MAC contra o Sampaio ou vice versa.

  20. DANIEL FILHO

    Ano passado pela 3ª Divisão, por morar aqui em Belém/PA, presenciei uma torcida organizada do Paisandu torcendo pelo Sampaio contra o Águia de Marabá no estádio Mangueirão, assim como a torcida do Remo acolhe os motenses quando aqui estão. Acredito que isso não é coisa nova no futebol.

  21. Diego

    Procura torcer pro Vasco Zeca..quero ver qnx o teu vasquinho vier jogar aq pra qm tu vai tircer.

    • Zeca Soares

      Sou jornalista. Você torcedor. Entende a diferença?

  22. neto

    não vejo nada demais.

    acho que vc é um reporte mal intencionado.

    sou palmeirense, acha que vou torcer para o curintia pq é do brasil??

    fala serio meu amigo.

    • Zeca Soares

      Mas você quer que todos torçam pelo Sampaio não?

  23. Zeca Soares, acho que vc não é um caro burro!! então será um reporte mal intencionado ??? No último jogo pela copa do Brasil,entre Sampaio Correa x Atlético Paranaense, a torcida do Moto Club, também deu suporte e apoiou a torcida adversária, sem falar das inúmeras vezes que isso aconteceu. Isso é comum no mundo do futebol, deixa de ser hipócrita.

    • Zeca Soares

      Idiote de vocês torcer por time de fora. Quando ver a torcida do Moto, MAC ou Sampaio torcedndo por times de fora estarei aqui para criticar. Nunca vi o que você fala, mas se tiver fotos me mande que falo na hora.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: