Uma história que se repete…

5comentários

edisonlobaoEm 1990, no fim do governo Epitácio Cafeteira, o candidato que o grupo do senador José Sarney apresentava para disputar as eleições daquele ano era o deputado federal Sarney Filho (hoje no PV).

O parlamentar já tinha campanha praticamente pronta, com adesivos, camisetas e bonés para serem distribuídos (naquela época, a Lei Eleitoral liberava este tipo de propaganda).

Mas o grupo liderado pelo ex-senador José Sarney – recém-saído da presidência da República – enfrentava um forte desgaste político, patrocinado pelo próprio Cafeteira.

Às vésperas da convenção, o grupo Sarney entendeu que Sarney Filho teria dificuldades para vencer o então senador João Castelo,  à época no PRN e forte representante do governo Collor no Maranhão.

Foi então que surgiu o nome do senador Edison Lobão (PFL).

Lobão fez uma campanha de recuperação; perdeu a disputa no primeiro turno, mas conseguiu levá-la para uma segunda rodada; e acabou virando o jogo contra Castelo.

24 anos depois, o grupo do senador José Sarney vive a mesma experiência.

Desgastado e bombardeado por uma oposição que se fez poderosa, o grupo enfrenta, às vésperas da convenção, a necessidade de uma troca de candidatos a governador.

lobaofilhoE, curiosamente, a família Lobão surge mais uma vez no cenário, desta vez com o senador Lobão Filho (PMDB).

Deverá caber a Lobão Filho a missão de enfrentar a favoritíssima candidatura do chefe comunista Flávio Dino, após desistência do ex-secretário Luis Fernando Silva (PMDB).

Em curto prazo, Edinho terá duas missões: agregar a classe política e garantir as condições para levar a eleição a um segundo turno, como fez seu pai em 1990.

Conseguindo cumprir a primeira, fatalmente chegará à segunda.

E com o segundo turno garantido, o jogo muda de figura.

É aguardar e conferir…

Blog do Marco D’Eça

5 comentários para "Uma história que se repete…"


  1. paulo

    COMENTÁRIO MODERADO

  2. Macabeu

    Zeca, sei que está chateado comigo, td bem, não publica mais meus comentários, pq achas que te provoco, não é nada disso, é impressão sua, o que mais admiro em vc é sua compostura, com esta atitude vc prova que tem equilibro emocional forte, não se deixa abalar por pequena provocações, tudo que digo nos meus comentário é direcionado aos politicos, nada que o atinja o nobre jornalista, mesmo pq os politicos não merecem que nós simples mortais, levante uma palha por eles, são egoistas, serviçais e bajuladores descarados, um câncer que deveria ser extipado do seio da sociedade, os politico passam e nós ficamos, pq então ficarmos como dois inimigos?, que eles se matem por lá, nós ficamos aqui, agora e sempre, passe bem meu amigo, pra frente é que se anda…

    • Zeca Soares

      Eu não faço política. Faço jornalismo. Entenda bem isso. Ganho honestamente pelo trabalho que faço e respeito a opinião de todos quando falo de política religião e futebol. Bola prá frente.

  3. SILVA

    Acho que a rejeição a Edinho é fortíssima dentro do próprio grupo, especialmente deputados estaduais, ex-prefeitos e prefeitos atuais, ou seja, quem realmente trabalha e elege governador, com muito dinheiro ,lógico. Como vcs jornalistas ainda não nos disseram os reais motivos da desistência de Luis Fernando, e ainda levando em consideração que o mesmo não volta atrás, e ainda considerando um ato de humildade de Edinho negando esta candidatura, quem poderia ser de fato candidato do grupo a esta altura ? Nomes: Arnaldo Melo, Gastão Vieira, Pedro Fernandes, João Alberto, Max Barros,Adriano Sarney, qual deles Zeca ?

    • Zeca Soares

      Você já respondeu.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: