Semed discute política de alfabetização

4comentários

Atendendo a uma das diretrizes estipuladas na versão preliminar do Plano Municipal de Educação (PME), a Prefeitura de São Luís deu início às discussões para elaborar uma política de alfabetização para toda a rede municipal de ensino. Na tarde desta terça-feira (8), foi realizada na sede da Coordenadoria da Mulher a I Mesa de Diálogo Sobre Alfabetização e Letramento. A intenção é fortalecer as atividades já desenvolvidas pelos docentes, aprimorando o processo de alfabetização e letramento em sala de aula.

Na pauta dos debates que reuniram o corpo pedagógico da Semed estava a definição de prioridades, metas e estratégias de trabalho, bem como o melhor uso dos programas do governo federal criados com essa finalidade. O documento elaborado como fruto desses debates deverá subsidiar toda a política de alfabetização da Prefeitura de São Luís entre os anos letivos de 2014 e 2015.

alfabetizacao
Para secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, a alfabetização é um dos instrumentos mais básicos e essenciais na construção de cidadania. “Não há sentido falarmos em garantia de dignidade e cidadania sem pensarmos em políticas públicas eficientes para este momento da aprendizagem. Daí a preocupação em definir nossas metas e traçar estratégias capazes de maximizar o nosso desempenho”, avaliou o titular da Educação.

A secretária adjunta de ensino, Áurea Prazeres, explicou que a política de alfabetização da rede municipal de ensino, uma vez elaborada, dará identidade aos vários programas já executados nesse campo do aprendizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). “É de fundamental importância termos uma política de alfabetização que tenha a identidade da nossa rede, feita a partir das nossas concepções sobre o tema. Assim vamos poder integralizar todas as ações que já existem e executar o processo com os nossos estudantes de forma consistente e objetiva”, disse ela.

A Semed já desenvolve diversas atividades contidas na proposta curricular da rede, além de oferecer formações continuadas a professores alfabetizadores e executar programas do Governo Federal, como o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e o Programa Brasil Alfabetizado. Com o objetivo de finalizar a elaboração e aprovar o texto do documento que estabelecerá a política, uma nova mesa de diálogos deve ser realizada em 15 dias.

Foto: Ana Paula Rodrigues

4 comentários para "Semed discute política de alfabetização"


  1. Carla Farias

    Com esse secretário a educação do município tem tido avanços significativos, enquanto que com outros secretários tudo era mais difícil e lento, com ele, que também é professor, conhece as dificuldades e o que deve ser avaliado como prioridade.

  2. Marilda Santos

    A preocupaçao com a educaçao basica tem sido a principal virtude da gestão de edivaldo, to gostando de ver pois meus sobrinhos e seus coleguinhas estao tendo uma educação digna. fico feliz por isso pq no meu tempo nao tive essas oportunidades.

  3. Tarcia

    Professor Geraldo arrebentando, como sempre. Ele arrasa.

  4. Josias

    Muito bom poder ver o trabalho desenvolvido pela educação. é isso mesmo, pois só assim com educação p termos um país melhor.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: