Mudança dos bancos vale em nove estados

0comentário

ricardomurad

O diretor de Segurança Institucional do Banco do Brasil, sediado em Brasília, Ricardo Lot, afirmou ao secretário de Estado de Segurança, Ricardo Murad, que as mudanças ocorridas no horário de funcionamento da instituição financeira em São Luís não foram adotadas somente na capital maranhense, contrariando o noticiado por um jornal local na edição de quinta-feira (24/04). A medida, segundo Lot, é resultado de um trabalho de pesquisa e foi iniciada em dezembro pelo estado de São Paulo.

“São estudos nacionais sobre atendimento nas agências e que levam em conta os benefícios na redução da rede e na otimização dos recursos. Isso porque foi constatada uma baixíssima utilização de agências fora do horário de expediente em áreas comerciais e de distritos industriais”, declarou Ricardo Lot, em entrevista por telefone.

De acordo com Lot, os clientes da instituição não precisam se preocupar com o atendimento. “Vão permanecer funcionando os terminais eletrônicos de áreas onde o movimento é maior, onde há grande concentração de pessoas”, ressaltou Ricardo Lot, reiterando que nesta sexta-feira (25), o BB emitirá nota com detalhes sobre o assunto.

Segundo o diretor de Segurança Institucional do Banco do Brasil, seguindo as indicações do estudo do BB, a medida já está sendo adotada pelo banco em estados como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e, agora, no Maranhão. “Em Brasília, por exemplo, estão sendo fechadas há algum tempo as agências do setor gráfico e do setor de postos”, enumerou Lot.

O objetivo, de acordo com o diretor de Segurança Institucional do Banco do Brasil, é também acabar com problemas de fraudes e golpes, comprovadamente mais recorrentes quando as agências já estão fechadas e há pouco movimento nos terminais eletrônicos. “Os estudos mostram que os golpistas aproveitam locais e horários em que a cidade está mais vazia, por isso, reafirmo que não é um problema localizado”, observou Ricardo Lot.

Investimentos

Ricardo Murad afirmou ao diretor do BB que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) tem adotado várias medidas com o objetivo de coibir ações criminosas contra instituições bancárias em todo o Maranhão, tanto de forma preventiva quanto nas investigações e no trabalho de inteligência policial, que têm culminado com a prisão de dezenas de quadrilhas de assaltantes de bancos.

Na capital, a Polícia Militar implantou a Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), que tem executado ações de patrulhamento ostensivo, principalmente nos grandes corredores bancários e áreas de concentração comercial. O trabalho de segurança pública conta ainda com o Sistema de Videomonitoramento, com 110 câmeras distribuídas nas principais avenidas e pontos de São Luís.

No âmbito da Polícia Civil, existe um departamento vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), responsável por investigar a atuação desses grupos e também fazer o monitoramento, por meio do Núcleo de Inteligência, da movimentação desses quadrilheiros não só no estado como também em regiões fronteiriças. Somente em 2013, foram retiradas de circulação 12 quadrilhas e cerca de 90 pessoas envolvidas com esses crimes.

Menor índice de assaltos a bancos

Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Maranhão é proporcionalmente o estado brasileiro com menor índice de assaltos a bancos, graças a forte atuação das forças policiais. O policiamento em todo o Maranhão foi intensificado com a incorporação de mais 1.800 PMs aprovados em concurso.

Somente na área do Centro Histórico, são 45 policiais militares fazendo diariamente a ronda, a pé ou com o apoio de motos e viaturas. Além disso, é feito o controle da área através do sistema de videomonitoramento, com 22 câmeras em funcionamento.

O secretário destacou ainda as ações do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), que iniciou o Plano Operacional de Segurança, executado pela Companhia de Policiamento Independente de Turismo (CpTur Ind). Atualmente, a CPTur possui efetivo de 125 policiais militares.

Foto: Nestor Bezerra

Sem comentário para "Mudança dos bancos vale em nove estados"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: