Maranhão firma convênio no Ministério da Justiça

0comentário

cristinamenesesRepresentantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) participaram, na manhã desta quarta-feira, dia 30, da cerimônia de assinatura do acordo de cooperação com o Ministério da Justiça (MJ), para a criação do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) da Polícia Civil do Maranhão. O ato faz parte do Programa Brasil 100% LAB e foi celebrado com mais 13 órgãos federais e estaduais.

A cerimônia foi realizada na sede do MJ, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), onde participaram o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão; o secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; a delegada geral da Polícia Civil, Maria Cristina Resende Meneses e o superintendente Estadual de Investigações Criminais, Augusto Barros.

“Viemos a Brasília materializar este convênio, que é extremamente importante para a Polícia Civil, e vem sendo discutido e trabalhando juntamente com o Governo Federal e os outros estados, objetivando o enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro e a troca de informações e de inteligência policial”, destacou o secretário adjunto da SSP.

O MJ prevê que até março de 2015 serão 43 unidades em funcionamento em todos os estados do país. Deste total, 24 já estão operando. A iniciativa faz parte das ações do Plano Plurianual da União por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que estabelece como uma de suas metas, equipar todos os estados com pelo menos um Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro em condições adequadas de operação.

No Maranhão, o LAB-LD terá suas instalações funcionando no prédio da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic). “É um instrumento que será utilizado por toda a Polícia Civil. A partir de agora vamos ter condições para atuar mais fortemente de modo a coibir, além da lavagem e da corrupção, também o crime organizado e a atuação de grupos criminosos. Vamos dar celeridade na capacitação das nossas equipes e deliberar as providências necessárias”, informou a delegada geral, Cristina Resende.

A parceria prevê ainda a capacitação e o treinamento de servidores e colaboradores lotados na Polícia Civil do Maranhão bem como o compartilhamento de tecnologia e metodologia com o MJ e as outras unidades da federação.

Sem comentário para "Maranhão firma convênio no Ministério da Justiça"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: