Lobão Filho se consolida na corrida para o governo

8comentários

lobaofilho

A disputa eleitoral está definitivamente polarizada no Maranhão entre o senador Lobão Filho, pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, e o comunista Flávio Dino (PCdoB), representante de uma das alas oposicionistas. Lobão entrou no cenário político na condição de representante de seu grupo há exatos 35 dias, e conseguiu, além de motivar e mobilizar toda a classe política, se consolidar como pré-candidato ao Executivo Estadual.

Um dos impactos imediatos de sua movimentação foi o resultado da pesquisa de intenções de votos do Instituto Exata, contratada pela TV Guará e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo 0010/2014, que mostrou o peemedebista com 23% da preferência do eleitorado, contra 56% de seu adversário. Pesquisa anterior, também registrada na Justiça Eleitoral e contratada pela oposição, apontava Lobão com apenas 12,5% e Flávio Dino com 62%. O fortalecimento da pré-candidatura do senador repercutiu em todas as alas políticas no Maranhão.

Desde o lançamento de sua pré-candidatura, Lobão Filho procurou se articular junto à classe política. Foi atrás de apoio de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, líderes políticos, presidentes de partidos e deputados estaduais e federais em busca de consolidação de seu nome.

Na primeira semana em São Luís, após recuperar-se de duas cirurgias realizadas em Brasília, ele recebeu mais de 60 prefeitos em sua residência. Em seguida, fez a sua primeira incursão ao interior do estado. Visitou a região sul e conseguiu fechar alianças com prefeitos e vereadores.

Em Riachão, por exemplo, recebeu apoio de 14 prefeitos. Em Grajaú foi recepcionado por dezenas de gestores e se consolidou como pré-candidato que terá o maior apoio político na região. A O Estado, ele avaliou o início da sua caminhada rumo à eleição de outubro. “O estímulo e a motivação do nosso grupo foi fundamental no processo. O estímulo partiu da nossa governadora Roseana Sarney [PMDB], que está bastante motivada, pelos prefeitos e deputados, que estão convictos da possibilidade real de vencermos esta eleição de forma plebiscitária, no primeiro turno”, afirmou.

Nacionalização – Outro fator considerado determinante para a polarização da disputa eleitoral entre Lobão e Dino foi a nacionalização da eleição no estado. Lobão Filho tem declaração de apoio do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do PT – que reeditou aliança para a eleição 2014 -, e da presidente Dilma Rousseff (PT).

Ele defende a manutenção dos programas sociais do PT e cederá palanque político para Dilma, que disputará a reeleição. Já Flávio Dino, que até o início do ano era um dos auxiliares de Dilma, com a presidência da Embratur, passou a atuar como oposição ao Governo Federal.

Ele aderiu à campanha do senador Aécio Neves (PSDB), principal adversário de Dilma no plano nacional, e também apoia o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB).

Tanto Aécio quanto Campos são contrários aos programas do PT e chegaram a criticar o reajuste de 10% concedido por Dilma ao Bolsa Família. “Se fosse eleito, algo que não vai acontecer, Aécio acabaria com todos os programas sociais do PT no Brasil. E isso não por questões conceituais, mas porque esses programas têm a cara do PT”, afirmou Lobão.

O Estado

8 comentários para "Lobão Filho se consolida na corrida para o governo"


  1. José Ribamar Martins

    O que acha ,colocar um comunista no poder? Fala sério! Essa coligação é uma farsa, depois vão levar um pé no traseiro!

  2. francisco da conceiçao

    eu voto neste candidato porque nao posso ver o maranhao nas mao deste cabra ruim porque ele nao gosta nen dele mesmo

  3. francisco da conceiçao

    eu voto neste candidato porque nao posso ver o maranhao nas mao cabra ruim porque ele nao gosta nen dele mesmo

  4. José Ribamar Martins

    Vai ter que rebolar muito pra ganhar do Lobão Filho, não quero comunismo não!

  5. joao

    chega de família Sarney, agora é Flavio Dino

  6. joao

    chega de sarneismo, agora é DINO.

  7. Toni

    A OPOSIÇÃO ESTÁ COMPLETAMENTE TONTA ENQUANTO LOBÃO FILHO CRESCE A CADA DIA MAIS NAS PESQUISAS RUMO A VITÓRIA.

  8. verdade

    Meu amigo Zeca, pode fazer e acontecer mais o povo maranhense já decidiu família Sarney, vamos dá um tempo, agora é Flavio Dino.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: