Mudança pela Renovação

14comentários

joaquimhaickelPor Joaquim Haickel

Duvido muito que eu pudesse em qualquer outro grupo que não este, ao qual faço parte, externar as minhas opiniões da forma franca e direta como faço, apontando erros e indicando caminhos.

Sempre me vi e sempre busquei me construir como um nobre cavaleiro andante. Um daqueles forjados no fogo das batalhas, onde a coragem, a honra e a lealdade serviram de metais na confecção da arma de meu ser, onde a subserviência jamais fez parte dessa amálgama.

Pois então abordemos hoje um assunto que para muitos é complicado, mas para mim é simples.

Já faz algum tempo que as pesquisas apontam a vontade do eleitor em mudar. Esse é um fato que não se deve nem se pode desconhecer.

Acontece que o eleitor não quer mudar apenas no Maranhão. Isso é um sentimento que vai mais além. É um sentimento nacional e até mesmo mundial. É o salto geracional que faz com que isso aconteça de tempos em tempos. Nós estamos nesse tempo.

Mas para que essa afirmação sobre a vontade de mudar seja bem entendida, vamos tentar esmiuçá-la e entendê-la.

Quem quer mudar? O eleitor; quem é o eleitor? Em primeira análise é o cidadão, aquele que é atingido pelos problemas do dia a dia acarretados pelo convívio em sociedade; quais são esses problemas? Coisas como a precariedade da saúde e da educação, como a falta de segurança, como o caos no trânsito e nos transportes, como a falta de saneamento básico, de infraestrutura, de habitação e como a falta de emprego.

Quando se analisa todos esses fatos, se observa que muitas coisas precisam ser feitas urgentemente para benefício de todos, independentemente de classe social, raça, faixa etária ou financeira.

Quando a educação for melhor, todos vão sair ganhando; quando o sistema de saúde funcionar com agilidade e eficiência, todos vão melhorar de vida; quando conseguirmos conter a marginalidade e diminuirmos a violência, todos serão beneficiados; quando providências simples forem tomadas para resolver nossos problemas de trânsito, transporte, habitação, saneamento básico e infraestrutura, tudo irá melhorar; quando o desenvolvimento for tanto que a busca pelo emprego for natural, tudo estará melhor.

Sejamos práticos. Em sã consciência alguém acredita que um gestor público, quem quer que seja ele, deseje fazer o pior para a população? Será que Fernando Henrique e Lula disputaram a presidência para saber quem faria menos bem ao povo brasileiro? Será que Roseana e Jackson algum dia tiveram a intenção de prejudicar o povo maranhense? E em relação aos ludovicenses? Será que Castelo e Edivaldo Junior alguma vez cogitaram o que fazer de pior? A resposta é um sonoro NÃO! Não creio que nenhum mandatário procure fazer aquilo que não é bom para os cidadãos.

Mas o certo é que muita coisa errada, muita coisa que não é boa, acaba sendo feita, e isso independe de quem é o mandatário, qual é o Município, o Estado ou mesmo o país.

O certo é que a vontade de mudança está presente.

Mudar aqui no Maranhão seria entregar para a atual oposição a direção dos destinos de nosso Estado? Sim! Isso por si só já seria uma grande mudança. Mas a pergunta que se impõe é outra. Essa mudança de nomes, de partidos, de pessoas, por si só resolverá todos esses problemas, para os quais o cidadão eleitor quer as soluções e as mudanças?

Em minha modesta opinião, é claro que não. Essa mudança pura e simples, de nomes e de grupos não resolverá nada, como já foi provado durante os seis anos de Zé Reinaldo e Jackson Lago à frente do governo do Estado e durante os 32 anos de administração de nossos adversários na prefeitura da capital. Mudou alguma coisa? Nada. E é isso que vai acontecer com uma simples mudança de nomes e grupos dominantes.

As dificuldades são muitas e imensas. Superá-las é tarefa difícil e complicada, que fica fácil e simples só no discurso daqueles que se opõem a quem esteja na situação. O inverso seria igual se fôssemos nós que estivéssemos na oposição.

Se nós acreditamos realmente que podemos renovar e revigorar o nosso grupo político e assim, com ele, conseguir o apoio decisivo dos políticos e do povo do Maranhão, temos que começar a fazê-lo logo, desfraldando a bandeira da renovação de nosso estado.

Mudemos internamente para que possamos mudar verdadeiramente o Maranhão, pois as mudanças que nossos adversários estão propondo estão respaldadas na liderança de ex-membros de nosso grupo político, que mudaram apenas de lado, mas não demodus operandi.

 

PS: Bem-aventurados os que têm coragem de reconhecer seus erros e forças para se renovar, pois eles serão respeitados por todos e seguidos por muitos.

É importante que se diga que o texto acima não está incluído nas bem-aventuranças do sermão da montanha.

14 comentários para "Mudança pela Renovação"


  1. Chico Leitoa

    Um texto bem produzido, com boa combinação de palavras, porém contaminado com pelo sentimento de grupo aliado. A alternância do poder é algo indispensável na democracia e há de prevalecer a vontade popular, sem manipulação. E ai eu questiono: porque cassaram Jackson? E não venham me dizer que não foi a força do grupo que assumiu, pois processo até mais complicado em seu desfavor, foi praticamente extinto. Pois bem, Lula com o mesmo tempo de mandato em que Jackson foi cassado injustamente, detinha baixos índices de popularidade, situação agravada quando a história do mensalão veio à mídia. Lula sobreviveu, foi reeleito e elegeu sua sussessora e hoje, mesmo com toda problemática que envolve seu partido e até sua vida pessoal, é “intocável” na opinião da grande maioria da população. Tiraram do Jackson a oportunidade que a população lhe deu, pois cada maranhense votou por um mandato de quatro anos interrompido na metade. É como se um médico que consultou, diagnosticou, discutiu com outros, e no meio da cirurgia, por decisão de um parente, é substituído e depois, com o agravamento do quadro, querer incriminar o que foi retirado na marra. Ai os argumentos vão por água abaixo, em qualquer analise de comparação dos grupos, mesmo sendo “pouco profunda”. Jackson poderia ter sido reeleito e com certeza teria colocado a educação, a saúde, a segurança publica e o sistema produtivo em situação muito melhor, inclusive, se fosse o caso, devolver de forma governável para os opositores. Quebraram as regras normais, desrespeitaram o PODER ORIGINÁRIO e agora é aguardar o que restou de sentimento reprimido…

  2. danilo54

    COMENTÁRIO MODERADO

  3. paulo

    Essa é boa mudança com o próprio grupo ,mais é um cara de pau mesmo esse grupo que governa o maranhao que fez do maranhao um dos estados que tem mais miseria do país, há mais vc não sabe o que é fome vive matando nas temas do governo. Vamos mudar sim o maranhao merece um goveno que respeite seu povo e o nome é Flávio dino.

    • Joaquim Haickel

      Vão mudar o Maranhão com Zé Reinaldo, Castelo, Roberto Rocha, Edivaldo Holanda, Humberto Coutinho, Dede Macedo, Weverton Rocha…? Tão de brincadeira!!!

    • Joaquim Haickel

      Caramba… Esqueci que tem mais gente pra mudar o Maranhão junto com Flávio… Waldir Maranhão, Zé Vieira, Carlos Brandão, Rubens Pereira, Raimundo Cutrim… Eita mudança boa!!!

  4. Rafael

    MUITO BOA A SUA OBSERVAÇÃO JOAQUIM.

  5. Jonathan

    Então a mudança interna do seu grupo político se dará com Edinho Lobão?
    Dizer que a solução do nosso estado é a educação, não seria atirar no próprio pé, posto que esta nunca foi (e nunca será) política e prática do seu governo? O próprio pré-candidato de vocês disse que será o governador da geração de emprego e renda. Mas como? Com um contingente imenso de cortadores de cana?
    Talvez a mudança de nomes não seja o suficiente. Mas, definitivamente, a manutenção do status quo tampouco resolverá nossos problemas. Finalmente, estamos a poucos meses do fim da era sarney em nosso estado, assim como acabou o coronelismo na Bahia.

  6. Carvalho

    Mudar internamente?? Fala sério. Tá de brincadeira!!

  7. Joaquim Haickel

    Barbosa, quando iniciei a leitura de seu comentário achei que você havia entendido a mensagem de meu texto, mas você demonstrou ser igual a outros pouco profundos e não observou que sua primeira impressão era a correta, pois queria que eu simplesmente dissesse que o caso é perdido que não há esperança. Errado está você. Cometemos erros sim, mas ainda assim somos muito melhores que nossos adversários. precisamos mudar internamente para mudarmos o Maranhão verdadeiramente.

  8. bom maranhense eu sou

    GRAÇAS A JACKSON O MARANHAO ESTÁ COM VÁRIOS HOSPITAIS PÚBLICOS E SÓ FORAM INAUGURADOS POR ROSEANA VCS SABEM PORQUE.
    Ô GRUPO Q PENSA NO POVO, QUANDO NÃO GANHAM ATRAPALHAM, PRA SE LAMBUZAREM NO MEL.

  9. SEVERINO LIMA DE JESUS

    CONCORDO EM GENERO NUMERO E GRAU.

    • bom maranhense eu sou

      NÃO CONCORDO EM GÊNERO NUMERO E GRAU.

  10. barbosa

    quando iniciei a leitura do texto, imaginei algo inédito: uma crítica de alguém da mídia do grupo Sarney a este grupo mesmo. mas não, você apenas quis fazer acreditar que era imparcial. nossa governadora não sabe nem mesmo se expressar em público: gagueja, pisca muito e por vezes quer enfiar goela abaixo ao povo a ideia de que está tudo bem. basta citar a nossa in-segurança pública.

    • bom maranhense eu sou

      É ISSO MESMO, BARBOSA, CONCORDO CONTIGO.
      E DIGO MAIS: SOU FILIADO AO PT HÁ BASTANTE TEMPO, MAS VOTAREI CONTRA EDINHO E DILMA.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: