Projetos beneficiam portadores de câncer

1comentário

andrefufucaO deputado André Fufuca (PEN) anunciou, na sessão desta segunda-feira (12), a apresentação de dois projetos de lei que beneficiam portadores de câncer ou pessoas com suspeita de portarem a doença. O primeiro projeto, segundo o parlamentar, determina que o Estado apresente, em até 30 dias, o diagnóstico e laudo patológico aos pacientes.

“Nós sabemos que quanto mais tempo se passa, mais difícil é o tratamento, mais caro, mais sequelas podem causar, sem contar que é um tratamento que quanto mais tempo se passa, mais doloroso, mais caro para o Estado e mais caro para a União”, explicou. De acordo com o deputado, essa lei funcionará como uma lei acessória da Lei Federal 12.732, que diz que todo paciente diagnosticado com câncer, tem até 60 dias para começar o tratamento. “Mas aí está a abertura da lei, a brecha dela: para se começar o tratamento, tem que ter o diagnóstico, e no que nós pecamos hoje, no que se peca no país inteiro é a rapidez na questão do diagnóstico”, afirmou.

O segundo projeto estabelece a meia entrada em qualquer manifestação, cultural ou esportiva, no Estado, para os pacientes diagnosticados com câncer. “Existem estudos nacionais, estaduais e internacionais que demonstram que as pessoas portadoras dessa doença, quando motivadas a participarem de ações, acabam por ter uma melhora em relação àqueles que se perpetuam paralisados, ou perpetuam sem movimentações em relação a isso. Nós devemos nos ater e lembrar que o câncer, antes de tudo, é um que a pessoa vai carregar pelo resto de sua vida, não só ele, mas toda sua família. É uma doença carregada de incertezas, de dúvidas, sem contar que é um abalo tanto psicológico, emocional, como físico”, avaliou.

Fufuca manifestou confiança na aprovação das duas propostas, por ser um assunto de extrema importância e contou que sentiu o problema de perto por conta da existência da doença na família, assim como em familiares de outros parlamentares.

Foto: Racciele Olivas/Agência AL

1 comentário para "Projetos beneficiam portadores de câncer"


  1. Ana Lúcia

    Mais uma vez o deputado André Fufuca apresenta um projeto muito interessante e de interesse da população quizera todos dedupados trabalhassem assim para a população, principalmente para os mais carentes.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: