Somos todos imbecis?!

7comentários

homem-das-cavernasPor Rômulo Barbosa

O século é o XXI, mas a mentalidade geral parece que retrocedeu ao paleolítico. Senão, como justificar o comportamento animal dos “homens das cavernas” do nosso tempo?!

Protestar contra a realização da Copa do Mundo no Brasil virou pano de fundo para o extravasamento do instinto selvagem de um numerosíssimo bando de loucos, débeis mentais – com todo o respeito aos que sofrem de alguma debilidade mental, condição que produziria a inimputabilidade penal, de acordo com o nosso ordenamento jurídico – em pleno gozo de suas faculdades físicas e psíquicas.

Ora, as bestas que estão indo às ruas depredar o patrimônio público, roubar, furtar e agredir não saíram de hospícios ou de clínicas de reabilitação. São nossos vizinhos, talvez colegas de trabalho, transeuntes quaisquer, sem nenhum traço aparente de anormalidade mental. São, portanto, responsáveis pelos seus atos, conscientes dos delitos que estão praticando.

Não há clamor popular, não há Copa, Carnaval, corrupção, insatisfação – seja esta motivada pelo que for – que justifique o que vem acontecendo no Brasil. Por qualquer motivo, ônibus são queimados, o direito de ir e vir é obstaculizado, o comércio é saqueado, pessoas agredidas, rodovias interditadas, enfim, a vida para, e para violentamente, porque uma meia dúzia ou dúzias de pessoas resolvem protestar contra o que lhes der na telha.

A imprensa fica “cheia de dedos” para tratar do assunto. Geralmente, as notícias vêm com a seguinte ressalva: “… a manifestação começou de forma pacífica, até que um pequeno grupo de vândalos resolveu depredar… etc., etc., etc.”.

Pequeno grupo??? E, desde quando um pequeno grupo pode se sobrepor à maioria e impor, de forma violenta, a sua vontade? O constitucional direito ao protesto não justificaria isso. E, se não justifica, não respalda. No caso, inexiste esse direito. Em não existindo, gera, obviamente, o dever do Estado de combater todas as formas de protesto que atinjam, mesmo que minimamente, a paz social e o bem-estar coletivo.

O pior de tudo, é que não há violência apenas nos protestos. Não há só primitivismo no bestial linchamento de um inocente. Nas mais banais atitudes do dia a dia, nós, autodenominados cidadãos,  tomamo-nos de uma fúria que, na comparação, nos iguala aos loucos e aos violentos que gostaríamos de ter, e ver, à distância.

Meu filho, de apenas 11 anos, ao assistir ao noticiário da TV em que um homem – por coincidência, deficiente mental – é brutal e gratuitamente assassinado, sentenciou: “Pai, no Brasil tem que ter pena de morte. Um cara que faz isso tem de morrer”.

Atordoado, pus-me a pensar: estamos agindo como primatas, hominídeos. Selvagens. Matamo-nos uns aos outros, ainda que, em muitos casos, não usemos da violência física, seja nas ruas, em casa ou no trabalho.

Somos todos imbecis?!

7 comentários para "Somos todos imbecis?!"


  1. sousa

    A maioria das pessoas que estão nestas manifestações são contra os bilhões gastos nas construções dos estádios e os desvios de verbas feitas pelas construtoras que sempre estão ligadas a políticos e as obras de infra que seria o legado da copa apenas começaram e serão abandonadas, sou contra a violência, mais ela começou justamente com PT e sempre tem alguém ligado a velha maneira de petista de ser

  2. Cesar do Vinhais

    No texto, nos últimos parágrafos, se observa que o desejo do filho de 11 anos do Jornalista Rômulo Barbosa ao assistir um homem com problemas mentais, ser covardemente assassinado por bandidos no Cohatrac, reflete a vontade da maioria da população para diminuir os números vergonhosos dessa violência desenfreada no qual consiste no Congresso Nacional, a pedido da Presidente da República que seja realizado um plebiscito para ver se o povo é a favor ou contra a adoção de Pena de Morte no Brasil. As estatísticas vergonhososas da criminalidade no nosso país, já ultrapassaram a quantidade de mortos nas guerras de Beirute capital do Líbano, conflito entre árabes X judeus, guerra do Iraque, guerra contra o terror, guerra da Croácia etc. Assim se fosse aprovado esse manifestação popular pelo sim, certamente alguns assassinos, latrocidas em geral, iriam pensar duas vezes antes de tirar a vida de uma ou mais pessoas. Algumas entidades ligadas ao direitos humanos e religiosos, afirmam que a pena capital é igual a nós voltarmos à Idade média, ora será se um indivíduo que mata uma criança, tira a vida de um pai de família, esquarteja o outro, não faz igual nesse período antigo ? Existem várias passagens até na Bíblia onde Deus nos protege das ações de bandidos, se não vejamos algumas dessas: Apocalipse 13:10 “Se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto.” Mateus 26:52 – Jesus disse: “…todos os que lançarem mão da espada, pela espada morrerão.” Êxodo 21:12 quem ferir a um homem de modo que este morra, certamente será morto…” Então nessas poucas passagens, Deus afirma que a vida humana é sagrada e que só ele tem a propriedade e o poder de tirá-la de alguém e não os criminosos que estão desafiando a sociedade em geral e ninguém aguenta mais viver num país com tanta impunidade. Por fim observa-se que no momento estamos vivendo um crise de moral e de falta de ética, onde ninguém acredita nas pessoas e muito menos nas Instituições, que deve mudar as leis do Brasil, neste momento está pensando somente em se articular politicamente, a fim de roubarem o dinheiro público nos próximos 4 ou 08 anos.

  3. Luzia

    UFA!!! ALGUÉM LEU O MEU PENSAMENTO QUE ABSURDO ISSO QUE VEM ACONTECENDO E QUE TEM GENTE DESSA ESQUERDA BURRRA POR TRÁS. EU AMO O BRASIL E ODEIO ISSO QUE ESTÃO FAZENDO…..

  4. Luís Carlos

    Parabéns pela sua contribuição e excelente análise Zeca Soares.

    • Zeca Soares

      Realmente uma excelente análise do jornalista Rômulo Barbosa que escreveu o post.

  5. Paulo

    Excelente abordagem e o que percebemos realmente é que muitos jornalistas do Sul do país são mesmo temerosos de dizer o que está acontecendo no país. Chega dessa palhaçada que se faz em ano eleitoral para tentar beneficiar alguns que querem chegar ao poder a todo custo.

  6. Jeffersson

    Um dos grandes responsaveis por esse estado de anarquia são os meios de comunicação e os chamados “jornalistas progressistas” vandalos, marginais são endeusados por esses “profissionais”. A policia e MASSACRADA por essa imprensa são tratados como bandidos. Essa inversão de valores faz com que politicos demagogos e populistas formado pela PTzada não faça nada e a situação só piora. Parabens Romulo pelo texto.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: