São João

0comentário

olgasimaoO planejamento das ações dos órgãos de Segurança, Saúde e Trânsito envolvidos nas festas juninas foi apresentado, nesta sexta-feira (13), em palco montado em frente à Secretaria de Estado de Cultura (Secma). As boas-vindas aos presentes foram dadas pelo batuque do Tambor de Crioula de Geralda Clemência, que fez uma apresentação empolgante. O objetivo é garantir comodidade a maranhenses e visitantes durante o “São João do Maranhão – A Copa da Cultura Brasileira”,promovido pelo Governo do Estado.

“Só se consegue realizar um grande evento como o São João por meio de parceria. A integração de nossas ações é que vai garantir o sucesso e a inovação da mais tradicional festa da cultura maranhense”, declarou a secretária de Cultura. Olga Simão disse que a expectativa do governo é de que haja ampliação de público. “Esperamos promover uma festa linda e rica com muita segurança para atender maranhenses e visitantes durante esse período”.

O evento contou com a presença dos secretários de Estado de 
Cultura, Olga Simão; de Turismo, Jura Filho; e de Comunicação Social, Carla Georgina; secretário municipal de Turismo, Lula Fylho; delegada geral de Polícia Civil, Cristina Meneses; comandante de Policiamento Metropolitano, coronel Marco Antonio Alves; e o comandante de Operações do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel, Dirceu Nepomuceno. Também participaram representantes da Fundação Municipal de Cultura (Func) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

carlageorginaProgramação

Segundo a Secretaria de Cultura, o São João do Maranhão – A Copa da Cultura Brasileira vai proporcionar 1.600 apresentações culturais realizadas por 550 grupos juninos, além de 90 shows musicais com artistas locais e nacionais. Este ano, serão realizados arraiais na Lagoa da Jansen, no Ceprama, no Centro Histórico e nos Vivas situados em bairros da capital maranhense.

Nesses locais, se apresentarão 18 grupos alternativos, 48 grupos de bumba meu boi de sotaque de orquestra, 45 grupos de bumba meu boi de sotaque de matraca, 4 de sotaque costa de mão, 88 de sotaque de orquestra, 15 de sotaque de zabumba, 72 grupos de tambor de crioula, 57 grupos de dança portuguesa, 29 grupos mirins, 32 grupos de dança do boiadeiro, 33 quadrilhas juninas e 29 grupos de cacuriá.

Na Lagoa da Jansen, a programação ocorrerá de 19 a 29 deste mês, com shows de artistas locais e nacionais. No dia 19, haverá a apresentação do cantor Waldonys. No dia seguinte, subirá ao palco a cantora Elba Ramalho. No dia 21, será a vez do cantor Geraldo Azevedo. No dia 22, o show será dos cantores Betto Pereira e Gerude.

A Banda do Barrica se apresenta na noite de 23 de junho. No dia 24, atração é a Orquestra Sanfônica do Piauí. Jorge de Altinho canta no dia 25, e Papete, no dia 26. No dia seguinte, será a vez da cantora Alcione. No penúltimo dia de programação, o show será dos cantores Mano Borges e César Nascimento. Por fim, no dia 29, é a vez do cantor Alceu Valença.

No Ceprama, na Vila Palmeira e em diferentes pontos do Centro Histórico (Canto da Cultura, Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão e Praça da Faustina) ocorrerão apresentações culturais entre os dias 20 e 29. Nos Vivas do Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, João Paulo, Liberdade, Madre Deus e Vila Embratel a programação alusiva ao São João 2014 ocorrerá entre os dias 23 e 29. Também serão promovidos cortejos nos dias 20 e 27 com grupos juninos que percorrerão o centro da cidade.

Arraial da Lagoa

Quinta (19) – Waldonys

Sexta (20) – Elba Ramalho

Sábado (21) – Geraldo Azevedo

Domingo (22) – Betto Pereira e Gerude

Segunda (23) – Banda do Barrica

Terça (24) – Orquestra Sanfônica do Piauí

Quarta (25) – Jorge de Altinho

Quinta (26) – Papete

Sexta (27) – Alcione

Sábado (28) – Mano Borges e Cesar Nascimento

Domingo (29) – Alceu Valença

Sem comentário para "São João"


deixe seu comentário