Espaço do Artesão

5comentários

artesanato

O Arraial da Praça Maria Aragão, promovido pela Prefeitura de São Luís através da Fundação Municipal de Cultura (Func), contará com um espaço dedicado exclusivamente à divulgação e comercialização dos trabalhos dos artesãos ludovicenses. Além da exposição dos produtos, o Espaço do Artesão funcionará como uma espécie de museu vivo, onde serão feitas demonstrações do processo de produção de peças e artefatos.

“A ideia não é só oferecer a comercialização de produtos, mas também valorizar o trabalho realizado pelos artesãos, como forma de dar destaque à arte popular materializada”, explicou a coordenadora do São João 2014, Camila Grimaldi. Ela frisou que a iniciativa garante oportunidades de negócios, emprego e renda aos artesãos da grande São Luís, considerando o ambiente propício para a venda e, principalmente, para a divulgação do trabalho aos maranhenses e aos turistas.

A destinação de um espaço próprio para divulgação do artesanato é desenvolvida através de uma ação conjunta entre o Centro de Artes Japiaçu (CAJ), equipamento cultural da Func, e a Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Sustentável (Sades), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan). Entre os produtos em exposição estão artesanato em fibra de buriti, bordados, cerâmicas, peças com personagens folclóricos, entre outros.

De acordo com a diretora do CAJ, Jordânia Pessoa, o Espaço do Artesão será ocupado por 30 profissionais selecionados por meio de sorteio. “A cada noite, teremos dois representantes de dez associações de artesãos cadastrados na Seplan e mais dez artesãos individuais que se revezarão em três turmas de expositores, para garantir a rotatividade de produtos”, informou.

Para o superintendente de fomento da Seplan, Diocelmo Ferreira, a participação dos artesãos ludovicenses é um incentivo da Prefeitura à produção local. “Este ano, como incentivo ao caráter associativo da produção de artesanato, o foco será no estímulo à participação das associações de artesãos, fortalecendo a geração de contatos e a rodada de negócios, além de fomentar a melhoria da qualidade de vida do cidadão ludovicense”, disse Diocelmo Ferreira.

Além do Espaço do Artesão, quem for ao Arraial encontrará uma programação que inclui atrações folclóricas e shows de artistas locais. O arraial do Terreiro da Maria tem início nesta sexta-feira (13). As atrações sobem ao palco a partir das 20h, com apresentação do Boizinho Barrica, show de Smith Júnior, Boi da Maioba, Cacuriá de Dona Teté, Boi da Floresta e Boi de Axixá.

Foto: A. Baêta

5 comentários para "Espaço do Artesão"


  1. Jaqueline

    Nossa que legal,adoro a cultura dessa cidade assim como o boi que é lindo, pode levar um pouco dessa historia p minha cidade vai ser maravilhoso, não sabia agora vou procurar p antes de ir comprar uma lembrancinha, muito bom isso.

  2. JONATA MONROE

    Muito bom o arraial. Tem de tudo ali. Mesmo quem não é muito chegado em São João, quando vai por lá, acaba se encantando. E espaço do artesão tá show de bola. Até quem não é turista, está bem servido de opções para levar de lembrança, alguma coisa dessa linda festa de junina.

  3. Mariana Cutrim

    Esse arraial da Maria Aragão tá muito bom. Eu amei de verdade. Essa ideia de colocar os artesãos lá foi maravilhosa. Tenho ceretza q os turistas adoraram.

  4. Ana Maria

    Adorei a idéia. Geralmente quem vem de fora quer levar uma lembrança do São João, ou mesmo que ficar vestido a caráter, e nem sempre encontramos no pŕoprio arraial essa diversidade de opções. Muito bom, mesmo!

  5. claudio

    COMENTÁRIO MODERADO

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: