Espaço educativo

0comentário

detran1

Muitos já ouviram dos pais ou de qualquer adulto, frases do tipo: “não corra para atravessar a rua”, “antes de atravessar a rua olhe para os lados” ou “só atravesse na faixa de pedestre”. Esse cuidado se deve por que o trânsito está cada dia mais perigoso e violento.  E exatamente, por isso, que é importante que toda criança conheça as leis de trânsito e as respeitem.

Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão      (Detran-MA) reservou um espaço especial para as crianças no Arraial da Lagoa da Jansen. Para desenvolverem um trabalho educativo por meio de desenhos lúdicos, mostrando assim a importância da participação delas no dia a dia orientando os adultos.

É o caso da Alice Viegas Glianome, de 8 anos, que já conhece muito bem as cores e o significado do sinal de trânsito e principalmente a faixa de pedestre. “Quando o sinal está vermelho devemos aguardar, o verde indica que os carros pararam e eu posso atravessar a rua e o sinal amarelo indica que tenho que ter atenção e esperar mais um pouco. Quando vou pra escola sempre atravesso na faixa de pedestre, por que é o correto”, enfatiza a garota.

O pai de Alice fala que a filha cobra quando ele ou a mãe esquece de seguir as regras de trânsito. “Ela aprendeu na escola e quando eu fico desatento cobra, principalmente quando se trata do cinto de segurança e da faixa de pedestre, ela reclama se não fazemos da maneira certa”, afirma Luis Felipe Glianome, administrador.

Pintando os desenhos que remetem ao trânsito, Naggell Caue dos Santos Nogueira, de 9 anos de idade, fica em silêncio e bastante concentrado para não errar nas cores e conta que na escola a professora ensina os cuidados e os deveres que tanto pedestres, como motoristas devem ter. “A tia da escola ensina que devemos atravessar somente nas faixas de pedestres e quando tiver sinal de trânsito só podemos atravessar quando ele estiver vermelho para os carros. Ela também falou que devemos cuidar para que nossos pais ou qualquer adulto não desobedeça as leis de trânsito”, afirmou Nagell.

detran

A Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA faz este trabalho durante todo o ano nas escolas para educar esses pequenos pedestres e futuros motoristas. Para isso, utilizam formas lúdicas para chamar a atenção da garotada e dessa vez trouxeram para o Arraial da Lagoa essa atividade.

“Nosso objetivo é apresentar de forma criativa para as crianças alguns princípios básicos do trânsito, voltados principalmente à segurança e a postura que elas devem ter perante a sinalização e como podem chamar a atenção dos pais para não cometerem infrações que possam colocar a vida dessa família em perigo”, enfatizou o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos.

E a atividade surtiu efeito, a Isadora Ferreira de 6 anos enquanto pintava foi explicando o significado de trânsito e faixa de pedestre. “Trânsito é o movimento de pessoas e carros nas ruas e estradas, já a faixa de pedestre é um monte de listas brancas pintadas no chão, a mamãe e a tia da escola disseram que só podemos atravessar a rua nelas”, comentou a menina.

Já as crianças menores queriam apenas pintar e se divertir conhecendo os mascotes do Detran-MA que estavam desenhados em folhas de papel. Foi o caso do Lucas Gabriel Nogueira de 3 anos e da Maria Eduarda Nogueira de 4 anos que ficaram encantados com os mascotes.

“O espaço educativo do Detran-MA funciona todas as noites no stand do departamento no Arraial da Lagoa da Jansen, onde todos os pais e responsáveis estão convidados para levarem as crianças e, assim de forma criativa e divertida, ensinar esses jovens pedestres e futuros condutores à importância das leis de trânsito, para que sejam multiplicadores dessas informações, destacou a educadora para o trânsito do Detran-MA, Lindinalva Ribeiro.

Sem comentário para "Espaço educativo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: