Seleção Brasileira

1comentário

oscar_modric-brasil-croacia-get-2

O cenário é de desconfiança. A Seleção não vem de boas atuações e, apesar do apoio, a paciência da torcida é curta. Na abertura da Copa das Confederações, no Mané Garrincha, em Brasília, a equipe de Felipão ainda busca uma fórmula de conquistar os brasileiros. Bastam três minutos de bola rolando, no entanto, para o problema ser solucionado. Um belo gol de Neymar abre a vitória por 3 a 0 sobre o Japão e aproxima os torcedores. A “blitz inicial” seguiria durante todo o torneio e viraria a marca da Seleção na conquista do título do ano passado.

Na Copa do Mundo, porém, a característica ainda não apareceu. Contra Croácia e México, e até mesmo nos amistosos contra Panamá e Sérvia, a Seleção encontrou dificuldades para criar e não conseguiu marcar sob pressão a saída de bola dos adversários. Oscar continua desarmando bem, Neymar corre o campo todo e volta para ajudar no combate, mas o Brasil não consegue pressionar e muito menos achar o gol nos minutos iniciais. No primeiro teste pré-Mundial, o camisa 10 balançou a rede adversária aos 26 de jogo, em cobrança de falta. Contra os sérvios, no Morumbi, o placar só mexeu na etapa final. Fred, deitado, decidiu, aos 13 do segundo tempo. Na estreia no torneio, a rede só balançou a favor aos 28, depois de Marcelo abrir o placar contra, aos dez. E diante dos mexicanos, ninguém superou o goleiro Ochoa.

Para o lateral-esquerdo Marcelo, os adversários estão mais atentos ao estilo de jogo brasileiro e têm conseguido neutralizá-lo.

–  Acho que várias seleções já estudaram a gente, então, fica um pouco mais difícil. A gente sabe o que tem que fazer, o que o Felipão fala, mas Copa do Mundo é assim. Cada jogo é mais difícil que o outro. A gente tenta dar o máximo, fazer o que o professor pede, para sair com a vitória. Mas cada jogo que passa fica mais difícil – disse o camisa 1.

Publicamente, Scolari não admite a queda de rendimento. Indagado após o empate sem gols com o México, terça-feira passada, sobre o motivo pelo qual a Seleção não estava conseguindo repetir o nível de atuações da Copa da Confederações, o treinador aparentou irritação e foi seco nas palavras.

– Não concordo.

Felipão, no entanto, sabe que a equipe precisa evoluir. Dois dos pilares da Seleção na Copa das Confederações, Paulinho e Fred não são nem sombra dos jogadores que foram em 2013. Tanto que Scolari já deixa aberta a possibilidade de mudanças na equipe considerada titular há um ano. Não, porém, sem deixar clara sua confiança nos jogadores.

– Pode ser que eu tenha outra substituição para iniciar contra Camarões, mas é uma equipe em que confio plenamente.

Fórmula do sucesso em 2013

O “antídoto” contra os japoneses na Copa das Confederações deu certo, e o Brasil o usou durante toda a competição. Em todos os cinco jogos da campanha, a Seleção marcou no primeiro tempo. Contra Japão, México e Espanha, o gol saiu com menos de dez minutos de partida.

O mesmo aconteceu na maioria dos amistosos pós-Copa das Confederações. A Seleção chegou ao gol com menos de 20 minutos de partida contra Austrália, Coreia do Sul, Chile e África do Sul,

A nova chance de tentar retomar a blitz será na próxima segunda-feira. Contra a seleção de Camarões em crise e já eliminada, o Brasil, que ainda precisa confirmar sua classificação no Grupo A, pode manter a postura agressiva e recuperar a eficiência. Trata-se também de uma oportunidade de alguns jogadores que não começaram bem o Mundial aparecerem, casos de Paulinho e Fred. O atacante, aliás, repete o início ruim da Copa das Confederações. Assim como em 2013, ele passou em branco nos dois primeiros jogos e só deslanchou a partir da terceira rodada. Depois, marcou cinco vezes e foi artilheiro, ao lado de Fernando Torres, da Espanha.

Brasil e Camarões se enfrentam no estádio Mané Garrincha, às 17h (de Brasília), pela terceira e última rodada do Grupo A da Copa do Mundo – a TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com transmitem ao vivo, e o site acompanha também em Tempo Real. Com quatro pontos, a Seleção lidera e precisa apenas de um empate para avançar às oitavas de final.

Foto: Getty Images

Globoesporte.com

1 comentário para "Seleção Brasileira"


  1. Adriano Frazão

    Zeca Soares investiga esse boato. Estou sabendo que existe um impasse dentro da diretória que pode culminar na saída de Edson Porto, O impasse está na contratação de Pierre, a diretória quer Marcinho e o treinador quer Pierre, Pierre está preste a fechar com o River, mas, Edson pediu para ele esperar até domingo quando ele chega de viagem. Vamos abrir os olhos galera….

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: